Partilhar
Partilhar em:

Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (440 votos)
23 comentários
728 vezes partilhado
 
Fonte: profvaniamenezes.blogspot.pt

Um mapa conceitual é uma ferramenta de trabalho que tem como objectivo organizar e representar um dado conhecimento, ideia ou pesquisa. Este mapa é feito através de um conjunto de conceitos (palavras-chave), relacionados entre si e colocados por uma determinada ordem. Esta conexão entre conceitos é feita utilizando linhas ou flechas, onde podem constar palavras ou frases de ligação, que explica a natureza da relação entre os conceitos. O Microsoft Word é um editor de texto que lhe permite fazer um mapa conceitual, utilizando as formas de desenho. De seguida, mostramos-lhe passo a passo como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word.

Vai precisar de:
Instruções:
1

Abra o Microsoft Word no seu computador.

2

Clique no menu "Inserir" na barra de menus superior, clique no sub-menu "Formas" e selecione a forma de círculo. De seguida, vamos desenhar o círculo na folha do word. Para isso, basta clicar com o botão do lado esquerdo do rato e arrastá-lo até ter o círculo do tamanho que desejar. Enquanto arrasta o rato, pressione Shift para manter o círculo com um tamanho proporcional. Lembre-se que poderá ajustar o tamanho do círculo sempre que desejar. Para tal, basta clicar em cima do círculo e arrastar os cantos do mesmo.

3

De seguida, irá escrever no interior do círculo os conceitos que pretender. Basta clicar com o botão do lado direito em cima do círculo e selecionar "Adicionar texto". Se pretender mudar o tipo de letra ou tamanho da mesma, selecione o texto que digitou e escolha o tipo e o tamanho de letra no menu "Base" da barra superior de menus.

4

Repita novamente o processo anterior, para obter um novo círculo. Coloque-o junto ao primeiro e digite o conceito. Lembre-se que poderá alterar o tamanho do círculo, consoante a sua importância.

5

Para conetar os seus conceitos poderá utilizar uma linha ou uma flecha. Para desenhar uma seta ou flecha, vá novamente ao menu "Inserir" e clique no sub-menu "Formas" e selecione o tipo de linha ou flecha que desejar.

6

Para desenhar a linha ou flecha, clique com o botão do lado esquerdo do rato e arraste até obter o tamanho desejado. Arraste-a e coloque-a no sítio pretendido.

7

Lembre-se que poderá alterar o tamanho da linha ou flecha, clicando em cima dela e arrastando os pontos que lhe aparecem nas pontas da mesma.

8

Vá repetindo o processo, adicionando os restantes conceitos, até ter o seu mapa conceitual construído. No final, lembre-se de salvar o seu documento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Comentários (23)

Escrever comentário sobre Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word

23 comentários
Marilene Belo
Preciso de explicações de como fazer um mapa conceitual. Desde já agradeço
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Marilene! Acima no artigo poderá encontrar as explicações necessárias para fazer um mapa conceitual no Word, se tiver dúvida em algum passo não hesite em perguntar.
Casturina Martins de Matosmachado
por favor me oriente de como fazer um mapa conceitual.
A sua avaliação:
fabiola
mapa conceitua incuindo acessililidadel,inclusao social tenho que falar da educaçao definiçao de inclusao objetivo nao estou sabendo fazer
A sua avaliação:
isaneide
como faço um mapa conceitual de tema transversais
Selma Reis
parabéns! Muito bom! me ajudou muito! consegui fazer o meu mapa!
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Selma! Que bom saber que você conseguiu! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Selma
Gostaria que vocês me ensinassem passo a passo como fazer um mapa conceitual .
maria rosa Rosa
estou com muita dificuldade em fazer um mapa mental me mande sugestões por favor
maria Rosa
como fazer um mapa colorido no word com menos detalhe
Antonio Sergio G. de Azevedo
Desculpas por ter clicado na opção não útil. Tenho que ser humilde e dizer que foi eu que não li direito, pois agora deu certo. Obrigado!
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Olá Antonio, que bom que deu certo :) Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
José Carlos Barbosa de Araujo
Oi, gente! Adorei a ferramenta, me ajudou bastante num momento difícil. Muito obrigado!!!!
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Olá José, que bom saber que conseguimos ajudar você :) Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)

Fonte: profvaniamenezes.blogspot.pt