Como saber se seu celular está com vírus


Assim como os computadores, os celulares também podem ser contaminados e hackeados por vírus que comprometem todo o funcionamento do aparelho, podem expor dados e colocar a sua segurança em risco. Apesar de alguns vírus agirem sorrateiramente, você pode prestar atenção em alguns sinais e então confirmar a sua suspeita de vírus no celular. Para te ajudar, o umCOMO separou dicas sobre como saber se um celular está com vírus.
Passos a seguir:
Existem diferentes tipos de vírus e eles podem agir de maneiras variadas como: realizar ações que você não ordenou, mexer nas configurações e ainda hackear suas conversas e ter acesso aos seus dados pessoais. O sistema Android, por ser tão popular, costuma ser o principal alvo, mas a verdade é que nenhum smartphone está a salvo desse tipo de ataque.
Se você percebe o seu telefone travando e mais lento do que de costume na hora de realizar qualquer ação, como abrir um app ou usar a câmera, isso já pode ser um indício de que o seu celular está com vírus.
Outra característica comum em smartphones com vírus é um consumo da bateria mais rápido do que normalmente. Preste atenção se a bateria dura menos do que costumava durar e se o celular desliga ao primeiro alerta de "bateria fraca".

Também vale ficar de olho no sinal de Bluetooth. Se ele ativa sem o seu comando e mesmo após você desativar ele volta a ligar sozinho, o possível vírus pode estar usando o seu celular para compartilhar arquivos com outros aparelhos.
Da mesma forma que acontece nos computadores, anúncios e pop-ups de publicidade indesejados podem ser um forte indício de que o seu celular está com um malware. Repare que mesmo após você tentar fechar a tela, eles podem continuar e aparecer novamente mais tarde.
Monitore o seu consumo de dados. Ele deve estar de acordo com o tempo que você passa na internet. Se você perceber que o consumo de dados é bem mais elevado do que aquilo que você realmente consome, pode ser um sinal de que o vírus usa seu pacote de dados para enviar mensagens e realizar outras operações online.
Outra maneira de monitorar o consumo de dados e detectar vírus no celular é revisar a conta telefônica. Se ela vem mais cara do que normalmente, pode ser um sinal de que além de usar os seus dados de navegação, o vírus também usa seu telefone para enviar mensagens SMS ou até realizar chamadas.
Preste atenção nos aplicativos. Se eles estão sempre pedindo autenticação, ficam funcionando em segundo plano ou aparecem apps que você nunca baixou, esse é um forte indicativo de que o seu celular está com vírus.

Se o navegador que você costuma usar te redireciona para uma ferramenta de busca diferente da que era padrão, desconfie! Outro indício de celular com vírus que pode ser observado no navegador é a página inicial. Se ela foi alterada e você não consegue mudar, desconfie mais ainda.
Outro sintoma de celular infectado por vírus pode ser observado na memória do celular. Se você recebe alertas de pouco espaço de armazenamento e não sabe como essa memória está sendo usado, considere a possibilidade de ser um vírus. Junto a isso, as configurações do seu aparelho também podem estar alteradas sem que você tenha modificado.
Você nota o seu celular quente mesmo quando não está sendo usado? Isso pode ser um sinal de que o processador do seu smartphone esteja sendo utilizado por algum vírus.
Ainda vale prestar atenção nas suas redes sociais. Se você tem que fazer o login toda vez que abrir algum app ou perceber uma atividade de mensagens e posts que não foram feitos por você, existem três possibilidades:
- Alguém invadiu a sua conta;
- Você foi hackeado;
- Seu PC ou smartphone está com vírus;
Leia também: Como descobrir número de celular pelo nome completo de uma pessoa
Por fim, o antivírus é sempre uma opção muito recomendada para identificar vírus no celular e também proteger o seu smartphone. Se você não sabe qual baixar, sugerimos que verifique a lista dos melhores apps de antivírus.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se seu celular está com vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.