Fazer um podcast

Como fazer um podcast

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 12 maio 2023
Como fazer um podcast

As mídias digitais cresceram exponencialmente nos últimos anos. O desenvolvimento tecnológico tem favorecido a criação de novas mídias na Internet, competindo em diferentes plataformas com mídias tradicionais como rádio, televisão e imprensa de papel. Nesse sentido, o podcast ganhou muito espaço devido a comodidade que oferece em seu serviço.

Cada vez mais programas de rádio e outros conteúdos online em formato de áudio estão sendo oferecidos via podcast. Os usuários aumentaram seu consumo deste formato devido à sua disponibilidade. Para entender como fazer um podcast, sua história e as vantagens que oferece, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Perguntas para Podcast

Índice

  1. O que é um podcast
  2. Como fazer um podcast
  3. História do podcast

O que é um podcast

Um podcast é um conteúdo de áudio que está disponível para todos os usuários por meio de um arquivo ou streaming. A grande vantagem que oferece em relação ao rádio é seu formato sob demanda, já que o usuário pode ouvi-lo a qualquer hora, ou seja, quando quiser.

Você pode ouvir um podcast em diferentes dispositivos, fator que ajudou a aumentar sua popularidade. Geralmente, aborda um tema ou assunto específico para criar um público de alta fidelidade.

Atualmente, a sociedade acumula grande estresse devido às tarefas diárias, horários de trabalho e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Isso não ajuda no tempo disponível para consumir conteúdos interessantes, então a chegada do podcast é uma solução para esse problema: o tempo disponível é aproveitado e ajuda a aumentar a produtividade diária.

Basta apertar o play para ouvir o conteúdo em qualquer lugar: no carro, na academia, no trabalho, no ônibus ou no almoço.

Como fazer um podcast - O que é um podcast

Como fazer um podcast

Aqui estão as noções básicas sobre como criar um podcast:

  1. Defina os objetivos: qualquer projeto iniciado sem estabelecer objetivos claros está fadado ao fracasso. Portanto, você deve defini-los em conjunto com o restante da equipe encarregada de fazer o podcast. Com essa estratégia, você ampliará o alcance da sua marca e mostrará ao mercado a experiência que tem sobre o assunto abordado no conteúdo oferecido.
  2. Determine o consumidor: especificar o público para o qual você deseja direcionar o conteúdo oferecido em seu podcast é essencial para definir o formato, os temas selecionados, os convidados e o tom do programa. Com isso definido, você pode desenvolver alguns mecanismos de verificação para saber se o podcast está tomando o rumo certo, entregando assim um conteúdo mais atrativo aos ouvintes.
  3. Tipo de podcast e identidade: o formato escolhido, seja por meio de entrevistas, debates ou qualquer outra opção, faz parte do sucesso do conteúdo. Da mesma forma, você deve estudar sobre diferentes temas relevantes abordados em programas semelhantes para entregar um conteúdo mais bem preparado aos ouvintes, criando uma identidade de marca.
  4. Criação do nome: o nome do podcast deve transmitir uma mensagem ampla sobre seu conteúdo, ter uma pronúncia simples e ser facilmente lembrado.
  5. Descubra o seu logotipo: primeiro você deve entender que tipo de recurso gráfico deseja para o seu programa: geométrico, ilustrativo ou abstrato, por exemplo. O processo de criação do logotipo deve ser executado corretamente, pois o resultado fará parte da estratégia de identidade visual do podcast. Inspire-se procurando outras referências. Se o conteúdo for mais casual, você pode optar por um logotipo extravagante e, se for um programa formal, a limpeza do logotipo terá um efeito melhor sobre os ouvintes encontrarem seu podcast.
  6. Especifique a duração e a frequência do podcast respondendo às seguintes perguntas: qual é o melhor para você? Você terá convidados para entrevistar toda semana? Você tem recursos suficientes para gravar o programa semanalmente?
  7. Estrutura do roteiro: você deve prepará-lo antes de gravar o podcast. Ele permitirá que você expresse melhor as ideias do conteúdo, organize os temas a serem discutidos durante o programa, otimize o tempo eliminando longas introduções e facilite a comunicação com o público, abrindo um espaço para tirar dúvidas em caso de interação ao vivo.

Também te ajudamos com as perguntas para podcast neste outro artigo.

História do podcast

A criação de podcasts remonta a 2004. Naquela época, era uma inovação tecnológica facilitar a transmissão diferida de programas para emissoras de rádio. As estações podiam publicá-los na Internet e os ouvintes baixavam-os por sua preferência.

O termo podcast foi criado pelo jornalista Ben Hammersley, do jornal The Guardian. É a contração de iPod e broadcast com a intenção de refletir ambas as características. Em 2012, a Apple incorporou um aplicativo de podcast original aos seus smartphones, trazendo uma revolução e um dos principais motivos para o auge desse formato, pois permitiu que os ouvintes acessassem seus programas favoritos de forma ainda mais simples.

Com base nessa inovação da Apple e em programas de grande interesse cultural como o Serial, lançado em 2014 por uma equipe de rádio independente em jornalismo investigativo online nos Estados Unidos, o podcast cresceu em consumo comunicativo até se tornar uma ótima alternativa a outros tradicionais formatos de conteúdo.

Se você quer conhecer plataformas onde pode ouvir um podcast, recomendamos este artigo do umCOMO sobre O que é Deezer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um podcast, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer um podcast