Partilhar

Como desinfetar celular

 
Por Letícia Lima. 17 março 2020
Como desinfetar celular

A pandemia do coronavírus (vírus COVID-19) mantém refém a população mundial, e frente à crescente onda de contágios, a prevenção sanitária é o mecanismo de defesa mais factível e recomendado por todos os profissionais da Organização Mundial da Saúde.

Nossas mãos, como bem sabemos, são um dos principais focos de infecção, mas... você sabia que o telefone celular pode conter até 600 tipos de bactérias e ser mais perigoso que um vaso sanitário? Para manter os vírus afastados, neste post do umCOMO explicamo como desinfetar o celular para que seu aparelho não seja um agente contagioso.

Também lhe pode interessar: Como desbloquear celular

Conselhos para desinfetar o celular

Em tempos de quarentena, nosso celular é uma ferramenta fundamental para nos mantermos conectados com o mundo. No entanto, ele também pode se tornar um poço de bactérias, já que nem sempre manipulamos nossos celulares com as mãos realmente limpas e às vezes os deixamos expostos em áreas sujas.

O coronavírus se transmite, principalmente, por vírus adquiridos através do contato humano e em ambientes contaminados. As vias respiratórias e nossas mãos são os principais condutores do vírus, já que lá os microrganismos se depositam mais facilmente. Esse é o motivo pelo qual a higiene pessoal e o desinfetar dos objetos que manipulamos diariamente é essencial. Antes de falarmos detalhadamente sobre como limpar o celular por fora, compartilhamos com você alguns conselhos básicos que devem ser seguidos antes de começar a limpeza:

  • Desligue o celular antes de começar;
  • Desconecte seu celular de qualquer tomada ou dispositivo externo;
  • Evite borrifar líquidos diretamente sobre a superfície do celular;
  • Siga esses passos para desinfetar seu celular ao menos uma vez por dia.

Como limpar celular contra vírus e bactérias

A primeira coisa que você deve saber para evitar que seu celular seja infectado por germes é entender a importância de protegê-lo. Em primeiro lugar, você deve manter suas mãos limpas e lavá-las frequentemente com água, sabão e gel antibactérias. Confira nosso artigo com truques para limpar as mãos.

Da mesma forma, você deve evitar deixar seu celular em qualquer lugar, principalmente em locais públicos. Não deixe o celular na sua mesa de trabalho, por exemplo. Uma vez que você tomar essas precauções, você deve limpar e desinfetar seu celular ao menos uma vez por dia. Neste simples passo a passo explicamos como eliminar bactérias e vírus acumulados no seu aparelho telefônico:

  1. Apesar desse primeiro passo ser opcional, umCOMO recomenda usar luvas descartáveis de látex para se proteger;
  2. Em seguida, desligue e desconecte seu celular de qualquer dispositivo (fones de ouvido, carregadores, cabos USB ou HDMI, etc);
  3. Também é conveniente remover a bateria para evitar contratempos. Da mesma forma, remova a tampa protetora do celular;
  4. O melhor é utilizar um pano de microfibra bem limpo. Umedeça-o com álcool isopropílico (molhar apenas uma ponta já basta) e limpe as áreas de maior contato (tela, alto-falantes, bordas, tampa) realizando movimentos circulares, sem fazer muita pressão sobre a tela;
  5. Você também pode usar toalhas desinfetantes que contenham álcool isopropílico a 70% ou um disco de algodão;
  6. Evite usar panos felpudos ou macios e borrifar líquidos diretamente sobre o celular.
Como desinfetar celular - Como limpar celular contra vírus e bactérias

Como desinfetar a capinha do celular

Se você se pergunta como desinfetar o celular, deve saber que a capa é um elemento que não pode ser esquecido, já que está em contato com qualquer superfície potencialmente contaminada. Você deve retirar a capa do celular antes de limpá-la para fazer o procedimento corretamente. A seguir explicamos como limpar o celular de vírus e bactérias, centrando-nos agora na capa:

  1. Se for uma capinha transparente, deixe-a submersa num recipiente com água em temperatura ambiente e detergente;
  2. Deixe a capa submersa por 30 minutos e em seguida lave-a com água em abundância.
  3. Se a capa estiver muito encardida, deixe-a submersa em água com uma colher de bicarbonato de sódio e um limão espremido. Deixe que a medida atue durante meia hora e em seguida lave a capinha com detergente e água;
  4. Se, pelo contrário, a capa do seu celular for de couro, você deve limpá-la com um pano sem fiapos (preferencialmente de microfibra);
  5. Umedeça o pano com água e adicione álcool isopropílico;
  6. Esfregue a superfície de forma contínua, com maior intensidade nas regiões manchadas;
  7. Depois, seque com um pano macio e seco;
  8. Da mesma forma, você pode limpar capinhas de material sintético com uma escova de dentes velha;
  9. Mergulhe a escova em um recipiente com água e sabão e esfregue em movimentos circulares a superfície da capinha para retirar manchas e impurezas;
  10. Lave a capinha com água fria e seque-a com um pano macio e limpo.

Se sua capinha for muito antiga e estiver muito suja, o mais recomendável é adquirir outra - você pode encontrar opções muito econômicas que permitam usar seu celular com maior segurança. Além disso, o umCOMO recomenda que você visite nosso artigo sobre Como fazer álcool gel caseiro para manter as mãos sempre limpas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinfetar celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário sobre Como desinfetar celular

O que lhe pareceu o artigo?

Como desinfetar celular
1 de 2
Como desinfetar celular

Voltar ao topo da página