menu
Partilhar

Como denunciar um site de compras falso - passo a passo

A Internet trouxe a todos grandes vantagens como a possibilidade de acessar notícias, previsão do tempo, contratar serviços, contatar pessoas queridas e fazer compras sem sair do lugar. Apesar de todas essas vantagens, existem pessoas muito mal intencionadas na Internet criando sites de vendas e anúncios falsos que acabam dando uma grande dor de cabeça para quem acaba realizando compras nesses sites. Em contrapartida, é possível também denunciar sites falsos de venda e aqueles que não cumprem com o prometido, entregando produtos de baixa qualidade que nada se parecem com o anunciado. Para saber como denunciar um site de compras na Internet, leia esse artigo do umCOMO com todas as informações que você precisa.

Também lhe pode interessar: Como saber se um site é seguro

Esse site é seguro?

Para evitar ter que recorrer às denúncias, é sempre bom conferir se o site no qual você pretende fazer compras é seguro e confiável, para isso é possível pesquisar na Internet o feedback de pessoas que já realizaram compras no mesmo site. Nunca confie apenas em comentários no próprio site pois eles podem ter sido escritos pelos próprios criadores na tentativa de passar confiança a quem pretende realizar a compra.

Outra tática muito comum realizada por quem cria sites de vendas falsos é a de fazer comentários em sites especializados em feedback e denúncias de sites, nesses casos os comentários são sempre muito parecidos e facilmente dá para perceber que foram escritos pela mesma pessoa, os tais comentários não descrevem a compra com detalhes, já que ela nunca aconteceu, apenas fazem elogios gerais e exagerados. Para não correr mais riscos, dê preferências aos sites em que você já fez compras antes e nos quais confia.

Outro detalhe para o qual você deve ficar atento são os certificados de segurança, caso o site não os tenha, por vezes o que acontece é que o site existe para adquirir seus dados pessoais e dados do seu cartão para realizar compras fraudulentas com suas informações.

Para saber mais, veja como saber se um site é seguro nesse artigo do umCOMO.

Como denunciar um site de compras online

Existem sites de compras que não cumprem com o que foi prometido tanto em questão da qualidade do produto como no prazo de entrega, esses sites não podem ser considerados falsos já que de fato fazem o comércio dos produtos oferecidos. Entretanto, você como cliente tem todo o direito de denunciá-los pois, apesar de não tão grave, estão infringindo os acordos de compra e venda.

Para denunciar sites assim, é possível recorrer ao site Reclame Aqui, esse site é um intermediário confiável entre você, cliente, e a empresa. Para denunciar um site basta cadastrar-se e pedir para fazer uma reclamação, além dessa possibilidade, o Reclame Aqui mostra a porcentagem de casos resolvidos nessa empresa, a probabilidade da empresa te responder e permite que você pesquise os casos denunciados por outras pessoas com a mesma empresa, podendo observar padrões e respostas já feitas.

Como denunciar um site de compras no ProCon

Além dos sites que vendem produtos diferentes do prometido e com prazo de entrega muito maior do exposto no site, existem sites que nem ao menos têm os produtos anunciados e servem unicamente para extorquir seus compradores, por isso é muito comum que pessoas com o costume de comprar produtos pela internet já tenham pesquisado "como denunciar um site de compras fraudulento", "como denunciar um site de compras online", "como denunciar um site que vende e não entrega", mas não tenha vergonha, por vezes é muito difícil saber se um site é sério e por vezes acabamos sendo seduzidos por promoções que parecem de outro mundo.

Fui vítima de estelionato pela internet, e agora?

Para casos do tipo existe o ProCon, que garante os direitos do consumidor e permite a realização de reclamações formais, para saber como denunciar uma loja virtual no ProCon basta acessar o site ou ligar no número 151 em horário comercial. Tanto no site quanto ligando no número você obterá as orientações e realizará uma denúncia oficial contra o site, após a denúncia é possível acompanhar como anda o processo no próprio site do ProCon.

