Outros de iPhones

Como saber se um iPhone é original

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 30 outubro 2023
Como saber se um iPhone é original

A pirataria é um dos grandes problemas que enfrentam os setores de tecnologia, telecomunicações e telefonia. Muitas marcas sofrem as consequências da pirataria na comercialização dos seus produtos e o iphone não está isento disso. Portanto, é importante que você conheça os métodos mais eficazes para descobrir se o seu iphone é original. Dessa forma, você poderá tirar quaisquer dúvidas.

E diante da questão de saber se um iphone é original ou não, a Apple habilitou o suporte para revelar algumas chaves e truques para descobrir. Esses métodos podem ser aplicados a outros produtos Apple, como o ipad. O segredo para tirar dúvidas sobre a originalidade de um iphone é encontrar ou verificar o número IMEI deste aparelho Apple. Para descobrir como saber se um iPhone é original e como verificar seu sistema operacional, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como saber se iPhone é original

Índice

  1. Como ver se o iPhone é original
  2. Como descobrir o IMEI do iPhone
  3. Como verificar o sistema operacional do iPhone
  4. Como saber se o iPhone é reacondicionado

Como ver se o iPhone é original

Se você comprou um iphone, na hora da compra sempre fica a dúvida sobre sua originalidade, principalmente se a compra for feita em uma loja terceirizada. Até o momento, foram descobertos dois tipos de iphones falsos: os que possuem peças reais do fabricante e contam com iOS, e os que tentam simular o iOS da Apple. Os iphones falsos do segundo tipo são os mais comuns, portanto o IMEI do aparelho deve corresponder a todas as suas peças, a maioria das quais é enviada da China com peças que foram substituídas.

Para saber se um iphone é original ou não, você deve testar o aparelho e detectar se o software responde lentamente. Se sim, significa que você tem uma placa-mãe antiga. Se você verificar o IMEI e ele corresponder, poderá comprovar que é o iphone, se não for original, significa que é falso.

Por fim, você também pode verificar o número de série do aparelho no site da Apple, por meio do qual é possível verificar o status da cobertura oficial de qualquer iphone.

Como saber se um iPhone é original - Como ver se o iPhone é original

Como descobrir o IMEI do iPhone

O IMEI é fundamental para descobrir se um iphone é original ou não. Para saber, você pode verificar em vários lugares, como no dispositivo físico, nos Ajustes, no iTunes, no Finder ou na embalagem original. Depois de obter o IMEI para verificação, você deverá se comunicar diretamente com a Apple.

Neste momento você deve fornecer o número IMEI ao suporte técnico direto da Apple para verificar a autenticidade do seu iphone. Para descobrir este número de série ou o IMEI do dispositivo, no umCOMO recomendamos seguir estes passos:

  1. Vá para Configurações e selecione a seção Geral.
  2. Ao acessar Geral, entre na opção Informações e procure o IMEI ou número de série do aparelho.
  3. Normalmente, você deve rolar a tela do iphone para baixo para localizar o IMEI em Informações, também identificado como número de série.

Acessando o iphone, você também encontra o IMEI na bandeja do SIM, embora esta opção esteja disponível apenas em alguns aparelhos.

Outra forma de descobrir o IMEI do iphone é pesquisar diretamente em appleid.apple.com em qualquer navegador da web e fazer login com seu ID Apple usado no dispositivo. A partir daí você deve acessar a seção Dispositivos e selecionar o iphone para verificar se é original ou não.

Como verificar o sistema operacional do iPhone

É possível que um smartphone falso seja parecido com um iphone por dentro e por fora, ou seja, tenha tela de bloqueio e ícones de aplicativos idênticos aos do iOS. Porém, nunca poderiam ter o sistema operacional oficial da marca por não se tratar de um software aberto ao público. Isso implica que, ao abrir os aplicativos, o sistema que você utilizará será o Android.

Os falsificadores conseguem isso por meio de uma versão modificada do Android, incluindo uma camada de personalização semelhante ao iOS. Nesse sentido, para verificar o sistema operacional do seu iphone, basta abrir o aplicativo Apple Store e verificar se é a interface iOS e não abre a interface Android Google Play.

Uma das dicas que pode ser muito óbvia na hora de verificar o sistema operacional do iphone, mas que você não pode ignorar apesar da vontade de economizar, é não cair na tentação de grandes ofertas. Se você encontrar um iphone de última geração com um preço muito inferior ao seu valor de mercado, as chances de ele ser falso serão altas.

Resumindo, recomendamos baixar e abrir os aplicativos instalados para verificar se o aparelho roda em iOS ou Android. Se você fizer isso no iOS, seu iphone será original, mas se o processo for no Android, será falso.

Como saber se um iPhone é original - Como verificar o sistema operacional do iPhone

Como saber se o iPhone é reacondicionado

Para saber se um iPhone é recondicionado (ou seja, usado e depois restaurado para parecer novo), você pode seguir estas etapas:

Verifique a aparência física

Examine cuidadosamente o iPhone em busca de arranhões, amassados, marcas de uso ou desgaste. Os iPhones recondicionados costumam ter sinais visíveis de uso anterior.

Preste atenção à qualidade dos acabamentos, como a textura da carcaça e o posicionamento dos botões. Discrepâncias podem ser um sinal de recondicionamento.

Verifique o Número de Série

Anote o número de série do iPhone. Você pode encontrá-lo na caixa original, na parte traseira do dispositivo (em modelos mais antigos), ou acessando as Configurações do iPhone e indo para "Geral" > "Sobre".

Visite o site oficial da Apple para verificar o número de série em https://checkcoverage.apple.com/. Lá, você poderá confirmar se o iPhone ainda está na garantia ou se já foi ativado anteriormente por outra pessoa.

Confirme o histórico do iCloud

Se possível, peça ao vendedor para desvincular o iPhone de sua conta do iCloud na sua frente. Isso garante que o dispositivo não esteja associado a uma conta anterior.

Verifique o Sistema Operacional

Verifique as configurações do sistema operacional iOS para ver se há vestígios de dados ou configurações anteriores. Isso pode incluir aplicativos, contatos e mensagens de texto deixados pelo proprietário anterior.

Peça a documentação

Se você está comprando um iPhone recondicionado de uma empresa ou revendedor, peça documentação que comprove a origem do dispositivo e qualquer garantia oferecida.

Realize um teste de hardware

Execute um teste de hardware para verificar o desempenho e a integridade do dispositivo. Existem aplicativos disponíveis na App Store que podem ajudar nesse processo.

Verifique o preço

Desconfie de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade. iPhones recondicionados geralmente são vendidos com um desconto em relação aos novos, mas preços muito baixos podem ser um sinal de um dispositivo com problemas.

Compre de fontes confiáveis

Compre de fontes confiáveis, como revendedores autorizados da Apple, para reduzir o risco de obter um iPhone recondicionado sem saber.

Se você ainda tem dúvidas sobre a autenticidade de um iPhone, é aconselhável consultar a Apple ou obter a opinião de um técnico de confiança que possa verificar o dispositivo para você. Lembre-se de que a compra de dispositivos usados ou recondicionados sempre carrega um certo grau de incerteza, por isso é importante fazer sua pesquisa e tomar precauções.

Agora que você já sabe como saber se um iPhone é original, não perca estes artigos sobre Como economizar a bateria do iphone e Como localizar iphone desligado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um iPhone é original, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se um iPhone é original