Teclados

Como limpar o teclado

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 6 maio 2020
Como limpar o teclado

Quando se tem um computador, seja ele um desktop tradicional ou um modelo portátil, é comum limparmos sempre a tela do eletrônico, vez ou outra nos esquecendo de que os demais acessórios, como o mouse, e principalmente o teclado, também precisam ser limpos. Sobre este último, inclusive, é imprescindível que esteja limpo com frequência, pois ele acaba não funcionando muito bem quando acumula sujeira. E, quando falamos em sujeira, não é só sobre poeira. O teclado do computador pode, ainda, concentrar gordura e até ficar pegajoso ao toque, devido ao contato contínuo com os dedos, com o suor ou por consequência de algum produto que caiu nele – um exemplo disso é quando derrubamos comidas ou bebidas na área. Seja qual for a razão para seu teclado estar sujo, é sempre bom limpá-lo regularmente.

Aqui, no umCOMO, vamos te mostrar como limpar o teclado e quais as diferentes formas de fazê-lo, seja em um computador de mesa tradicional ou notebook. Além disso, você vai aprender uma série de dicas para que saiba exatamente como limpar um teclado muito sujo.

Também lhe pode interessar: Como usar o teclado de meu computador

Índice

  1. Como limpar teclado de computador
  2. Como limpar teclado de notebook
  3. Como limpar teclado por dentro

Como limpar teclado de computador

O teclado de um computador de mesa (ou desktop) geralmente é mais fácil de limpar, pois é possível desconectá-lo por meio da entrada USB do dispositivo. Dessa forma, dá para movê-lo e alcançar áreas mais difíceis do que as de um teclado de notebook ou MAC. As maneiras de limpar teclado de computador são as mais diversas, e tudo depende do quanto ele está sujo:

  • Vire o teclado ao contrário: a maneira mais fácil de limpar o teclado é virá-lo ao contrário e sacudi-lo levemente para que migalhas, restos de comida e fiapos, localizados no meio das teclas, acabem caindo no chão. Depois disso, finalize passando um pano úmido por cima do teclado, ou simplesmente um pano seco para tirar a poeira.
  • Aspire o teclado: utilizar um aspirador de pó pequeno e próprio para o teclado também costuma ser bem eficaz para mantê-lo sempre limpo. Se você não tiver um desses em casa, pode tentar usar um aspirador de pó tradicional, mas use-o em potência baixa para evitar que as teclas sejam sugadas.
  • Passe um pincel ou broxa de pintura entre as teclas: quando o teclado não está muito sujo, também é possível limpá-lo usando uma broxa de pintura ou pincel próprios, que vão ajudar a eliminar o pó. Dá, ainda, para usar um pano de microfibra ou espanador.
  • Peras de insuflação ou de ar comprimido: são uma boa solução para eliminar o pó e restos de sujeira presos em cantinhos ou embaixo das teclas, por meio da sucção do ar. O que sobrar de sujeira, logo, pode ser removido com auxílio de um espanador, pano ou aspirador de pó.
  • Limpar o teclado com álcool: os métodos acima são mais indicados quando o teclado não está tão sujo assim. Porém, como limpar um teclado bem sujo? Nesse caso, o que você tem que fazer é lançar mão de álcool isopropílico, que vai te ajudar a remover a gordura e tudo de pegajoso que estiver grudado no seu teclado. O álcool deve ser usado com cuidado, principalmente para que você não acabe danificando as letras e números impressos nas teclas. Dessa forma, é recomendável aplicá-lo apenas nas áreas mais sujas do dispositivo, ou usar um cotonete embebido em álcool e passá-lo sob as regiões que precisam ser limpas. Se o teclado inteiro estiver bem sujo, o melhor a se fazer é umedecer um pano com o álcool isopropílico – que pode ser diluído em água – e passar nele, aplicando um pano seco logo em seguida. Assim, você poderá facilmente desinfetar o teclado do computador.
Como limpar o teclado - Como limpar teclado de computador

Como limpar teclado de notebook

A limpeza de um teclado portátil ou de laptop é feita, basicamente, da mesma forma que a de um teclado de PC, com a exceção do método de virá-lo ao contrário para sacudir a sujeira. Os meios mais recomendados, nesse caso, são as peras de ar comprimido, o uso do pano umedecido e o espanador de pó.

No entanto, quando as teclas ou áreas ao redor delas estiverem muito sujas, a solução é usar de paciência, junto com um cotonete ligeiramente úmido, e passá-lo em todas as regiões que precisam ser limpas. Assim que essa etapa for concluída, não se esqueça de passar um outro cotonete ou pano seco, para que o que restou da umidade seja completamente removido e, assim, o computador não corra o risco de ser danificado.

Em casos mais críticos, será necessário remover as teclas para limpar o teclado efetivamente. Para isso, é recomendável usar um spudger, ou chave plástica para abrir eletrônicos. Esses dispositivos funcionam como uma espécie de alavanca, que remove as teclas ao fazer uma ligeira pressão sobre elas – assim fica mais fácil tirar toda a sujeira do teclado.

Como limpar o teclado - Como limpar teclado de notebook

Como limpar teclado por dentro

Vez ou outra também pode ser necessário limpar o teclado por dentro, principalmente quando falamos sobre computadores de mesa que possuem um teclado mecânico. Fazer isso nos portáteis é mais complexo, já que exige que o laptop seja aberto, o que não é indicado caso você não tenha conhecimentos prévios.

No entanto, se você tiver um teclado mecânico no computador de mesa, é mais fácil limpá-lo por dentro. Para fazer isso, você vai precisar:

  1. Remover a parte traseira.
  2. Passar uma broxa de pintura ou pincel por dentro (se as teclas tiverem borrachas, você deve removê-las e limpá-las fora do teclado antes de colocá-las de volta. Para tirar ou mover as borrachas, você pode usar um extrator de teclas).
  3. Passar um pano úmido – aqui, você também pode utilizar o álcool isopropílico – e secar bem.
  4. Colocar as borrachas de volta, já limpas e bem secas, caso as tenha removido.
  5. Fechar o teclado, certificando-se de antemão que tudo está bem seco.

Com as dicas que te demos sobre como limpar o teclado, aqui no umCOMO, esperamos ter te ajudado para que você consiga manter uma higiene correta e regular do seu dispositivo. De qualquer forma, em caso de dúvida, consulte o manual de instruções do seu equipamento, ou então pergunte a um especialista em assistência técnica qual a melhor maneira de limpar seu teclado.

Se você achou nossos conselhos úteis, mas deseja seguir com a limpeza de seu computador por inteiro, recomendamos também que dê uma olhada neste outro artigo do umCOMO sobre como desinfetar celular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o teclado, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar o teclado