Aplicativos Facebook

O que é metaverso e como funciona

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 11 janeiro 2023
O que é metaverso e como funciona

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Metaverso, que é o futuro e uma nova realidade e muitas outras coisas relacionadas.

Mas você tem noção do que ele realmente é? Hoje, aqui no umCOMO, o que é metaverso e como funciona. Vem com a gente e sabia exatamente tudo sobre ele e que foi divulgado até agora.

Também lhe pode interessar: Bumble: como funciona e como usar

Índice

  1. Mas afinal, o que é metaverso?
  2. Como funciona o metaverso
  3. Como entrar no metaverso
  4. Outras empresas também tem apostado no metaverso
  5. Second Life: talvez o primeiro dos metaversos
  6. Pequeno país é um dos primeiros a anunciar que estará no Metaverso

Mas afinal, o que é metaverso?

Pode ser resumido como um mundo virtual imersivo, que mistura realidade aumentada, realidade virtual e até hologramas.

Esse sistema ainda não é real, ao menos em todas as suas camadas. É a grande aposta de Mark Zuckerberg e da Meta, antes conhecida como Facebook, mas que ainda tem a plataforma com o nome, para alavancar seu negócio e lucros.

A ideia é que por meio de avatares criados e customizáveis, as pessoas possam ter uma vida dentro do metaverso: trabalhar, estudar, se divertir, tudo em 3D.

Para alguns, é o próximo passo da evolução da internet, sendo já anunciada como a próxima grande invenção tecnológica. Para outros, só uma tentativa mais rebuscada de relançar o Second Life, uma plataforma que esteve disponível anos atrás e com uma proposta parecida, mas que não teve sucesso durante os anos para se manter ativa.

Como funciona o metaverso

Nada está 100% claro para nós do ''mundo exterior'', já que algumas iniciativas ainda são mantidas em segredo pelas empresas. mas podemos resumir que o metaverso será um local onde usuários e seus avatares poderão interagir entre si e com o ambiente criado, além de gastar e ganhar dinheiro em meio as oportunidades ali criadas.

Por ainda estar em fase de desenvolvimento, não temos como afirmar como funcionará o metaverso, porém, empresas e pessoas já começam a tentar se antecipar a concorrência e a garantir investimentos dentro, ou que possam ser integrados mais tarde, ao espaço gerado.

Fato é também que outras tecnologias também precisam evoluir para que o metaverso seja como está sendo idealizado e falado. Uma das é o 5G, que pode sofrer atualizações breves para que se relacione e consiga manter conexões estáveis para os usuários utilizarem este novo espaço digital.

Como entrar no metaverso

Ainda não é possível entrar dentro do metaverso idealizado por muitos, porém, é possível já aproveitar experiências parecidas.

Um bom exemplo é o Horizon Worlds, um do jogo de realidade virtual desenvolvido pela Meta e é uma das principais apostas da companhia para compor o metaverso. Porém, até aqui ele só foi lançado nos Estados Unidos, Canadá, França e Espanha, mas você pode colocar na sua lista de desejos e receber um aviso assim que ele for disponibilizado no Brasil.

Outras empresas também tem apostado no metaverso

Depois que a Meta anunciou sua nova empreitada com o metaverso, foi a vez da NVIDIA, famosa no ramo dos jogos, anunciar o Omniverse, uma plataforma digital que permitirá designers e outros profissionais trabalharem simultaneamente em funções do metaverso.

Outra gigante da tecnologia que entrou nas possibilidades do metaverso foi a Microsoft, quando lançou em 2021 o Mesh, que permite a realização de reuniões utilizando hologramas, além de avatares 3D para o Microsoft Teams, sua ferramenta de comunicação corporativa e que integra diversos serviços, como o Outlook, por exemplo.

Vale citar também a iniciativa da Nike, que criou o Nikeland dentro do jogo Roblox, fora que adquiriu no começo de 2021 uma startup especializada em NFTs de moda.

Second Life: talvez o primeiro dos metaversos

Apesar de muita gente ter achado incrível a ideia do metaverso, esse conceito não é exatamente algo 100% novo. Ao longo dos anos, diversas plataformas traziam conceitos parecidos.

Para quem é mais antigo e já usava a internet no início dos anos 2000, pode se lembrar de uma plataforma chamada Second Life, que tinha como proposta um ambiente virtual, simulando uma vida, onde as pessoas tinham uma nova identidade.

Porém, a ideia não deu certo e o jogo morreu anos depois. Muitos falam que o problema é o que Second Life não foi capaz de criar uma maneira das pessoas gerarem capital financeiro no jogo, algo que com o metaverso será possível.

Além disso, há que também diga que não faz sentido que as pessoas tenham uma segunda vida, já que muitos usuários do Second Life só usavam a plataforma para fazer coisas ilícitas ou de caráter duvidoso, que jamais fariam na vida real, algo que não ia em nada de encontro com a proposta inicial.

Há quem pense que o metaverso terá um escopo muito maior e bem feito que o Second Life, e isso é possível de acreditar, já que hoje as tecnologias está bem mais avançadas do que quase 20 anos atrás. Entretanto, as comparações são inegáveis e vão se arrastar até o que o metaverso seja, de fato, um projeto de sucesso.

E você, o que pensa sobre o metaverso e seu funcionamento? Conte para a gente nos comentários.

Pequeno país é um dos primeiros a anunciar que estará no Metaverso

Em 2022, uma das notícias mais incríveis em relação ao Metaverso veio de um país pouco conhecido de muitos: Tuvalu, que anunciou que pretende digitalizar muitos de seus recursos e entrar de vez no Metaverso, criando uma espécie de gêmeo digital

Essa decisão foi tomada pois, devido a mudanças climáticas, o pequeno território corre ameaça de ser engolido pelo mar e deixar de existir. Por isso, Simon Kofe, ministro dos Negócios Estrangeiros de Tuvalu, discursou na 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP27).

“A ideia é continuar a funcionar como um Estado e, além disso, preservar a nossa cultura, conhecimento e história num espaço digital”, disse o ministro durante a conferência.

Apesar dessa revelação, Tuvalu não é a primeira entidade governamental anunciar interesses em fazer parte do Metaverso. Barbados já tinha anunciado que pretende dar os primeiros passos para oferecer serviços administrativos e consulares. A cidade Seoul, capital da Coréia, também disse que pretende ter iniciativas no novo ambiente, criando uma câmara municipal para que as pessoas e seus avatares tenham acesso.

E aí, conseguiu entender o que é e o que significa Metaverso? Aqui no umCOMO trazemos este e muitos outros conteúdos interessantes para você. Use nossa barra de buscas e conheça mais dos nossos artigos!

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é metaverso e como funciona, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências

§ Infomoney/ Metaverso: tudo sobre o mundo virtual que está chamando a atenção dos investidores / Disponível em < https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/> Acesso em 29 de dezembro de 2022

§ Coinext/Como entrar no Metaverso / Disponível em < https://coinext.com.br/blog/como-entrar-no-metaverso> Acesso em 29 de dezembro de 2022

§ O Globo/Metaverso: entenda em 1 minutos como ele funciona / Disponível em < https://oglobo.globo.com/conteudo-de-marca/inteligencia-financeira/noticia/2022/08/metaverso-como-funciona.ghtml> Acesso em 23 de dezembro de 2022

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é metaverso e como funciona