Outros Hardware de um computador

Diferença entre hardware e software

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 27 setembro 2022
Diferença entre hardware e software

O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas transformou completamente a sociedade. Atualmente, existem bilhões de computadores, bem como diferentes dispositivos móveis que facilitam a vida humana nos níveis de trabalho, comunicação e entretenimento. Para funcionar corretamente, foram criados dois elementos computacionais principais: hardware e software.

Para entender o funcionamento de cada um dos elementos tecnológicos dos computadores, bem como os de outros dispositivos eletrônicos, é importante aprofundar seu significado. Para descobrir a principal diferença entre hardware e software e o que são, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que é hardware

O que são harware e software

Antes de explicarmos qual a diferença entre os dois, detalharemos o conceito de harware e software.

O que é hardware

O hardware é conhecido como suporte físico de um sistema computacional. Em conjunto, trata-se da totalidade dos elementos físicos e os dispositivos que são componentes ou acessórios de um computador. Em outras palavras, são todas as partes de um computador, console, celular ou tablet que você pode ver e tocar.

Em conformidade, sua parte tangível, isto é, física, o hardware consiste em componentes eletrônicos, elétricos, mecânicos e eletromecânicos, como a tela, o mouse, o teclado, a memória RAM, a placa base, a placa-mãe, a CPU, a memória ROM, a placa gráfica, a impressora, os alto-falantes e a webcam, entre outros. Tudo o que compõe a estrutura física do computador ou dispositivo móvel e que você pode ver e tocar faz parte do hardware.

O hardware é o conjunto de elementos que permitem que o computador funcione, pois eles são responsáveis ​​pelo processamento de informações computacionais, alimentam todo o sistema, fornecem imagem e sons periféricos para o funcionamento correto de um computador.

Em conclusão, o hardware é o material físico de um computador, os elementos que você pode ver e tocar. Ele forma uma estrutura interrelacionada, permitindo que o computador execute suas funções ao integrar o software, ou seja, o segundo grande elemento informático de um computador.

Você pode estar interessado nesse artigo do umCOMO sobre Como limpar o teclado.

O que é software

Esse é o suporte operacional incluído em um sistema computacional. O software é o conjunto de programas e uma coleção de códigos úteis como instruções para executar as funções correspondentes do computador. Em outras palavras, é a parte não tangível do computador, ou seja, a que você não pode ver ou tocar.

O software consiste no sistema operacional e nos programas incluídos no computador. É o conjunto de códigos, instruções e regras informáticas que, graças ao seu processo, permitem que o computador execute suas tarefas. Também determina as diretrizes a seguir para que o celular, o PC, o console ou o tablet cumpra suas funções.

Não tendo componentes físicos, são elementos lógicos. Os aplicativos e programas projetados para que o computador execute suas funções são aqueles que são integrados ao software. Dessa forma, eles indicam as etapas para o hardware seguir a fim de estimular o funcionamento adequado do computador através das instruções da informática.

Recomendamos este artigo sobre Como limpar meu computador de vírus.

Diferença entre hardware e software - O que são harware e software

Qual a diferença entre hardware e software

Após esclarecer o conceito e exemplos de hardware e software, é importante estabelecer as principais diferenças entre os dois principais elementos informáticos de um computador ou dispositivo eletrônico.

Suporte físico e suporte operacional

Esta é a diferença mais importante entre hardware e software. O primeiro é a estrutura ou suporte físico e o software são os códigos que são implementados no suporte operacional.

O conjunto de elementos físicos e dispositivos que compõem os acessórios ou elementos de um computador corresponde ao hardware, enquanto o software é feito por componentes ou acessórios intangíveis, ou seja, tudo o que corresponde a um computador que não possui estrutura física como tal.

Software para gerenciar o hardware

O software de um computador é essencial para manusear o hardware, caso contrário seria uma estrutura física inútil. Um mínimo de software é necessário para qualquer usuário manipular o hardware.

Embora seja verdade que o hardware fornece um suporte físico que permite a entrada de dados no computador e informações dele recebidas, o processamento dessas informações seria impossível sem um software que permita a realização de tarefas do PC através de um conjunto de algoritmos e códigos informáticos.

O hardware pode ser visto e tocado, o software não

O hardware é composto por todas as partes tangíveis de um computador, ou seja, os elementos que podem ser vistos e tocados tanto da estrutura externa (tela) quanto da estrutura interna (placa-mãe) e seus periféricos (teclado).

Pelo contrário, os elementos que não podem ser vistos ou tocados, que não são tangíveis como a realidade física, correspondem ao software. São os códigos informáticos que dão origem ao sistema operacional do computador. Se o hardware for entendido como o corpo do PC, o software seria seu cérebro.

Programas executados em hardware

O software é o conjunto de algoritmos, instruções e códigos informáticos que permitem a execução de funções computacionais dentro do hardware. Você precisa de um local físico (hardware) para executar programas e aplicativos.

Vida útil do hardware e software 'eterno'

Seu computador pode ser danificado por problemas de hardware, pois, sendo composto de elementos físicos, tem uma vida útil mais ou menos longa, dependendo dos cuidados que você der a ele e de sua qualidade.

Por outro lado, apesar de poder ser danificado pelo ataque de vírus informáticos, o software não tem uma vida útil como tal porque não é uma entidade física e não quebra.

Diferença entre hardware e software - Qual a diferença entre hardware e software

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre hardware e software, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Diferença entre hardware e software