Partilhar

O que fazer quando o PC trava

 
Por Giselly Cristina. 23 dezembro 2019
O que fazer quando o PC trava

PC congelando? Você está tentando ligar seu PC e a tela está completamente preta? Se o seu computador está travado e você nem consegue ver a imagem do Windows, este artigo será do seu interesse. Existem muitas causas que podem influenciar o mau funcionamento do seu computador e deixar o pc travando muito. A seguir, vamos te mostrar por que o seu PC está travando e como você pode solucionar este problema.

Algumas das soluções que você descobrirá abaixo são muito simples, enquanto outras podem exigir a ajuda de um especialista. Se você quer respostas para a pergunta "O que fazer quando o PC trava?", não deixe de ler este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu PC congela

PC não liga, o que pode ser?

Para que você possa desfrutar do seu computador novamente, primeiro você precisa entender o que está errado. Para isto, aqui estão alguns motivos pelos quais seu PC pode apresentar um mau funcionamento na hora de iniciá-lo:

  • Falta de conexão: uma das principais razões pelas quais o PC não inicia é porque algum dos cabos que compõem o sistema não está bem conectado, internamente ou à energia. Muitas vezes, sem saber, alguns dos cabos ou tomadas da sua casa não funcionam corretamente e impedem que a conexão chegue ao seu computador.
  • Problemas da tela: pode haver dois problemas principais relacionados à tela. O primeiro é quando os níveis de brilho estão tão baixos que você não consegue ver bem a tela. O segundo problema é que a tela não está conectada corretamente ao restante do equipamento.
  • Problemas de voltagem: às vezes, o problema pode ser uma falha de energia, algo que ficará evidente quando você tentar ligar o PC. Nesse sentido, pode não haver energia suficiente dentro dos conectores, e é por isso que você deve verificar a quantidade exata de energia necessária para usar determinados dispositivos eletrônicos sem danificá-los.
  • Você precisa substituir a fonte de alimentação: a fonte de alimentação é a parte que fornece ao equipamento a energia necessária para ligar. Toda vez que você liga o computador, ele produz um ruído característico que indica a inicialização, mas se um dia você tentar ligá-lo e não ouvir nada, ligue para um técnico especializado para substituir a fonte de alimentação.
  • Falhas da placa mãe: a placa-mãe, também chamada de placa-base, é uma parte essencial do computador que possui um grande número de elementos e cabos sensíveis ao calor e aos movimentos. É possível que alguns desses elementos não funcionem corretamente e, consequentemente, o seu PC não inicialize.
O que fazer quando o PC trava - PC não liga, o que pode ser?

Soluções para computador travando

Há momentos em que, embora não pareça, esses problemas podem ser resolvidos com procedimentos simples. Para que você possa consertar seu computador travado rapidamente, aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente antes de chamar um especialista.

Computador travando, o que fazer?

O primeiro passo, é claro, é verificar se tudo está bem conectado. Esta é a primeira coisa que você deve fazer quando seu PC não responde, pois é possível que algum cabo não esteja recebendo corrente elétrica ou que não esteja devidamente encaixado no slot do seu PC. Outro truque que nunca deve faltar nesse processo é desconectar tudo, esperar um pouco e ligar novamente o computador. No caso de ocorrer um problema de eletricidade, deixar o PC descansar por alguns segundos pode ser a solução definitiva.

Se você já seguiu esses passos s e ainda assim o seu PC não inicializa, dê uma olhada nas seguintes soluções possíveis:

  • Retire todos os dispositivos USB e cartões de memória;
  • Inicie o PC em modo de segurança;
  • Elimine os programas que foram recentemente;
  • Examine o hardware e identifique problemas.

Elimine qualquer dispositivo USB e cartões de memória do seu PC

Em caso de pc travando muito, uma vez que tenha verificado que não há problemas de conexão com a energia, certifique-se de que não há cartões de memória ou dispositivos USB conectados. Veja também se há unidades de DVD no respectivo compartimento, pois isso também pode impedir o início correto do computador.

Quando o problema ocorre devido a algum desses motivos, a frase "Sistema operacional não encontrado" costuma aparecer na tela. Isso significa que a BIOS, o sistema básico de entrada e saída, não está se preparando para uma inicialização normal, mas está tentando se configurar para a inicialização a partir de uma das unidades conectadas ao PC, o que faz com que não funcione.

O que fazer quando o PC trava - Elimine qualquer dispositivo USB e cartões de memória do seu PC

Inicie seu PC em modo de segurança

Se você tentou iniciar o computador da maneira tradicional e ele não ligou, talvez seja necessário iniciá-lo no modo de segurança, ou seja, pressionando a tecla F8 enquanto o PC tenta inicializar. Neste momento, a opção de ativar no modo de segurança aparecerá na tela e pode resolver o problema do computador travando muito.

Pressione a opção de aceitar para desfazer as alterações relacionadas à falha do equipamento.

Elimine programas instalados recentemente

Uma das razões pelas quais o seu PC pode travar ou não iniciar corretamente é devido aos programas instalados mais recentemente. Não apenas é possível que os programas tenham enchido demais a memória do seu equipamento, como também alguns deles podem estar danificando o computador. Nesses casos, é essencial ter um bom antivírus, pois ele prepara o seu PC para combater possíveis ataques de programas maliciosos. Neste artigo do umCOMO, explicamos as funções de um antivírus que podemos encontrar na internet.

Para solucionar esta falha, recomendamos que, depois de iniciar no modo de segurança, você elimine os programas mais pesados que não usa ou que podem ser prejudiciais.

O que fazer quando o PC trava - Elimine programas instalados recentemente

Examine bem o hardware

Caso você tenha feito alterações recentemente no hardware do equipamento, investigue se esse pode ser o problema em questão para o pc travando. Para começar, verifique se o hardware é realmente compatível com o seu computador e se não traz certos defeitos que impedem a inicialização correta do PC.

Como fazer o pc parar de travar

Na maioria dos casos, esses tipos de problemas podem ser resolvidos de maneira simples, porque é suficiente verificar na BIOS se o processador do computador está bem conectado aos dispositivos de entrada e saída de hardware (tela, teclado, disco rígido etc.) Caso a conexão esteja incorreta, é necessário trocar o hardware.

Se achar esse processo muito complicado, recomendamos que você não toque muito no sistema e aguarde a chegada de um especialista, pois, caso contrário, poderá danificar mais o PC.

Leia também: O que fazer se meu PC não liga

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando o PC trava, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Vídeos relacionados com O que fazer quando o PC trava

1 de 3
Vídeos relacionados com O que fazer quando o PC trava

Escrever comentário sobre O que fazer quando o PC trava

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer quando o PC trava
1 de 4
O que fazer quando o PC trava

Voltar ao topo da página