Otros Utilidades de Software

Como usar o Chat GPT?

Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. Atualizado: 27 fevereiro 2023
Como usar o Chat GPT?

Para quem está conectado as novidades tecnológicas, provavelmente deve ter ouvido falar do chat GPT, uma inovação que vem ganhando atenção do mundo. Porém, não é todo mundo que sabe como funciona essa nova ferramenta e como usar os benefícios que ela traz.

Muitas pessoas acreditam que essa invenção terá um grande impacto em setores como educação e tecnologia, em nível global.

Aqui no umCOMO, você vai saber como usar o Chat GPT. Vamos te contar todos os detalhes, além de curiosidades sobre essa plataforma, como data de lançamento, formas de usá-la e muito mais. Vem com a gente e entenda o que procura!

Também lhe pode interessar: Como pedir feitiço no Clash of Clans

Índice

  1. O que é o Chat GPT
  2. O Chat GPT funciona?
  3. Quem criou o Chat GPT
  4. Como acessar o chat GPT
  5. Como usar o Chat GPT

O que é o Chat GPT

Lançado no final do ano de 2022, o Chat GPT, que significa Generative Pre-Trained Transformer (Transformador Pré-treinado Generativo, em português) é uma inteligência artificial baseada em deep learning (aprendizagem profunda), que é um braço da inteligência artificial. Depois do WhatsApp e do Telegram, é a grande sensação tecnológica dos últimos tempos.

Por exemplo, quando estiver utilizando o chat GPT, pode perguntar “como se faz bolo de cenoura?”, e a ferramenta, depois de alguns instantes, vai te trazer uma receita e ensinamentos copilados em texto para que você faça o seu doce da melhor maneira possível.

Para muitos, o chat GPT já é como uma nova evolução do Google e do Wikipedia, plataformas que as pessoas utilizam para encontrar coisas e obter conhecimentos. Nessa nova plataforma, também é possível fazer isso, mas de uma maneira diferente do que era o habitual.

A plataforma já tem mais de 100 milhões de usuários ativos, que a utilizam para criar textos simples com informações que desejam, além de otimizar atividades rotineiras.

O Chat GPT funciona?

Bom, primeiro depende do que você espera dele. O Chat GPT ainda está em evolução e ainda alguns ajustes são feitos frequentemente na plataforma, já que ela foi lançada apenas no final de 2022.

A qualidade do que é copilado e transmitido pelo Chat GPT impressiona muitas pessoas, que mal acreditam o quanto uma inteligência artificial já consegue entregar esse tipo de informação em poucos segundos.

Além disso, as respostas que a ferramenta nos dá tendem a ser mais criativas do que a esperamos de uma ferramenta tecnológica, por exemplo. O texto de resposta do Chat GPT, quando ele consegue responder bem a pergunta, tende a ser completo e bem estruturado, como se uma pessoa de fato estivesse escrevendo aquilo.

Muitas pessoas começaram até a utilizar Chat GPT para fazer trabalhos acadêmicos e, de fato, na parte de pesquisa pode ser uma ótima ferramenta, só não aconselhamos usar os textos que ele cria, pois isso é considerado reprovável já que o conteúdo não é de autoria da própria pessoa. Além disso, ele pode cometer erros nos textos de resposta, já que estamos falando de um robô e de uma tecnologia extremamente nova.

Quem criou o Chat GPT

O Chat GPT foi criado e desenvolvido pela Open AI, uma empresa com sede na cidade São Francisco, nos Estados Unidos. Hoje a companhia conta com um quadro de aproximadamente 652 funcionários.

O Chat GPT conta com alguns nomes famosos dentro da sua utilização, como Elon Musk, que além de ser CEO do Twitter e da Tesla é co-fundador do Chat GPT, e Sam Altman, presidente da aceleradora Y Combinator.

Como acessar o chat GPT

Apesar de ser uma ferramenta inovadora, que qualquer pessoa pode usar, o Chat GPT não é algo que todo mundo sabe acessar com facilidade. Ainda mais por ser uma ferramenta que acabou de lançar, ela vem ganhando agora reconhecimento das pessoas e com isso, trazendo curiosos interessados em usá-la.

