Outros Redes Sociais

O que é POV?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 11 abril 2024
O que é POV?

Você deve estar se perguntando o que significa POV nas redes sociais e a verdade é que é uma tradução do inglês ‘Point Of View’, que significa ‘ponto de vista’ e serve para transmitir a perspectiva de quem faz a publicação e assim tenta envolver o espectador. Primeiro era usado apenas em fotos, mas agora seu uso se estendeu às redes sociais, por isso também é comum se perguntar o que significa POV no TikTok ou o que significa POV no Instagram, já que nessas redes também é comum a utilização dessas siglas.

No umCOMO explicaremos mais sobre o que é POV?, bem como o que significa POV em português e outros detalhes sobre sua origem.

Também lhe pode interessar: O que é discord

Índice

  1. O que é POV
  2. Origem do POV nas redes sociais
  3. Como usar POV

O que é POV

POV significa 'Ponto de vista' e vem do inglês 'Point Of View'. Esse termo começou a ser usado em fotografias para compartilhar a perspectiva de quem faz a foto. A pessoa que fotografou estava imersa em uma situação e queria envolver o espectador.

As siglas começaram a ser utilizadas por blogueiros que se dedicavam a viajar e com o POV quiseram envolver os internautas que os acompanhavam nas suas viagens, para que, de alguma forma, fizessem parte da emoção que eles estavam vivendo cada vez que conheciam um novo lugar.

Porém, o uso da sigla POV se espalhou e agora até virou meme e é usado em diversas redes sociais como TikTok e Instagram. Você pode usar o POV para mostrar uma experiência cotidiana ou até mesmo o ponto de vista de um animal de estimação, como um cachorro ou gato.

Origem do POV nas redes sociais

Vale ressaltar que, inicialmente, essas siglas faziam parte da teoria do cinema, em seu estilo clássico, ou seja, quando o plano POV era utilizado para narrar acontecimentos do ponto de vista do narrador, sem que o personagem se separasse da ação que realizava.

O POV é chamado no campo cinematográfico de 'plano subjetivo' e um dos exemplos clássicos desse tipo de plano é o do filme vencedor do Oscar Gravidade; dado momento é observado quando Sandra Bullock está no espaço, no papel de astronauta.

Porém, existem outros filmes em que o plano subjetivo também é utilizado e ele não aparece mais apenas em filmes, mas também em séries, videoclipes, comédias, jogos e, principalmente, em filmes de terror, com o objetivo de que o espectador mergulhe na trama e sinta medo. É claro que o POV saltou de todos esses cenários e passou a ser utilizado nas redes sociais, onde hoje é muito comum encontrar a sigla em muitas situações em que um sujeito narra sua perspectiva e o que está acontecendo na realidade, para que quem está assistindo se sinta parte do que está acontecendo.

O que é POV? - Origem do POV nas redes sociais

Como usar POV

É possível usar o POV em diferentes redes sociais. Você começa narrando um fato a partir da opinião de quem está falando, ou seja, deve usar a primeira pessoa para chamar a atenção dos espectadores, e eles sintam curiosidade, empatia ou outras emoções e sentimentos, apesar da maioria das publicações com POV normalmente serem usadas para fazer os outros rirem.

Às vezes, os internautas transformam uma história triste em motivo para rir e todos geralmente compartilham a mesma emoção. É muito utilizado no TikTok quando são compartilhados vídeos que contam uma história ou experiência que aconteceu ao usuário. Além disso, também é útil para promover a interação.

A sigla POV pode ser usada para ilustrar como seria um encontro com alguém, como alguém se sente em uma situação específica ou como é um lugar da perspectiva do autor da postagem.

A sigla POV é utilizada junto com a tag #POV ou também no início da publicação quando inicia com uma frase. No TikTok é muito utilizado na edição ou criação de vídeos com o intuito de que os usuários sintam o que está descrito na situação ou interajam.

Um uso muito comum é quando um usuário escreve “POV: quando eu tiver um encontro” e o panorama é mostrado do ponto de vista de quem cria o conteúdo. Quem prefere desabafar e contar histórias pessoais, fornecendo detalhes, também costuma adicionar o POV ou ponto de vista.

Hoje, o POV é usado ​​quando são contadas histórias dramáticas, cômicas, românticas ou assustadoras. Alguns exemplos de POV nas redes sociais são:

  • “POV: quando encontro alguém que não vejo há anos”
  • “POV: estamos na aula e a professora pede para lermos em voz alta”
  • “POV: você é um cachorro e acabaram de servir comida para você”
  • “POV: você vai viajar mas esquece algo essencial”

O POV é um recurso cômico ou lúdico para compartilhar histórias, tanto pessoais quanto imaginárias, mas sempre do ponto de vista do narrador ou de quem publica nas redes.

Agora você descobriu o que é POV nas redes sociais e sabe como usá-lo. Se você quiser continuar aprendendo sobre redes sociais, te convidamos a ler este outro artigo do umCOMO sobre Como ganhar dinheiro assistindo vídeos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é POV?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é POV?