Outros Celulares

Como economizar bateria do iPhone

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 28 junho 2023
Como economizar bateria do iPhone

O uso diário de smartphones faz com que as baterias sejam uma das principais preocupações. Evitar que o seu iPhone fique sem bateria, podendo contar com o seu funcionamento ao longo do dia, é essencial para desfrutar de todas as funções que ele possui. Por isso, é importante economizar no consumo do celular para tê-lo disponível, principalmente se você passa muitas horas fora de casa e não pode carregá-lo.

A saúde do iPhone é outro motivo pelo qual é necessário economizar bateria. Para que a vida útil do aparelho seja a mais longa possível, é fundamental controlar o seu consumo e não levar constantemente a bateria ao limite. Para descobrir como economizar bateria do iPhone com as melhores dicas, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como saber o modelo do celular

Índice

  1. Ative o modo de economia de energia
  2. Ative o modo escuro
  3. Controle o brilho
  4. Use modos de concentração: descanso, trabalho, não perturbe e personalizado
  5. Ative dados ou Wi-Fi, mas não ambas as opções

1. Ative o modo de economia de energia

Este é um modo de baixo consumo de energia. A Apple implementou este modo com o objetivo de que os usuários que estão em determinadas circunstâncias com uma porcentagem de bateria baixa possam ativar esta função. Dessa forma, o sistema realiza uma série de ações para economizar mais bateria.

Esse modo de economia está no iOS há muitos anos e tem uma certa eficácia na economia de bateria do dispositivo. Para ativá-lo, basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá até os ajustes e selecione a opção Bateria.
  2. Clique na guia 'Modo pouca energia'.
  3. Se aparecer em verde, significa que foi ativado.
  4. Você pode verificar se o modo de economia foi ativado corretamente observando o ícone da bateria: ele deve aparecer na cor amarela na parte superior direita da tela.
Como economizar bateria do iPhone - 1. Ative o modo de economia de energia

2. Ative o modo escuro

Se você tiver uma versão igual ou posterior ao iOS 13, terá a opção de aproveitar a interface conhecida como modo escuro. Com essa interface, predominam as cores escuras, principalmente o preto. Em telas OLED, essas cores têm um consumo muito baixo, por isso é aconselhável ativá-lo se quiser economizar bateria.

Em telas com painéis OLED, a cor preta é representada como um pixel escuro, ou seja, não é um pixel de cor preta. Portanto, estando um pixel desligado, não consome energia e economiza bateria do aparelho. Os que possuem esse tipo de tela são os iPhones X e versões posteriores, exceto o iPhone XR, o 11 e o SE (segunda geração).

Você também pode se interessar por este artigo sobre Como colocar o Facebook no modo escuro.

Como economizar bateria do iPhone - 2. Ative o modo escuro

3. Controle o brilho

As telas dos dispositivos móveis costumam consumir muitos recursos como a bateria. Na verdade, sua duração costuma ser medida pelas horas de tela ligada. Alguns iPhones tendem a consumir menos quando possuem painel OLED, já que é uma tecnologia muito mais eficiente em comparação com as telas IPS.

De qualquer forma, todas as telas consomem. Por esse motivo, se você quer saber como economizar bateria do iPhone, é importante que você se preocupe pessoalmente em ajustar o brilho a um nível suficiente para poder ver o conteúdo sem dificuldade, mas sem ficar muito claro, e pode servir como uma medida para economizar bateria.

Para desativar a função de controle automático de brilho, você deve ir para Configurações e clicar na guia Tela e brilho. Neste ponto, você pode ajustar este parâmetro no Centro de Controle usando a barra habilitada no iPhone para isso.

Como economizar bateria do iPhone - 3. Controle o brilho

4. Use modos de concentração: descanso, trabalho, não perturbe e personalizado

Recorrer aos modos de concentração dá uma autonomia extra à bateria do iPhone e permite melhorar a produtividade do aparelho, já que não receberá nenhuma notificação que não tenha predeterminado, o que faz com que não perca a concentração durante o trabalho ou em qualquer outro momento.

Os iPhones possuem 3 modelos de foco padrão: trabalho, descanso e não perturbe. Além disso, incorpora um modelo chamado modo personalizado que se adapta às suas próprias características. Para automatizar ainda mais o processo, você pode especificar os intervalos de tempo para que os modos de concentração sejam ativados diretamente. Desta forma, o processo terá uma natureza periódica.

Para ativar os modos de concentração no seu iPhone, siga estes passos:

  1. Em ajustes, digite no mecanismo de pesquisa 'foco'.
  2. Pressione o modo de foco desejado e siga as instruções na tela.
  3. Quando quiser alterar o modo de foco, volte para os ajustes e vá para os modos de foco novamente. Altere qualquer uma das opções definidas ao criá-lo, seja ele personalizado ou não.

Ative dados ou Wi-Fi, mas não ambas as opções

Outra razão pela qual a bateria do seu iPhone pode sofrer é devido à ativação de muitas funções que você não usa ao mesmo tempo. Uma das mais comuns são as conexões de dados ou Wi-Fi: o uso de uma causa automaticamente a inatividade da outra.

Ter ambas as opções ativadas faz com que as duas funções sejam usadas em segundo plano, aumentando o consumo da bateria. É sempre positivo manter o consumo de bateria baixo se você vai passar muito tempo fora de casa ou vai viajar. Portanto, no umCOMO recomendamos que você sempre tenha uma das duas opções ativadas: dados ou Wi-Fi, mas não as duas ao mesmo tempo.

Agora que você sabe como economizar bateria do iPhone, não perca este outro artigo sobre Por que meu celular não carrega.

Como economizar bateria do iPhone - Ative dados ou Wi-Fi, mas não ambas as opções

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar bateria do iPhone, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como economizar bateria do iPhone