Partilhar

Como denunciar um site de compras falso - passo a passo

Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 5 março 2019

A Internet trouxe a todos grandes vantagens como a possibilidade de acessar notícias, previsão do tempo, contratar serviços, contatar pessoas queridas e fazer compras sem sair do lugar. Apesar de todas essas vantagens, existem pessoas muito mal intencionadas na Internet criando sites de vendas e anúncios falsos que acabam dando uma grande dor de cabeça para quem acaba realizando compras nesses sites. Em contrapartida, é possível também denunciar sites falsos de venda e aqueles que não cumprem com o prometido, entregando produtos de baixa qualidade que nada se parecem com o anunciado. Para saber como denunciar um site de compras na Internet, leia esse artigo do umCOMO com todas as informações que você precisa.

Também lhe pode interessar: Como saber se um site é seguro

Esse site é seguro?

Para evitar ter que recorrer às denúncias, é sempre bom conferir se o site no qual você pretende fazer compras é seguro e confiável, para isso é possível pesquisar na Internet o feedback de pessoas que já realizaram compras no mesmo site. Nunca confie apenas em comentários no próprio site pois eles podem ter sido escritos pelos próprios criadores na tentativa de passar confiança a quem pretende realizar a compra.

Outra tática muito comum realizada por quem cria sites de vendas falsos é a de fazer comentários em sites especializados em feedback e denúncias de sites, nesses casos os comentários são sempre muito parecidos e facilmente dá para perceber que foram escritos pela mesma pessoa, os tais comentários não descrevem a compra com detalhes, já que ela nunca aconteceu, apenas fazem elogios gerais e exagerados. Para não correr mais riscos, dê preferências aos sites em que você já fez compras antes e nos quais confia.

Outro detalhe para o qual você deve ficar atento são os certificados de segurança, caso o site não os tenha, por vezes o que acontece é que o site existe para adquirir seus dados pessoais e dados do seu cartão para realizar compras fraudulentas com suas informações.

Para saber mais, veja como saber se um site é seguro nesse artigo do umCOMO.

Como denunciar um site de compras online

Existem sites de compras que não cumprem com o que foi prometido tanto em questão da qualidade do produto como no prazo de entrega, esses sites não podem ser considerados falsos já que de fato fazem o comércio dos produtos oferecidos. Entretanto, você como cliente tem todo o direito de denunciá-los pois, apesar de não tão grave, estão infringindo os acordos de compra e venda.

Para denunciar sites assim, é possível recorrer ao site Reclame Aqui, esse site é um intermediário confiável entre você, cliente, e a empresa. Para denunciar um site basta cadastrar-se e pedir para fazer uma reclamação, além dessa possibilidade, o Reclame Aqui mostra a porcentagem de casos resolvidos nessa empresa, a probabilidade da empresa te responder e permite que você pesquise os casos denunciados por outras pessoas com a mesma empresa, podendo observar padrões e respostas já feitas.

Como denunciar um site de compras no ProCon

Além dos sites que vendem produtos diferentes do prometido e com prazo de entrega muito maior do exposto no site, existem sites que nem ao menos têm os produtos anunciados e servem unicamente para extorquir seus compradores, por isso é muito comum que pessoas com o costume de comprar produtos pela internet já tenham pesquisado "como denunciar um site de compras fraudulento", "como denunciar um site de compras online", "como denunciar um site que vende e não entrega", mas não tenha vergonha, por vezes é muito difícil saber se um site é sério e por vezes acabamos sendo seduzidos por promoções que parecem de outro mundo.

Fui vítima de estelionato pela internet, e agora?

Para casos do tipo existe o ProCon, que garante os direitos do consumidor e permite a realização de reclamações formais, para saber como denunciar uma loja virtual no ProCon basta acessar o site ou ligar no número 151 em horário comercial. Tanto no site quanto ligando no número você obterá as orientações e realizará uma denúncia oficial contra o site, após a denúncia é possível acompanhar como anda o processo no próprio site do ProCon.