Além do ProCon, existem delegacias especializadas em crimes virtuais, o que abrange não apenas compras falsas mas também invasões de redes sociais, divulgação de informações pessoais e cyberbullying, sendo esse outro meio de formalizar sua denúncia. É importante fazer o boletim de ocorrência por compras falsas pela Internet não apenas para reaver seu dinheiro mas também para evitar que outras pessoas caiam nesse mesmo golpe.

Ao realizar compras pela Internet, não se esqueça de guardar comprovantes de pagamento para que, caso algo dê errado, você tenha provas para poder denunciar o site no futuro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como denunciar um site de compras falso - passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

59 comentários
A sua avaliação:
Diemersa freitas
Comprei no site CATARINA e fria vc paga e o site desaparece e sempre criam novos cuidado não entregam não entram e contato não existe email cuidado perdir 200.00 nesse site CATARINA story
A sua avaliação:
Victor Piedade
Não compre na Sucata Paulista, ou Autopeças Paulista. No site tem o endereço Rua 7 de Setembro 392, telefone com whatzapp (32) XXXXX-XXXX. Te pedem um preço, pedem Pix, para uma conta da Caixa Econômica de Ellen Suzana Santos Ag. XXXX, conta XXXXX-X. No dia seguinte dizem que o preço estava errado, pedem mais dinheiro. Mesmo cancelando não devolvem o valor do PIX pago e não falam mais comnosco, cortam a comunicação.
A sua avaliação:
Maria Augusta GERVÁSIO
Fiz uma compra na Happy-legzz recebi confirmação e nada foi entregue neste momento nem mail nem loja estão disponiveis que fazer? pondero participação as autoridades policiais
A sua avaliação:
Eloiza
recargajogoff.com comprei Diamante nesse sait para o jogo freefari dia 15/01/2022 Paguei Via Pix o anuncia diz que via pix Cai na hora os Diamantes Tomei um goolpe .
A sua avaliação:
cleiton duarte de souza
GOLPE LAPENNA VEICULOS DE LEILÃO
COMPREI PELO SITE WWW.LAPENNAVEICULOS.COM
SITE SEGURO COM CNPJ TUDO PARA NAO LEVANTAR SUSPEITAS
ENDEREÇO DA NO PATIO DE APREENCOES DA ENDEC EM SP AS FOTOS SÃO AS MESMAS NO SITE QUE POR SINAL ATE LOCALIZAÇÃO TEM POREM GOLPE PERDI 2600 REAIS NA COMPRA DE UMA MOTO FORA OUTRAS PESSOAS QUE ESTAVM NO LOCAL COM O PREJUISO MAIOR
A sua avaliação:
PERLA ROCHA
NO DIA 19/07/2021 PAGUEI O BOLETO (DOC. 9823049671), BENEFICIÁRIO SCGRXXXXXXX / CPF: XXX.XXX.XXX-XX VIA MERCADO PAGO.
A IMPORTÂNCIA DE $96.93 DA COMPRA DO PARARELHO DEPILATÓRIO A LASER.
COMPREI NO SITE DA EMPORIOBLOOM E DESDE ENTÃO NÃO RECEBI MINHA ENCOMENDA. UMA FALTA DE RESPEITO COM O CONSUMIDOR. TENTO ENTRAR EM CONTATO PELO “ZAP” (33) XXXXX-XXXX E NADA... A TAL ALINE QUE RECEBEU A FOTO DO BOLETO PAGO NÃO MAIS ME RESPONDE.
ESTOU FAZENDO A OCORRÊNCIA NA ESPERANÇA DE VCS RESOLVEREM MEU CASO.
OBRIGADA, PERLA
A sua avaliação:
francisco
não compre no site do shopping popular oficial do rio de janeiro
Rio de janeiro

