Jogos de computador

Como funciona a Steam

João Santos
Por João Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona a Steam
Imagem: hartware.com

Os computadores têm diversas utilizações, dentro das quais a possibilidade de jogar. O mundo dos jogos virtuais é dividido em dois tipos: PC e consolas. As más línguas dizem que as consolas são para as crianças enquanto que o PC é para quem gosta de desfrutar do HD aliada à versatilidade. No entanto, e sem escolher partidos, foi criada uma plataforma para computador que oferece uma infinita escolha de jogos. O umComo explica como funciona a Steam.

Também lhe pode interessar: Jogos parecidos com Free fire

Índice

  1. Como foi criada a Steam
  2. Como funciona a Steam
  3. Comunidade da Steam

Como foi criada a Steam

A Steam é um programa de computador criado pela empresa Valve, pelos fundadores Gabe Newell e Mike Harrington, que oferece mais de 3500 jogos que podem ser comprados, com o intuito de combater a pirataria.

A sua criação teve inicio em 2002 e foi anunciada ao público na Game Developers Conference como rede de distribuição. Foi lançada para facilitar as atualizações e combater os defeitos dos jogos online. Todos os amantes de Counter-Strike 1.6 tiveram a oportunidade de participar no desenvolvimento desta plataforma quando queriam jogar online e a instalação deste programa era obrigatória.

Vários acordos foram feitos com as editoras de modo a que pudessem ser lançados os jogos diretamente da Steam. No início a percentagem de desconto era de 10%, e em 2005 a Strategy First anunciou uma parceria com a Valve para a distribuição de títulos e eletrônica online.

O grande momento de revolução na história da Steam, foi no lançamento do Half-Life 2, em 2004, em que os usuários tinham de ativar o jogo pela Steam para puderem jogar. Nesse mesmo dia, milhares de jogadores se viram incapacitados de jogar devido a lentidão no sistema. Os servidores de autentificação europeus saíram do ar por 5 horas até que fossem tomadas as medidas necessárias para que a plataforma não tivesse erros, impossibilitando as pessoas de jogarem.

A partir desse momento a Steam obteve bastantes criticas negativas, no entanto também ficou bastante conhecida, sendo mais fácil a comunicação entre os gamers de todo o mundo.

Como funciona a Steam - Como foi criada a Steam
Imagem: datab.us

Como funciona a Steam

Antes de continuar quero dar ênfase a que o serviço Steam é completamente gratuito, basta baixar o programa no site oficial e cadastrar-se. A Steam oferece uma imensa lista de jogos que pode obter apenas com alguns cliques. Para comprar o jogo basta ter um cartão de crédito que funcione internacionalmente, é basicamente como fazer compras online, a forma de pagamento é igual.

A grande vantagem em comprar os jogos nesta plataforma está no seu preço. Como o jogo está nos servidores da empresa e não em formato físico, não são necessários custos de embalagem ou de distribuição. Além disso, também tem várias ofertas promocionais que lhe dão descontos até 75% do preço do jogo. O que o umComo recomenda é que compre os chamados packs de jogos, como por exemplo o Pack Valve, que vem com todos os jogos da Valve por cerca de R$350.00.

Quando finaliza a sua compra, os jogos vão estar disponíveis para download na sua conta, basta descarregá-lo para o seu PC e começar a jogar. Se, por algum motivo teve de formatar o seu computador ou fazer um backup ou um restauro, não se preocupe porque uma vez que comprou o jogo ele ficará na sua conta para sempre, pelo que poderá tornar a descarregá-lo sem problema. No entanto, para evitar uso excessivo e compartilha de jogos, não é possível jogar o mesmo jogo em computadores diferentes, apenas com logins diferentes o é permitido.

Para ver a infinidade de opções que a Steam trouxe ao mundo do gaming, você pode oferecer um jogo como presente a um amigo no momento da compra ou ainda trocar um jogo com outra pessoa. Este sistema de troca é bastante seguro, impossibilitando a pessoa que está do outro lado ficar com o seu jogo sem dar o dela em troca. Além dos jogos, também pode fazer trade de emoticons, cartas e objetos de jogos. Esta ferramenta é o ideal para ganhar alguma margem se tiver comprado o jogo em uma promoção e agora está a um valor mais alto que pode trocar por um jogo do mesmo valor, no entanto ficando você a ganhar.

Como funciona a Steam - Como funciona a Steam
Imagem: forum.jogos.uol.com.br

Comunidade da Steam

A comunidade Steam é uma opção no site disponível a todos os logins que funciona como um network entre todos os utilizadores. Nesse fórum existe a possibilidade de criar um perfil, falar no chat com outras pessoas durante o jogo, discutir tópicos e até mesmo convidar jogadores para um multiplayer.

Também é uma ótima oportunidade para encontrar possíveis clientes para fazer as suas trocas, ou seja, convidar alguém que esteja interessado em trocar o jogo dele pelo seu e criar alguns laços para jogarem em confronto ou online juntamente com os outros utilizadores.

Como funciona a Steam - Comunidade da Steam
Imagem: icrontic.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a Steam, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hartware.com
Imagem: datab.us
Imagem: forum.jogos.uol.com.br
Imagem: icrontic.com
1 de 4
Como funciona a Steam