Fazer um podcast

Perguntas para Podcast

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 20 fevereiro 2023
Perguntas para Podcast

Quando fazemos um podcast, é sempre importante saber tirar o melhor do nosso entrevistado, para que a episódio gravado não seja apenas uma conversa maçante entre os envolvidos, mas, sim, algo que gere a curiosidade do seu público para isso é importante saber quais as melhores perguntas para fazer em um podcast.

Porém, nem sempre é fácil tirar o melhor da conversa toda, você, na figura da pessoa entrevistadora, sempre é bom saber como guiar a conversa para tratar de assuntos relevantes para o público ouvinte. Hoje, aqui no umCOMO, você vai entender como fazer perguntas para podcast, desde como iniciar até dicas para nichos e temas específicos.

Também lhe pode interessar: Como fazer um podcast

Índice

  1. Como criar boas perguntas para podcast
  2. Perguntas para podcast engraçadas
  3. Perguntas para podcast sobre trabalho
  4. perguntas para podcast infantil
  5. Perguntas para podcast de Casal
  6. Perguntas para polêmicas para podcast
  7. Perguntas para podcast sobre futebol
  8. Perguntas para podcast gamer
  9. Perguntas para podcast LGBT

Como criar boas perguntas para podcast

Para muitas pessoas, criar uma conversa dinâmica e interessante não é algo simples. Mas é possível aprender isso e estar preparado(a) para fazer boas perguntas dentro do podcast.

O primeiro passo é conhecer seu entrevistado. Pesquise tudo que for possível, entenda quem é aquela pessoa, o que ela já fez, além dos motivos mais óbvios que fizeram você chamá-la para seu podcast.

Bater um papo antes do podcast, para esquentar e já quebrar o gelo entre você a pessoa, caso já não se conheçam, é uma ótima maneira de conhecer mais sobre o seu entrevistado, principalmente coisas que não estão na internet ou não são de conhecimento público.

Essa dica é muito valiosa, já que além de abrir uma conversa prévia com a pessoa, é daí que saem muitos assuntos e coisas interessantes para serem faladas no podcast. Você não tem ideia de quantas ideias podem ser geradas apenas desse papo anterior a gravação!

Agora que você já tem essa dica valiosa, vamos entrar mais em dicas para podcasts segmentados. Encontre o tipo que procura e aproveite as dicas e sugestões.

Perguntas para podcast engraçadas

Perguntas engraçadas são sempre algo interessante para quebrar o gelo e deixar o podcast mais divertido, tanto para quem participa quanto para quem escuta.

Sempre vale também analisar o perfil do entrevistado na conversa prévia para avaliar quais perguntas engraçadas para podcast você pode incluir. Se for um perfil bem sério e pouco aberto ao diálogo mais descontraído, talvez usar perguntas engraçadas não seja maneira mais adequada para seguir o episódio.

Claro, sempre vale tentar algo, principalmente se for algo leve e próximo da realidade do entrevistado e de quem escuta o podcast. Conheça abaixo alguns exemplos de perguntas de podcast:

  • Qual sua história mais engraçada?
  • Você acha que alienígena existe?
  • Já passo alguma vergonha grande? Conta aì pra gente!

Perguntas para podcast sobre trabalho

Para perguntas mais profissionais, é sempre importante ter um conhecimento prévio bem apurado sobre o que entrevistado faz e trabalha. Fazer questionamentos com conteúdo qualitativo, que o faça tirar dúvidas dos ouvintes ou explicar estruturas complexas da área é algo muito interessante.

Porém, lembre-se quem nem todo mundo que está escutando o podcast pode ser uma pessoa já mais entendida no assunto, então tente explicar alguns termos da pergunta, ou dar um contexto maior, para que o episódio seja interessante para qualquer ouvinte que se interesse pelo que está sendo dito.

Interrupções leves, para que se de fato uma conversa e não uma entrevista padrão de podcast de perguntas e respostas, é bem importante, já que nessas pausas é bom reforçar alguns termos que o convidado fala e exemplificá-los para todo seu público. Abaixo, você encontra alguns exemplos de perguntas para este tipo de podcast:

  • Como iniciou nessa carreira?
  • Você vê algum movimento inovador dentro da sua área de atuação?
  • Tem algum conselho para quem gostaria de seguir uma carreira igual a sua?

perguntas para podcast infantil

Aqui, é importante saber o que conecta o convidado as crianças, caso não seja uma. O que de fato chama a atenção delas nessa pessoa? É uma ótima área para se explorar, além de entender sua história, seu trabalho, etc.

Além disso, o uso de termos mais simples ajuda que as crianças entendam tudo da maneira mais fácil possível. Então é importante entender que o seu episódio é para todas as idades, mas não precisa infantilizar a pessoa, o fato de simplesmente não utilizar frases ou palavras muito complexas já é mais que o essencial.

Abaixo, temos alguns exemplos de perguntas de podcast para criança, que variam se o participante é uma criança ou um adulto. Dá só uma olhada!

Caso seja criança:

  • Qual seu brinquedo preferido?
  • Você acha que as outras crianças se espelham em você?
  • Quem é seu ídolo ou ídola?

Se for um adulto:

  • Como você vê o impacto que a sua imagem tem nas crianças?
  • O que você mais gosta do seu trabalho em relação as crianças?
  • Sente que é também uma eterna criança?

Perguntas para podcast de Casal

Quando o podcast envolve casais, seja esse o tema ou um casal como entrevistado em si, perguntar coisas do cotidiano e da relação dos convidados é sempre uma coisa muito boa, já que costuma gerar bastante conversa dentro do episódio.

