Evitar el phishing

Phishing: o que é e como evitá-lo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 julho 2023
Phishing: o que é e como evitá-lo

Os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais frequentes. Os cibercriminosos tentam obter dados de usuários e empresas de forma fraudulenta, usando uma série de hacks de computador. Um deles é o phishing, ou seja, uma das técnicas mais utilizadas nos últimos anos para roubar dados bancários e as informações pessoais dos internautas.

A melhor maneira de combater o phishing é identificá-lo para se resguardar. As formas de phishing podem ser diversas e cair nesse tipo de golpe de computador é mais comum do que parece, por isso é essencial saber mais sobre esses golpes e como detectá-los para não sofrer suas consequências. Para saber tudo sobre Phishing: o que é e como evitá-lo, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como saber se um site é seguro
Índice
  1. O que é phishing
  2. Como evitar o phishing
  3. Consequências do phishing

O que é phishing

O phishing é uma técnica enganosa utilizada por hackers cujo objetivo é roubar os dados pessoais e bancários dos internautas através de uma página web falsa de certas instituições oficiais como a Receita Federal, seu banco ou qualquer loja ou empresa que você considere de total confiança.

A técnica de phishing geralmente se desenvolve da seguinte forma: primeiro, você recebe um e-mail, SMS, mensagem de WhatsApp ou outra forma de contato semelhante com qualquer desculpa (te dão cupons de desconto em um supermercado ou loja, você é sorteado ou pedem a confirmação da sua conta bancária devido a problemas com um pagamento ou transferência), este contato contém um link que, ao ser acessado, o redireciona para uma página da web fraudulenta que simula ser a oficial de alguma entidade, instituição ou empresa.

Depois de entrar neste link, eles pedem que você insira seus dados de acesso (tanto o nome de usuário quanto a senha) e, a partir desse momento, você já caiu no golpe porque os hackers obtiveram as informações necessárias para cometer o roubo cibernético que pretendiam fazer.

Phishing: o que é e como evitá-lo - O que é phishing

Como evitar o phishing

Para evitar o phishing, é tão importante identificá-lo quanto se proteger de sua ameaça. Esse ataque geralmente acontece na forma de uma mensagem ou e-mail. Para identificá-lo, preste atenção a estes sinais:

  • Certifique-se de que o nome do remetente seja conhecido e verifique a legitimidade do endereço de e-mail.
  • Desconfie de e-mails cujo texto contenha erros de ortografia, escrita ou concordância. Os cibercriminosos costumam usar tradutores automáticos.
  • Se você suspeita do conteúdo da mensagem, provavelmente está certo. Se for prêmio de sorteio que você não participou ou de oferta de emprego para a qual não se candidatou, evite acessá-lo ou exclua-o.
  • Passe o mouse sobre o link ou botão que contém no e-mail. Normalmente, o endereço URL 'real' para o qual esse mesmo link o direcionaria aparecerá em uma pequena janela. Se não corresponder ao que aparece no e-mail ou você achar que não corresponde ao do site que representa, é provável que seja phishing.

Além disso, você pode se proteger contra phishing usando um bom navegador e um antivírus:

  • Um bom navegador da Web pode bloquear muitas ameaças de phishing. Nesse sentido, navegadores Windows como Microsoft Edge e Mozilla Firefox são capazes de bloquear mais de 70% das ameaças. Você pode ver a porcentagem de phishing bloqueada por cada um deles no gráfico desses navegadores.
  • Ter um antivírus poderoso em seu computador ou sistema de computador também o protegerá contra phishing. A proteção oferecida pelo antivírus é adicionada à proteção básica oferecida pelo navegador da web, conseguindo assim um maior bloqueio de páginas de phishing. Se você usar o Google Chrome junto com um bom antivírus, poderá estar protegido contra 96% dessas ameaças, mas lembre-se de que alguns antivírus, como o Windows Defender, oferecem pouca proteção contra phishing.

Descubra neste artigo Os melhores antivírus gratuitos.

Phishing: o que é e como evitá-lo - Como evitar o phishing

Consequências do phishing

Tomar todas as precauções possíveis para identificar e prevenir o phishing ajudará a evitar essa ameaça, mas se em algum momento você for vítima desse ataque cibernético, é importante saber quais são suas consequências.

Um ataque de phishing bem-sucedido pode ter consequências graves, como cobranças fraudulentas de cartão de crédito, roubo de dinheiro, perda de acesso a vídeos, fotos e arquivos ou cibercriminosos que colocam outras pessoas em risco ao se passarem por você.

No mundo do trabalho, os riscos aos quais as empresas estão expostas incluem a exposição de informações pessoais de clientes e trabalhadores, a perda de fundos corporativos, a perda ou roubo de acesso a arquivos confidenciais e a deterioração da reputação da empresa. Em muitos desses casos, os danos causados ​​pelo phishing podem ser irreparáveis. Por todos esses motivos, é essencial que tanto os internautas quanto as empresas se protejam contra o phishing.

Agora que você já sabe o que é phishing e como evitá-lo, vamos te ensinar neste artigo Como denunciar um site de compras falso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Phishing: o que é e como evitá-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Phishing: o que é e como evitá-lo