Partilhar

Como usar o Google Maps offline no Android

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o Google Maps offline no Android

Com certeza que o Google Maps já o tirou de apuros mais de uma vez, quando estava perdido por uma cidade ou estrada. A verdade é que contar com esta app no smartphone é de grande utilidade para muitas pessoas e chegar a um sítio já não é um desafio para ninguém. Mas, o que acontece se não tivermos conexão à internet? O que acontece quando viajamos para o estrangeiro? Agora já é possível consultar um mapa - previamente guardado - sem estarmos conectados ao Wi-Fi ou através da conexão de dados. Não espere mais e descubra com este artigo de umComo como usar o Google Maps offline no Android.

Também lhe pode interessar: Como colocar coordenadas no Google Maps
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para usar o Google Maps offline no Android será acessar a esta app do Google e procurar pela localização que lhe interessa guardar. Além disso, deverá saber que inicialmente deverá ter internet e a conexão GPS ativada para conseguir guardar o mapa que mais tarde poderá consultar sem a necessidade de ter acesso à internet.

A título de exemplo, imagine que vai viajar para Manhattan e quer guardar o mapa do centro para o conseguir usar sem conexão. Então deverá procurar por "Manhattan" no campo de texto do Google Maps e realizar a buscar. Quando entrar na localização, deslize a tela para a direita ou pressione sobre as três linhas horizontais da parte superior esquerda para abrir o menu e aceder a "Os seus locais".

Como usar o Google Maps offline no Android - Passo 1
2

Uma vez que tenha acessado aos seus mapas guardados no Google Maps, deverá procurar a opção de "Mapas offline" que se encontra localizada no final dessa tela. No caso de já ter mapas guardados à sua conta de Gmail, aparecerá uma lista deles e a opção de adicionar um novo.

Se é a primeira vez que está usando, como no nosso caso, verá a imagem que lhe mostramos e deverá clicar sobre a opção "Guardar um novo mapa offline".

Como usar o Google Maps offline no Android - Passo 2
3

Deste modo, o Google Maps irá perguntar-lhe se quer guardar este mapa e irá lhe solicitar que ajuste a área concreta que depois poderá consultar sem a necessidade de estar conectado à internet. Depois, amplie ou reduza a área do mapa que lhe interessa e, quando terminar, faça clique sobre o botão "Guardar".

Como usar o Google Maps offline no Android - Passo 3
4

De seguida, deverá dar um nome ao mapa offline que está guardando. Escolha o que quiser, mas se for guardar mais de um certifique-se que depois é fácil de entender para depois o consultar sem internet.

Pode dar-lhe o nome da cidade, do distrito, do bairro, de uma atração turística...você escolhe!

Como usar o Google Maps offline no Android - Passo 4
5

E já está, agora já tem guardado o mapa em "Os seus locais" (repetir o passo 1) do Google e poderá acessar a ele para o consultar quando quiser sem ter que estar conectado à internet. No entanto, é importante referir que sem conexão à internet não poderá obter indicações nem realizar procuras no mapa, mas sim deslocar-se e fazer zoom por toda a área guardada. Além disso, também é importante que saiba que estes mapas caducam passados 30 dias, pelo que os deverá renovar se prevê usá-los durante mais tempo.

Como usar o Google Maps offline no Android - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o Google Maps offline no Android, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como usar o Google Maps offline no Android

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
cleoni fernandes walter
quero encontrar meu celular zenfone 5 asus no map

Como usar o Google Maps offline no Android
1 de 6
Como usar o Google Maps offline no Android

Voltar ao topo da página