Quando tiver mais de uma pessoa no podcast, é sempre bom falar um tema direcionado a um entrevistado e depois pedir a opinião e fala do outro. Isso das duas visões de um mesmo ambiente, que podem ser muitas vezes distintas e assim interessantes para a gravação.

Temos também aqui alguns exemplos de perguntas para podcast de casal:

  • Qual o segredo de um bom relacionamento na visão de vocês?
  • Como se conheceram? Já tinha rolado um interesse logo no começo?
  • Quem disse eu te amo primeiro?

Perguntas para polêmicas para podcast

Quando falamos de perguntas polêmicas, é sempre importante tratar do assunto com cuidado. Caso o entrevistado não se sinta confortável, é melhor não insistir nelas, sempre.

Sabemos que todo mundo quer um episódio de podcast bombástico, que chame muito a atenção, e que isso é muita das vezes associado as perguntas polêmicas, que de fato trazem esse apelo em diversos casos.

Porém, é importante tocar no assunto previamente com a pessoa convidada, para saber se ela se sente à vontade para tratar desse tema. Além de que, a pessoa sentir que você está com intenções ruins, isso pode arruinar todo o seu podcast.

Mas o melhor a se fazer para ter perguntas polêmicas é falar mesmo antes com a pessoa entrevistada e, durante o podcast, tentar não ser parcial ou dizer alguma coisa que possa ferir a sua imagem ou da pessoa. Você está ali para dar a ela um lugar de fala sobre o tema, caso ela queira, e é isso que vai gerar uma boa resposta para uma pergunta polêmica.

Como nas outras vertentes de podcast que falamos aqui, também trazemos alguns exemplos de perguntinhas polêmicas:

  • Qual seu maior arrependimento?
  • O que mais te incomoda no mundo?
  • Quando alguém te diz que tudo que conquistou foi fácil, o que acha disso?

Perguntas para podcast sobre futebol

Quando estamos em um podcast com uma personalidade do futebol, é sempre importante conhecer a carreira dela para fazer as perguntas corretas.

Entenda os principais momentos da carreira dessa pessoa atleta e faça com que ela conte momentos únicos, do ponto de vista dela, de como foi passar por tudo aquilo.

Por exemplo, não é todo atleta que teve o prazer de ganhar uma Copa do Mundo, jogar um grande clássico brasileiro ou atuar em um dos grandes clubes europeus, não é mesmo?

Tudo isso é muito interessante e ver a perspectiva que o entrevistado(a) tem disso com certeza será muito legal para o podcast.

Temos aqui também algumas perguntas de exemplo para podcast de futebol? Variando se for um atleta ou uma personalidade desse esporte.

Caso seja um atleta:

  • Qual foi o jogo mais importante da sua carreira?
  • Lembra da sua caminhada para ser profissional? Como foi?
  • Qual foi sua maior alegria dentro do esporte?
  • Qual clube que jogou você guarda com mais carinho no coração?

Caso seja uma personalidade do esporte (treinador, dirigente, locutor):

  • Qual sua relação com seu time do coração? Sabe dividir bem?
  • Qual é a história mais louca que você tem dentro do futebol?
  • As pessoas acham que a sua profissão é o que na realidade é mesmo? Ou acham que é só alegria trabalhar com futebol?

Perguntas para podcast gamer

Entender bem o do jogo, quem é a empresa que fez, inovações e aderência que ele tem na comunidade brasileira ajudam muito você a ter boas perguntas para um podcast gamer.

Dependendo da pessoa entrevistada, peça para contar bastidores do trabalho dela, caso ela se sinta confortável, para gerar assuntos muito diversos e fora da realidade das pessoas que consomem jogos eletrônicos.

Trouxemos também algumas perguntas para podcast gamer:

  • Como tem visto a evolução dessa indústria nos últimos anos?
  • Qual foi o melhor jogo do ano passado na sua opinião?
  • Qual foi o papel dos games na sua vida? O quanto de quem você é hoje atribui a eles?

Perguntas para podcast LGBT

Como em todo podcast, entender a história da pessoa entrevistadas já é muito importante.

Na conversa prévia ao episódio, é importante perguntar como você se deve se referir a pessoa, se ele tem alguma preferência de pronome e se existe algum tema que ela prefere não abordar.

Dependendo do tema, já que podem ser alguns bem sensíveis, é interessante você saber como vai passar sua opinião. De forma geral, é sempre bom se posicionar, já que aquela pessoa, se tem um apelo na mídia, transmite a opinião de muita gente que pode ou se identifica com suas ideias.

Segue também algumas perguntas para podcast LGBT:

  • Como você vê o crescimento da representatividade LGBTQIA+ nas mídias?
  • Como foi se assumir e entender de fato quem você era para si mesmo(a)? Teve apoio das pessoas amadas?
  • Apoia alguma causa LGBTQIA+ específica? Como?
Perguntas para Podcast - Perguntas para podcast LGBT

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perguntas para Podcast, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências

§ Feedgurus/Perguntas para podcast / Disponível em <https://feedgurus.com/perguntas-para-podcast/> Acesso em 11 de fevereiro de 2023

§ Castnews/Melhores perguntas para entrevistas em podcast / Disponível em <https://www.castnews.com.br/melhores-perguntas-para-entrevistas-em-podcast/> Acesso em 11 de fevereiro de 2023

§ Metropoles/10 perguntas para fazer seu podcast viralizar / Disponível em <https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/10-perguntas-para-fazer-seu-podcast-viralizar> Acesso em 11 de fevereiro de 2023

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Perguntas para Podcast