Para que você possa usar o Chat GPT fizemos um passo a passo para você, dá só uma olhada.

Como se cadastrar no Chat GPT

  • Primeiro, você precisa acessar o site do Chat GPT. Ele ainda conta somente com uma versão em inglês, então se quiser usar uma em português, aperte o botão direito no mouse no meio da tela e selecione “traduzir para português”.
  • Depois que estiver entrado no site do Chat GPT, clique em "Sign up". Nessa etapa, você precisa criar um login para entrar na ferramenta. A OpenAI permite que você faça uma conta usando a sua do Google ou da Microsoft, mas se não desejar usar nenhuma dessas duas opções, é possível colocar um usuário e senha próprios para usar só na plataforma.
  • Em seguida, você vai para uma tela onde vai poder colocar seu nome e sobrenome. Ao clicar no botão para ir a etapa seguinte, você automaticamente concorda com os termos e condições propostos pelo Chat GPT.
  • Insira agora o seu número de celular e não esqueça de colocar o DDD e o código do país que está no momento. Para o Brasil o código é o +55.
  • Você vai receber uma mensagem para confirmar seu cadastro no Chat GPT com um código de confirmação incluso. Por último, vai precisar inserir a sequência secreta na ferramenta para concluir o seu cadastro.
  • Agora, selecione o botão escrito "Try it", que significa experimente em inglês. E pronto! Já pode começar a usar o Chat GPT.

Como usar o Chat GPT

Agora que você conseguiu a liberação para usar a ferramenta, comece fazendo uma pergunta ou o que deseja na barra de texto do Chat GPT. Por exemplo, se você digitar “Quem ganhou a Copa do Mundo em 2002?’”, ele vai responder o Brasil, mas de uma maneira bem criativa!

Depois, é só digitar as perguntas ou o que deseja que ele procure para você. Lembrando que a ferramenta está sendo aperfeiçoada dia a dia, ao mesmo passo que se torna mais completa.

E aí, conseguiu aprender o que é e usar o Chat GPT? Ele é uma das ferramentas que já chegou abalando o mundo em 2023 e tende a ser um dos principais tópicos para o ano. Aqui no umCOMO, você não só aprender como funciona essa ferramenta, mas também muitas outras coisas. Use nossa barra de buscas e conheça outros de nossos conteúdos incríveis, prontos para te ajudar seja qual for sua necessidade!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o Chat GPT?, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Bibliografia
  • Fia/Chat GPT / Disponível em <https://fia.com.br/blog/chat-gpt/> Acesso em 22 de fevereiro de 2023
  • Openai/Chat GPT / Disponível em <https://openai.com/blog/chatgpt/> Acesso em 22 de fevereiro de 2023
  • Mundo Conectado/Chat GPT: o que é e como funciona? / Disponível em <https://mundoconectado.com.br/artigos/v/31327/chat-gpt-o-que-e-como-funciona-como-usar> Acesso em 22 de fevereiro de 2023
  • Divia/Chat GPT: Como acessar e usar? / Disponível em <https://www.divia.com.br/chat-gpt-o-que-e-como-acessar-e-como-usar-o-chat-gpt-em-2023> Acesso em 22 de fevereiro de 2023
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Colegio sagrada familia
ata explicando uso de email educacional
A sua avaliação:
celestino volpato
estou dando tudo de mim para bem aproveitar o chat GPT.
A sua avaliação:
elygomes

Tudo o que você precisa saber sobre essa espetacular tecnologia .
A sua avaliação:
Rafael
Achei esse também e tem ainda mais detalhes, já estou focado nisso direto e não consigo parar vendo as inúmeras possibilidades dessa ferramenta.

A sua avaliação:
Rafael
Estou vendo que o jeito vai ser aprender tudo que for possível sobre o Chat GPT para ficarmos aptos a nos destacar no meio profissional. Quem ficar para trás será engolido infelizmente….

Como usar o Chat GPT?