Telefones fixos

Como ligar a cobrar

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 29 outubro 2019
Como ligar a cobrar

A ligação a cobrar é um modo de fazer chamadas de modo que quem paga pela ligação é a pessoa que recebe e não a pessoa que realiza. Esse tipo de chamada é ideal para aquelas situações em que você não tem um celular e precisa utilizar um telefone público ou então quando não tem saldo suficiente para realizar uma ligação.

Qualquer celular, telefone fixo ou público pode realizar chamadas a cobrar seja para a mesma cidade, seja para outro país. O que muda são alguns detalhes do procedimento. Saber como ligar a cobrar é algo que pode te ajudar em situações de emergência e te livrar de ciladas. Confira as informações que o umCOMO reuniu e não tenha mais dúvidas!

Também lhe pode interessar: Como ligar a cobrar para outro DDD

Índice

  1. Como ligar a cobrar para um número da mesma cidade
  2. Como ligar a cobrar para outro estado ou cidade
  3. Como ligar a cobrar para outro país

Como ligar a cobrar para um número da mesma cidade

A popularidade dos celulares faz os telefones públicos, também conhecidos como "orelhões", com teclas analógicas parecerem uma espécie de mistério para alguns. Mas eles estão lá espalhados em zonas urbanas para ajudar em situações onde não há outro telefone disponível, tampouco cartão para ligações. O procedimento para realizar chamadas a cobrar no Brasil tanto de orelhões, quanto de celulares ou telefones fixos para a mesma cidade é o mesmo para os três tipos de aparelhos (ligar a cobrar de telefone fixo para fixo, ligar a cobrar de celular para fixo, ligar a cobrar para outro celular) é muito simples:

Como ligar a cobrar para fixo ou celular

  1. Para fazer uma ligação local a cobrar basta digitar o prefixo 9090 seguido pelo número a ser chamado. Por exemplo, imagine que o número que você quer chamar é o 36709891. Então você deveria discar assim: 909036709891.
  2. Espere a ligação completar e quando ouvir uma musiquinha é sinal que a pessoa te atendeu.
  3. Siga as instruções da voz automática e se identifique após o sinal dizendo o seu nome e a cidade de onde está falando.

Leitura complementar: Como usar um telefone público

Como ligar a cobrar - Como ligar a cobrar para um número da mesma cidade

Como ligar a cobrar para outro estado ou cidade

Sim, do mesmo jeito que é possível mandar SMS a cobrar, também é possível realizar ligações interurbanas a cobrar a partir de qualquer tipo de telefone: fixo, orelhão ou celular.

Ligar a cobrar para celular do mesmo estado

Ligações interurbanas podem ser realizadas tanto para uma cidade diferente, quanto para outro estado. A fórmula é muito simples, mas antes de discar você precisa saber qual é o código DDD do destino do seu número. Você pode encontrar esse código online ou em listas telefônicas.

Como ligar a cobrar para outro DDD

Outra informação importante é ter em mente o código da operadora que você deseja utilizar para ligar a cobrar. Consulte as operadoras disponíveis em sua região (Embratel, OI, TIM, Telefônica...) e informe-se sobre o código prefixo delas. Sabendo isso, você já tem todas as informações necessárias para ligar a cobrar para outra cidade ou estado. Basta seguir essa fórmula:

  1. Digite 90
  2. Em seguida, digite o código da operadora disponível que você escolheu
  3. Tecle o código DDD da cidade da pessoa que vai receber e pagar por essa chamada
  4. Por último, para ligar a cobrar interurbano disque o número da pessoa e aguarde a chamada completar

Ligar a cobrar para outro estado

Por exemplo, suponhamos que você quer ligar da cidade de São Paulo para a cidade do Rio de Janeiro pela operadora Telefônica. Você discaria: 90+15 (esse é o código da Telefônica) + 21 (esse é o DDD do Rio) e então o número. As tarifas para ligar a cobrar interurbano variam de acordo com cada operadora, para ter informações exatas, consulte o site da operadora que você elegeu.

Sugestão: Como ligar restrito TIM

Como ligar a cobrar - Como ligar a cobrar para outro estado ou cidade

Como ligar a cobrar para outro país

A ligação internacional soa como algo complexo e deixa algumas pessoas confusas. Se esse o seu caso, acalme-se. Ligar a cobrar para outro país é tão simples quanto ligar para outra cidade.

Como fazer chamada a cobrar internacional

Você só precisa saber qual é o código da operadora que você utiliza, o código DDI do país e o código da cidade. O passo a passo é o seguinte:

  1. Tecle 00
  2. Em seguida, adicione o código da operadora do seu telefone
  3. Siga com o código do país da pessoa que vai receber a chamada
  4. Então adicione o código da cidade em que essa pessoa está
  5. Finalize com o número desejado

A fórmula completa para fazer chamada a cobrar internacional é a seguinte:

00 + código de dois dígitos da sua operadora + código do país + código da cidade + número a ser chamado

Veja também: Como ligar restrito VIVO

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ligar a cobrar, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ana
Olá. Ficou uma informação trocada na parte de - Como ligar a cobrar para outro estado ou cidade. No texto está: "Você discaria: 9021(esse é o DDD do Rio)15 (esse é o código da Telefônica) e então o número". O correto, seguindo o exemplo, seria: 90 + 15 (cód da Telefônica) + 21 (DDD) + número do telefone. Abraços!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Ana. Realmente as informações estavam trocadas, já revisamos e editamos. Obrigada pelo aviso! :)
1 de 3
Como ligar a cobrar