PARTILHAR

Como saber se seu celular está com vírus

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 27 maio 2019
Como saber se seu celular está com vírus

Assim como os computadores, os celulares também podem ser contaminados e hackeados por vírus que comprometem todo o funcionamento do aparelho, podem expor dados e colocar a sua segurança em risco. Apesar de alguns vírus agirem sorrateiramente, você pode prestar atenção em alguns sinais e então confirmar a sua suspeita de vírus no celular. Para te ajudar, o umCOMO separou dicas sobre como saber se um celular está com vírus.

Também lhe pode interessar: Como proteger o smartphone contra vírus
Passos a seguir:
1

Existem diferentes tipos de vírus e eles podem agir de maneiras variadas como: realizar ações que você não ordenou, mexer nas configurações e ainda hackear suas conversas e ter acesso aos seus dados pessoais. O sistema Android, por ser tão popular, costuma ser o principal alvo, mas a verdade é que nenhum smartphone está a salvo desse tipo de ataque.

Se você percebe o seu telefone travando e mais lento do que de costume na hora de realizar qualquer ação, como abrir um app ou usar a câmera, isso já pode ser um indício de que o seu celular está com vírus.

2

Outra característica comum em smartphones com vírus é um consumo da bateria mais rápido do que normalmente. Preste atenção se a bateria dura menos do que costumava durar e se o celular desliga ao primeiro alerta de "bateria fraca".

Como saber se seu celular está com vírus - Passo 2
3

Também vale ficar de olho no sinal de Bluetooth. Se ele ativa sem o seu comando e mesmo após você desativar ele volta a ligar sozinho, o possível vírus pode estar usando o seu celular para compartilhar arquivos com outros aparelhos.

4

Da mesma forma que acontece nos computadores, anúncios e pop-ups de publicidade indesejados podem ser um forte indício de que o seu celular está com um malware. Repare que mesmo após você tentar fechar a tela, eles podem continuar e aparecer novamente mais tarde.

5

Monitore o seu consumo de dados. Ele deve estar de acordo com o tempo que você passa na internet. Se você perceber que o consumo de dados é bem mais elevado do que aquilo que você realmente consome, pode ser um sinal de que o vírus usa seu pacote de dados para enviar mensagens e realizar outras operações online.

6

Outra maneira de monitorar o consumo de dados e detectar vírus no celular é revisar a conta telefônica. Se ela vem mais cara do que normalmente, pode ser um sinal de que além de usar os seus dados de navegação, o vírus também usa seu telefone para enviar mensagens SMS ou até realizar chamadas.

7

Preste atenção nos aplicativos. Se eles estão sempre pedindo autenticação, ficam funcionando em segundo plano ou aparecem apps que você nunca baixou, esse é um forte indicativo de que o seu celular está com vírus.

Como saber se seu celular está com vírus - Passo 7
8

Se o navegador que você costuma usar te redireciona para uma ferramenta de busca diferente da que era padrão, desconfie! Outro indício de celular com vírus que pode ser observado no navegador é a página inicial. Se ela foi alterada e você não consegue mudar, desconfie mais ainda.

9

Outro sintoma de celular infectado por vírus pode ser observado na memória do celular. Se você recebe alertas de pouco espaço de armazenamento e não sabe como essa memória está sendo usado, considere a possibilidade de ser um vírus. Junto a isso, as configurações do seu aparelho também podem estar alteradas sem que você tenha modificado.

10

Você nota o seu celular quente mesmo quando não está sendo usado? Isso pode ser um sinal de que o processador do seu smartphone esteja sendo utilizado por algum vírus.

11

Ainda vale prestar atenção nas suas redes sociais. Se você tem que fazer o login toda vez que abrir algum app ou perceber uma atividade de mensagens e posts que não foram feitos por você, existem três possibilidades:

  • Alguém invadiu a sua conta;
  • Você foi hackeado;
  • Seu PC ou smartphone está com vírus;

Leia também: Como descobrir número de celular pelo nome completo de uma pessoa

12

Por fim, o antivírus é sempre uma opção muito recomendada para identificar vírus no celular e também proteger o seu smartphone. Se você não sabe qual baixar, sugerimos que verifique a lista dos melhores apps de antivírus.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se seu celular está com vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se seu celular está com vírus
1 de 3
Como saber se seu celular está com vírus

Voltar ao topo da página ↑