Partilhar
Partilhar em:

Como ligar a cobrar

Como ligar a cobrar

A ligação a cobrar é um modo de fazer chamadas de modo que quem paga pela ligação é a pessoa que recebe e não a pessoa que realiza. Esse tipo de chamada é ideal para aquelas situações em que você não tem um celular e precisa utilizar um telefone público ou então quando não tem saldo suficiente para realizar uma ligação.

Qualquer celular, telefone fixo ou público pode realizar chamadas a cobrar seja para a mesma cidade, seja para outro país. O que muda são alguns detalhes do procedimento. Saber como ligar a cobrar é algo que pode te ajudar em situações de emergência e te livrar de ciladas. Confira as informações que o umCOMO reuniu e não tenha mais dúvidas!

Também lhe pode interessar: Como ligar para Portugal

Como ligar a cobrar para um número da mesma cidade

A popularidade dos celulares faz os telefones públicos, também conhecidos como "orelhões", com teclas analógicas parecerem uma espécie de mistério para alguns. Mas eles estão lá espalhados em zonas urbanas para ajudar em situações onde não há outro telefone disponível, tampouco cartão para ligações. O procedimento para realizar chamadas a cobrar no Brasil tanto de orelhões, quanto de celulares ou telefones fixos para a mesma cidade é o mesmo para os três tipos de aparelhos e muito simples.

Para fazer uma ligação local a cobrar basta digitar o prefixo 9090 seguido pelo número a ser chamado. Por exemplo, imagine que o número que você quer chamar é o 36709891. Então você deveria discar assim: 909036709891.

Espere a ligação completar e quando ouvir uma musiquinha é sinal que a pessoa te atendeu. Siga as instruções da voz automática e se identifique após o sinal dizendo o seu nome e a cidade de onde está falando.

Como ligar a cobrar para outro estado ou cidade

Sim, do mesmo jeito que é possível mandar SMS a cobrar, também é possível realizar ligações interurbanas a cobrar a partir de qualquer tipo de telefone: fixo, orelhão ou celular. Ligações interurbanas podem ser realizadas tanto para uma cidade diferente, quanto para outro estado. A fórmula é muito simples, mas antes de discar você precisa saber qual é o código DDD do destino do seu número. Você pode encontrar esse código online ou em listas telefônicas.

Outra informação importante é ter em mente o código da operadora que você deseja utilizar para ligar a cobrar. Consulte as operadoras disponíveis em sua região (Embratel, OI, TIM, Telefônica...) e informe-se sobre o código prefixo delas. Sabendo isso, você já tem todas as informações necessárias para ligar a cobrar para outra cidade ou estado. Basta seguir essa fórmula:

  1. Digite 90
  2. Em seguida, digite o código da operadora disponível que você escolheu
  3. Tecle o código DDD da cidade da pessoa que vai receber e pagar por essa chamada
  4. Por último, disque o número da pessoa e aguarde a chamada completar

Por exemplo, suponhamos que você quer ligar da cidade de São Paulo para a cidade do Rio de Janeiro pela operadora Telefônica. Você discaria: 9021(esse é o DDD do Rio)15 (esse é o código da Telefônica) e então o número.

As tarifas para ligar a cobrar interurbano variam de acordo com cada operadora, para ter informações exatas, consulte o site da operadora que você elegeu.

Como ligar a cobrar para outro país

A ligação internacional soa como algo complexo e deixa algumas pessoas confusas. Se esse o seu caso, acalme-se. Ligar a cobrar para outro país é tão simples quanto ligar para outra cidade. Você só precisa saber qual é o código da operadora que você utiliza, o código DDI do país e o código da cidade. O passo a passo é o seguinte:

  1. Tecle 00
  2. Em seguida, adicione o código da operadora do seu telefone
  3. Siga com o código do país da pessoa que vai receber a chamada
  4. Então adicione o código da cidade em que essa pessoa está
  5. Finalize com o número desejado

A fórmula completa para fazer chamada a cobrar internacional é a seguinte:

00 + código de dois dígitos da sua operadora + código do país + código da cidade + número a ser chamado

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como ligar a cobrar, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como ligar a cobrar

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
Como ligar a cobrar
1 de 3
Como ligar a cobrar