Construir um PC

Como instalar um water cooler no PC

João Santos
Por João Santos. Atualizado: 3 julho 2019
Como instalar um water cooler no PC
Imagem: reddit.com

Um problema comum a muitos utilizadores que dão elevado desempenho ao PC é o sobreaquecimento da máquina. A principal vítima deste aquecimento é, sem dúvida, o seu processador, contudo é possível garantir maior eficácia de resfriamento dos componentes. O umComo explica em alguns passos como instalar um water cooler no PC.

Passos a seguir:
1

Para começar você vai ter que investir algum dinheiro na compra de materiais necessários para a instalação do water cooler. Aqui fica a lista:

  • 8 Barb Fittings e 8 aneis de vedação
  • Mangueira dobrável
  • Água destilada
  • Bomba e reservatório de àgua
  • Radiadores ventiladores
  • Bloco para CPU

Poderá adquirir estes componentes em qualquer loja de informática ou online, como Mercado Livre, eBay ou Amazon.

2

Em primeiro lugar vamos começar por montar o bloco para a CPU. Antes de o colocar no lugar, passe um pouco de pasta térmica na CPU e só depois coloque o bloco por cima. Prenda-o através das hastes e parafusos e verifique se a colocação ficou bem feita.

O bloco convém ficar o mais firme possível junto da central para garantir que a transferência de temperatura seja feita da melhor maneira pelo seu water cooler.

Como instalar um water cooler no PC - Passo 2
3

No fim de instalado o bloco do cooler, coloque todos os fittings nos locais adequados (2 no bloco, 2 na bomba, 2 no radiador e 2 no reservatório) e coloque as mangueiras neles. Faça a medida de quanto comprimento de mangueira necessita para cada ligação (ao todo são 4) e corte, mas tenha sempre em atenção se a mangueira não tem buracos ou se está dobrada. A ordem das mangueiras é Bomba de água > Bloco do CPU > Radiador > Reservatório > Bomba de água.

No fim da instalação das mangueiras estar pronta prenda-as com os anéis de vedação para que não haja nenhum derrame de água.

Nota: a ordem das mangueiras é aquela porque o líquido de cooler chega frio ao processador e baixa a sua temperatura, depois vai ao radiador arrefecer e retoma ao reservatório pronto para iniciar novamente este ciclo

Como instalar um water cooler no PC - Passo 3
Imagem: dirigida.com.br
4

Agora, com todo o circuito do water cooler já montado, está na altura de encher o reservatório com a água destilada. Para o fazer, recomendamos que utilize um funil para não derramar nenhum líquido. Em seguida, poderá observar que as bolhas de ar sobem pelo tubo acima até à superfície, isto quer dizer que as mangueiras estão a ser preenchidas e o ar está a ir embora, não é motivo de alerta.

Nota: utilize sempre água destilada para que, em caso ocorrer algum incidente não haja curto circuitos nem o sistema fico corroído pelos sais da água mineral. Também pode misturar no líquido fluídos especiais para water coolers, como os de anticongelamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar um water cooler no PC, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: reddit.com
Imagem: dirigida.com.br
1 de 3
Como instalar um water cooler no PC