site depois que da o golpe fica em manutenção...cair no golpe

A sua avaliação:
JULIO CESAR CARDOSO
Não comprem no site: duosatshop
Descobri que o telefone fornecido pelo site é falso. O CNPJ é falso, ou seja, fui vítima de uma fraude.
Pesquisem no "reclame aqui" antes de comprar, senão, depois é chorar...
A sua avaliação:
Meristela
comprei 2 caminhas para cachorro que estavam na promoção compre 1 leve 2 na ORBID SULAMERICANA não enviaram e o Mercado Pago apesar de ter recebido pela compra diz que nao se responsabiliza por isso!!! Absurdo! Fazer o consumidor de otário! Vc compra porque é MERCADO PAGO achando que tem alguma garantia é pura enganação!!! OLHO!!!! DETALHE ENVIARAM UM RASTREADOR QUE OS CORREIOS INFORMARAM QUE O MESMO FOI EENVIADO A VÁRIOS CPF'S
A sua avaliação:
Meristela
comprei 2 mesas dobráveis na Lojaprolutilismo3 não enviaram e o Mercado Pago apesar de ter recebido pela compra diz que nao se responsabiliza por isso!!! Absurdo! Fazer o consumidor de otário! Vc compra porque é MERCADO PAGO achando que tem alguma garantia é pura enganação!!! OLHO!!!!
A sua avaliação:
fioravante beghini filho
há um site que aparece no facce. goldmelshop com preços mitos bom mais e falso não comprem nada é fria
A sua avaliação:
leticia
lojashopfastbr site falso. vc compra, o produto nunca é enviado, não respondem e-mails do SAC
A sua avaliação:
flavia costa
NÃO COMPREM NA CASA DO VAREJO! VC PAGA E NAO ENTREGAM. DEPOIS CANCELAM SUA CONTA - CADASTRO, COMO SE NAO TIVESSE COMPRADO!
A sua avaliação:
edilson zanela
comprei um aspirador no dia 21 do 12 de 2020 era pra ter chegado mas ninguem mas entrou em contato
A sua avaliação:
Victor Alexandre Vidal Falcão
Tenho tido alguns problemas em compras realizadas em sites patrocinados, pois pago pelos produtos e não os recebo. Na última compra no site emporiodatorcida, e-mail contatoemporiodatorcida@gmail.com, fone xxxxxxxxxxxx, ocorreu a mesma coisa, adquiri uma camiseta do Grêmio há mais de 90 dias e não recebi o produto, tento contato com o celular e não atendem. Obrigado, Victor Falcão.
A sua avaliação:
deusimar rodrigues fernandes
bom dia fiz um pagamento do frete seria pra entregar uma amostra gratis porém não chegou
A sua avaliação:
GEDEAO EUSTAQUIO
FIZ UMA COMPRA NO SITE DAS LOJAS AMERICANAS, PELO INSTAGRAM E O SITE É FALSO
COMO O INSTAGRAM PERMITE SITE FALSOS FAÇA PROPAGANDA.
CONFIEI ME DEI MAL.
ANTONIO LOPES DOS SANTOS
FAZ UM B.O NA DELEGACIA CIVIL E PEDE PARA QUEBRAR O IP DO LADRÃO- ASSIM VC PODE SABER DE ONDE ELE SACOU O DINHEIRO,
GABRIEL VENTURA DOS SANTOS
São criminosos que utilizam das redes sociais para fazer tráfego pago e se passar por sites que lojas conhecidas, é bem comum isso acontecer, se ver que o produto está muito abaixo do valor de mercado, desconfie ! pois eles irão usar seus dados para fazer cartões, empréstimo e outras coisas ! NUNCA COMPRE SE VER QUE O URL NÃO É O OFICIAL DA LOJA !
A sua avaliação:
CASSIUS VINICIUS FERNANDES
mascarasegura.com.br ...... não comprem. É fraude! Paga e não recebe.
A sua avaliação:
luciana maria de jesus
complei uns bicos de confeiteiro no valor de 89 reais no sate da leslli mim deram 40 dias pra chegar ja tem um ano pedir meu dinheiro de volta falaram que ia devolver ater hoje nem dinheiro nem nada hoje nem as mensagens que mando responde
A sua avaliação:
Sarajane
Comprei umas cintas em um site e já se passaram mtos dias e eu naonrwcwbo nenhuma notificação ou email c o número do rastreio, tento falar c eles e ele me ignoram, me excluírem do grupo de compra, e ligo e eles não me atendem. Paguei caro nas cintas e até agora mantive um retorno.

Voltar ao topo da página