Outros Celulares

Como o Shazam descobre músicas

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 23 maio 2023
Como o Shazam descobre músicas

Você com certeza conhece o Shazam, esse aplicativo de reconhecimento de música que nos permite encontrar o título de uma música em apenas alguns segundos. Para usufruir desse serviço, você precisará apenas baixar o Shazam gratuitamente, não importa se você tem um iPhone ou um celular Android. Você já se perguntou como funciona o Shazam? Como esse aplicativo consegue reconhecer uma música online tão rápido? Neste artigo do umCOMO nós te explicaremos o que você tem que saber sobre o funcionamento do Shazam e também sobre como usar esse aplicativo de reconhecimento de músicas. Afinal, como o Shazam descobre músicas? Te explicamos! Continue lendo o artigo para descobrir qual é a mágica por trás do app.

Também lhe pode interessar: Celular sem som, o que fazer?

Índice

  1. O que é o Shazam
  2. Como usar o Shazam
  3. Como o Shazam descobre músicas

O que é o Shazam

Como dito na introdução, o Shazam é um aplicativo de reconhecimento de música online, que pertence à Apple desde 2017. O serviço foi criado em 1999 antes de ser comprado pela gigante Apple em 2017 e responde a uma demanda bastante específica de grande parte de seus usuários. Esse aplicativo para smartphones, disponível para iPhone, iPad, Blackberry, Nokia, Android, Windows Phone 7 e Windows Mobile 6 permite o reconhecimento instantâneo do título, artista e álbum de uma música que estiver tocando. É necessário apenas colocar seu smartphone próximo a caixa de som. Isso é possível graças à sua grande base de dados, que ultrapassa os 60 milhões de músicas e que inclui mais de 100 milhões de pessoas cadastradas.

Com certeza você já passou pela situação de estar em um supermercado, na casa de um amigo ou não importa em qual outro lugar onde tem música tocando quando, de repente, uma melodia te chama a atenção. Você pensa que reconhece o que está tocando, mas não tem certeza do nome da música, rapidamente você abre o Shazam e, miraculosamente (ou pela genialidade da tecnologia, como veremos logo mais) você tem não apenas acesso ao título da música mas também ao nome do artista, às letras e até mesmo a músicas similares àquela que você acabou de procurar.

Agora você que sabe para que serve o Shazam, veremos como utilizá-lo.

Como o Shazam descobre músicas - O que é o Shazam

Como usar o Shazam

Como encontrar uma música? Como encontrar uma canção? Antes de tudo, você precisa baixar o Shazam em seu smartphone e ter uma conexão com a internet. Quando você tiver esses dois elementos, cada vez que quiser saber qual é a música que está tocando, deverá abrir o aplicativo e clicar no botão "Shazam" (termo que vem do inglês e que faz referência ao gesto que mágicos fazem com sua varinha antes de um truque). O Shazam escutará a música por alguns segundos e, uma vez que for identificada, seu nome, artista e álbum aparecerão. Inclusive, você poderá escutá-la, em seguida, diretamente no seu Spotify.

Apesar de o Shazam ter um grande número de músicas em sua memória, é também possível que o aplicativo não reconheça a canção que você está escutando, já que é algo que não faz parte de sua base de dados. Para evitar esse tipo de situação que pode acontecer por um erro de escuta, coloque seu smartphone perto da caixa de som ou de onde o som estiver saindo para que o Shazam possa reconhecer a canção com mais facilidade.

Como o Shazam descobre músicas - Como usar o Shazam

Como o Shazam descobre músicas

Agora você já sabe como usar o Shazam, mas você saberia explicar como funciona esse aplicativo de reconhecimento de música online? Como ele faz para encontra o título de uma música tão rápido? Em resumo: como o Shazam descobre músicas? Te explicamos aqui no umCOMO. Nós não entraremos em detalhes técnicos sobre o funcionamento do Shazam pois, a menos que você trabalhe com isso, será algo difícil de entender.

Resumidamente, no Shazam[1] cada música tem um código próprio e, quando pedimos para que o aplicativo encontre o título de uma música, ele decompõe o som que recebe e o transforma em um código. Esse código é, em seguida, comparado com aqueles encontrados na base de dados e o aplicativo encontra então o resultado correspondente. E é assim a maneira como o Shazam descobre músicas em questão de segundos. Você imaginava que era assim?

Como o Shazam descobre músicas - Como o Shazam descobre músicas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o Shazam descobre músicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Bibliografia

VAES, Thomas. "Shazam : comment ça marche ?". 29/06/2016. Encyclotron, le collisionneur de neurones. Disponível em: <https://www.encyclotron.be/shazam-comment-ca-marche/> Acesso em: 30 de novembro de 2020.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como o Shazam descobre músicas