Além do ProCon, existem delegacias especializadas em crimes virtuais, o que abrange não apenas compras falsas mas também invasões de redes sociais, divulgação de informações pessoais e cyberbullying, sendo esse outro meio de formalizar sua denúncia. É importante fazer o boletim de ocorrência por compras falsas pela Internet não apenas para reaver seu dinheiro mas também para evitar que outras pessoas caiam nesse mesmo golpe.

Ao realizar compras pela Internet, não se esqueça de guardar comprovantes de pagamento para que, caso algo dê errado, você tenha provas para poder denunciar o site no futuro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como denunciar um site de compras falso - passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como denunciar um site de compras falso - passo a passo

14 comentários
Eunice
Sofia, site que vende perfume importado! Comprei e nunca chegou minha encomenda e já foram cobradas 3 faturas. O link já está indisponível não sei o que fazer
Francisco Otávio Mesquita Silva
Não dá pra usar o Reclame aqui porque precisa a empresa estar cadastrada e nessa matéria não explica como denunciar no procon mesmo tento um subtítulo com o nome.
Lourival
Cuidado com o force leilões e falso é um site falso.nao existe o endereço é golpe.sao ladrão uma quadrilha de São José do Rio Preto.eu estive lá pra conferir. Não existe pessoal
Isadora
Alguém sabe como denúnciar site de compras online fraudulento do exterior ?
katia rodrigues
fiz uma compra no site comercial moraes,,
este site a seguro
uma maquina de corta grama dia 11/01
ate hoje não chegou paguei avista
mando msg pro sac ninguem me responde ligo telefone esta temporariamente delisgado
Magnus Siqueira
Olá

Boa Tarde

Estou querendo saber sobre este site, coloquei no google, cria um sei, depois de fazer tudo, chegou um boleto, e sei que para criar um mei, não precisar pagar nada.
obs: não paguei o boleto, mais as informação, estão com eles.
preocupado
site: https://www.portalmeiempreendedor.com/abrir-mei/

Estou pedindo ajuda

Aguardo

Magnus
Narciso
O site Shop do Antenista clona os dados dos clientes. Apesar de inúmeras denúncias ainda está no Esse site é totalmente falso. Não há referências, número de telefone para contato. As compras são realizadas, o pagamento efetuado, o produto não chega e ainda clonam os dados dos clientes para utilização em crimes diversos. Já denunciei à divisão de crimes cibernéticos mas até o momento o site ainda continua no ar com supostas "propagandas e promoções imperdíveis. " Abri boletins de ocorrências em São Paulo e Rio de Janeiro. São centenas de pessoas sendo enganadas descaradamente por essa quadrilha de pilantras. Recomendo muito cuidado.
Vinicius
Pessoal bom dia!
Nunca comprem no site INVICTARELOGIOBR este site é fraudulento! Basta olhar no reclame aqui. Ninguém que comprou recebeu inclusive eu. Eles nem sequer respondem os clientes. Seus contatos são todos fictícios, São uma quadrilha de estelionatarios!! Estou postando isso pra que mais ninguém como eu venha perder seu suado dinheiro na mão de bandidos disfarçados de vendedores.
Fabiana
A loja mastercomp esta fazendo vitimas por td o brasil.a loja continua net enganando a tds.e uma vergonha esta porcaria ainda esta anunciando.coloca os produtos a venda e nunca chega.tem que denunciar esta lojamastercomp na delegacia.
Augusto Dias
O site LOJA Mix Center é confiável?
::: Com certeza não é.
.
O SEGUNDO SITE FALSO na geração do "novo" governo.
Este site falso entrou no ar agora depois das 20 h.
.
ATENÇÃO!
Este site roubou o CNPJ de uma empresa chamada STORE MIX, que inclusive vende no MARKETPLACE do Walmart.
Então, se você pesquisar vai chegar à uma loja confiável que vende ferramentas no Walmart, mas não tem nada a ver com este site é falso, é GOLPEEEEE!!!!
O CNPJ é roubado.
Andre
E tem mais uma! "Vale mais varejista", o mesmo esquema, o mesmo site, mas com cores diferentes!

Voltar ao topo da página