Windows 64 bits

Quais as vantagens do sistema 64 bits

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais as vantagens do sistema 64 bits

Mesmo com a popularização do windows 7 e agora, windows 8.1, que na maioria das vezes funcionam em sistemas 64 bits ainda existem muitos computadores domésticos que operam por 32 bits. Mas, qual seria a diferença entre esses dois tipos de sistema e qual se encaixa melhor nas minhas necessidades? Quando você se depara com programas 64 bits, significa que eles foram programados para funcionar neste tipo de sistema e são incompatíveis com o de 32 ou 16.

Estes programas são cada vez mais comuns hoje em dia, portanto, neste artigo umComo te explica quais as vantagens do sistema operacional 64 bits.

Também lhe pode interessar: Quais as vantagens do Windows 10

Passos a seguir:

1

Vamos começar pela capacidade do sistema 64 bits, que é superior ao sistema de 32 que limita a sua capacidade de memória RAM. Por exemplo, suponhamos que você possua um computador com 5gb de memória RAM, caso possua um sistema de 32 bits você poderá utilizar os seus 5gb de memória, certo? Não. O sistema 32 bits limita a sua memória a 3gb, ou seja, mesmo que você possua um computador com 5, 7, 10 gb só 3gb serão utilizados.

2

Nessa questão, a diferença entre o sistema 32 e 64 é abismática, uma vez que o windows 8 pro de 64 bits, por exemplo, pode suportar até 512 gb de memória RAM.

Afinal, de que forma a maior quantidade de memória me beneficia?

Maior quantidade de memória ram significa maior capacidade de programas que podem ser abertos simultaneamente. Programas como editores de vídeo, jogos, bancos de dados geralmente utilizam muita memória para utilizar (os chamados programas pesados) e com mais memória, mais programas podem ser abertos e com melhor desempenho.

Quais as vantagens do sistema 64 bits - Passo 2
3

As vantagens do sistema 64 bits não são apenas para aqueles que trabalham com programas pesados ou utilizam o computador de forma profissional, ele também proporciona maior segurança para o seu computador para qualquer pessoa que utiliza navegadores como o google Chrome. Como isso funciona?

Vamos usar o navegador google Chrome como exemplo pois ele é um dos que também possuem suas versões para sistemas 64 bits.

Os navegadores que utilizam esse sistema ficam cada vez mais potentes e beneficiados pela maior disponibilidade de memória, eles são mais pesados do que os convencionais mas se você possui um sistema 64 bits isso não será um problema. Esses navegadores, além do maior desempenho também apresentam maior segurança do que os convencionais e isso se dá por dois motivos: Primeiro, um dos fatos que os tornam mais pesados é que eles são naturalmente mais resistentes a ataques de vírus e programas maliciosos. Segundo, a maioria dos vírus existentes foram feitos para atacar os sistemas 32 bits, sendo incompatíveis com os sistemas de 64.

4

Mas, já falamos sobre algumas das vantagens desse sistema, para sermos imparciais e não parecer que estamos fazendo propaganda desse sistema vamos te apresentar as desvantagens. Vamos começar pela incompartibilidade.

5

Mesmo que a maioria dos computadores de hoje em dia não apresentem mais este tipo de problema, alguns programas, aqueles mais antigos como os programados para operar em sistemas 16 bits* não podem ser executados no sistema 64 bits e se você tentar executá-los aparecerá uma mensagem de erro.

* O sistema 16 bits é o antecessor do sistema de 32, e foram os primeiros sistemas a operar, há muito tempo atrás lá pra época do windows 95.

Quais as vantagens do sistema 64 bits - Passo 5
6

Assim como os programas antigos, também temos o mesmo problema com os drivers (programas que permitem que acessórios como a impressora, por exemplo, seja reconhecida e possa ser utilizada através do seu computador). Enquanto o windows 32 pode utilizar os mais antigos, para acessórios mais antigos, o 64 não pode.

7

Esta próxima desvantagem pode ser mais considerada como um efeito secundário do sistema 64, por ser completamente previsível e compreensível, é o fato dos programas feitos para este sistema utilizarem mais memória e serem mais pesados do que os de 32, demos um breve exemplo anteriormente com o caso do navegador google chrome. Não é um defeito ou algo ruim pois se eles são mais pesados é por que são mais úteis, como no caso do navegador que compensa o fato de ser pesado com o fato de proporcionar maior desempenho e segurança ao usuário.

8

Como saber qual é o meu sistema operacional e se posso abrir programas para 64-bit?

Bom, para executar um programa de 64 bit você necessariamente deve possuir um sistema 64 bit. Vamos deixar um link para baixar um programa que lhe responderá à dúvida neste link (não é necessário instalar o programa.)

Se o resultado do 64bit-checker é "64 bits", significa que você pode executar aplicativos de 64 bits. Em caso contrário você não conseguirá executar estes programas e vai precisar atualizar o seu sistema operacional.

Quais as vantagens do sistema 64 bits - Passo 8
9

Para finalizar, vamos explicar por que este sistema se chama 64-bit, não vai exatamente te informar sobre nenhuma vantagem dele mas informações nunca são demais.

O número 64 não é aleatório, pode se notar que é o dobro de 32 que por sua vez, é o dobro de 16 e desta forma até chegarmos ao número 2. Não sei exatamente qual é o nível de conhecimento de informática do leitor então vou ser bem didático, me perdoem aqueles que provavelmente já sabem dessas coisas.

Por que número dois?

Tudo na informática funciona através do número dois, ou melhor, de dois estados que podemos chamar de desligado e ligado ou 0 e 1 (o famoso código binário). E um estado, uma sequência, se armazena como um bit. Desta forma se o seu sistema é de 64 bits significa que ele pode formular "palavras" com 64 zeros e uns.

Quando você executa um programa ou faz qualquer coisa no seu computador, o código move dados continuamente entre o processador (responsável por este trabalho) e a memória RAM é a quem guarda as informações ou, as frases dos bits. O processador utiliza endereços para encontrar os dados que estão na memória, estes endereços são as palavras que ficaram armazenados nela.

Como 64 é maior do que 32, as nossas frases serão maiores, podendo armazenar mais informações e não só armazenar mais, mas também organizá-las e movê-las com mais facilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as vantagens do sistema 64 bits, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais as vantagens do sistema 64 bits