Instalar atualizações de Windows

Quais as vantagens do Windows 10

João Santos
Por João Santos. Atualizado: 9 dezembro 2019
Quais as vantagens do Windows 10
Imagem: blog.windows.com

O Windows 10 é o mais recente sistema operativo lançado pela Microsoft. A versão final ainda não está totalmente disponível a todos os utilizadores, no entanto a empresa lançou uma versão Beta (Windows 10 Preview) em que pode ver algumas diferenças deste para o antigo. A razão por saltar do 8 para o 10 deve-se à mudança tão radical que não fazia sentido seguir a sequência. O umComo mostra quais as vantagens do Windows 10.

Também lhe pode interessar: Quais as vantagens do sistema 64 bits

Índice

  1. Principais vantagens do Windows 10
  2. Microsoft Edge
  3. Configurações para o Windows 10
  4. Sugestões

Principais vantagens do Windows 10

As principais vantagens do Windows 10 são maioritariamente retornos a algumas definições que versões anteriores dispunham e foram substituídas por outros métodos que não receberam criticas muito vantajosas. Ou seja, o lançamento desta atualização de sistema funciona como uma espécie de arrependimento sentido pelos responsáveis da empresa.

Em primeiro lugar está de volta o clássico menu iniciar pelo qual a Microsoft se diferenciava. No Windows 8 e 8.1 este menu tinha desaparecido e a reação a esta mudança por parte dos utilizadores não foi muito boa. Esta opção faz com que possamos pesquisar documentos ou aplicativos ainda com alguma parte da tela visível.

Em segundo lugar está a opção de, com o Windows 10, existir compatibilidade em todos os tipos de tela, seja computador, smartphone, tablet ou até TV. Esta opção vem juntamente com a criação de aplicativos que funcionam em diversos dispositivos (Xbox, PC, Tablet, etc). Esta novidade faz com que seja criada uma rede de diversos aparelhos que podem ser conectados em forma de teia. Esta medida serve para restruturar o posicionamento da Microsoft perante a sua principal concorrente.

Outra medida foi eliminar todo o tipo de tela cheia. Quando, na versão anterior, abríamos um aplicativo Windows o screen era totalmente preenchido por ele, como se tivéssemos perante um jogo, agora as janelas estão reduzidas simplesmente ao desktop inicial, não existirá mudanças como se houvesse uma tela dupla. Assim o utilizador poderá navegar na internet e abrir aplicativos sem que tenha de recorrer a vários atalhos.

Ao abrirmos a janela "Explorer" será exibida uma secção com os ficheiros abertos recentemente para otimizar a nossa pesquisa de documentos. Irá facilitar a nossa procura, que usualmente é bastante lente devido à quantidade de documentos inseridos em disco.

Quais as vantagens do Windows 10 - Principais vantagens do Windows 10
Imagem: digital.rg

Microsoft Edge

Se tivéssemos de apontar um fracasso na Microsoft seria sem dúvida o seu navegador de internet, o Internet Explorer, que por mais atualizações que tivesse seria sempre o mais lento dos navegadores disponíveis. No entanto, com o aparecimento do Windows 10 foi lançado um navegador pela empresa que em pouco se diferencia do anterior, o Microsoft Edge.

As mudanças são algumas, mas ainda está longe de fazer frente ao Google Chrome ou ao Mozilla Firefox. A sua página inicial será as páginas mais vistas por cada utilizador e virá com a grande mudança de ter aplicativos de web e extensões que podem ser facilmente importadas do Google Chrome.

Esta foi uma boa medida por parte dos criadores do Windows 10 que não tentaram isolar o seu navegador como aconteceu antes. em vez disso decidiram aliar as suas configurações ao navegador mais utilizado no momento de forma a angariar o máximo de downloads.

Quais as vantagens do Windows 10 - Microsoft Edge
Imagem: baboo.com.br

Configurações para o Windows 10

Num mundo em que a oferta do mesmo produto é tanta, a empresa que tiver menos acaba por ter mais. Ou seja, nas versões mais antigas, havia imensos tipos de sistemas operativos da Microsoft, como o Starter, o Home, O Home Basic, Pro, Ultimate. Desde o Windows 8 que isso mudou, e o Windows 10 mantem essa mudança. Apenas vão ser lançados três tipos: o Windows 10 Home, o Windows 10 Pro e o Windows 10 Mobile.

Para obter o Windows 10 a sua tela do computador necessita de ter, no mínimo, 800x600 pixels. Para os utilizadores com processamento em 32 bits precisam de ter disponíveis 1 GB de memória RAM e para os com processamento de 64 bits de 2 GB. No que diz respeito ao armazenamento de disco, são necessários para 32 bits de 16 GB e para os de 64 bits de 20 GB.

No caso dos tablets as especificações são mínimas, apenas exigem que tenham o botão de energia e de volume disponíveis.

Para os smartphones que tenham o Windows Phone 8.1 também é possível fazer esta atualização. Precisa de ter entre 3" a 8", uma memória RAM de 512 MB ou superior e armazenamento interno a partir de 4 GB.

Esta versão irá dispender de menos utilização de processador o que fará com que a sua reprodução seja de maior velocidade e o sobre aquecimento será reduzido. Até ao dia do lançamento oficial este sistema ainda sofrerá algumas alterações, contudo o feedback dos utilizadores está a ser positivo face à versão anterior. A Microsoft, com estas alterações, mostrou que está determinada a entrar novamente na corrida com produtos competitivos que respondem às necessidades dos seus consumidores.

Quais as vantagens do Windows 10 - Configurações para o Windows 10
Imagem: teciber.com

Sugestões

O umCOMO sugere alguns artigos que lhe podem solucionar alguns problemas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as vantagens do Windows 10, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Fábio Matias
Excelente artigo!
João Santos
Obrigado Fábio Matias!
Imagem: blog.windows.com
Imagem: digital.rg
Imagem: baboo.com.br
Imagem: teciber.com
1 de 4
Quais as vantagens do Windows 10