Partilhar

Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word

Imagem: profvaniamenezes.blogspot.pt

Um mapa conceitual é uma ferramenta de trabalho que tem como objectivo organizar e representar um dado conhecimento, ideia ou pesquisa. Este mapa é feito através de um conjunto de conceitos (palavras-chave), relacionados entre si e colocados por uma determinada ordem. Esta conexão entre conceitos é feita utilizando linhas ou flechas, onde podem constar palavras ou frases de ligação, que explica a natureza da relação entre os conceitos. O Microsoft Word é um editor de texto que lhe permite fazer um mapa conceitual, utilizando as formas de desenho. De seguida, mostramos-lhe passo a passo como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Abra o Microsoft Word no seu computador.

2

Clique no menu "Inserir" na barra de menus superior, clique no sub-menu "Formas" e selecione a forma de círculo. De seguida, vamos desenhar o círculo na folha do word. Para isso, basta clicar com o botão do lado esquerdo do rato e arrastá-lo até ter o círculo do tamanho que desejar. Enquanto arrasta o rato, pressione Shift para manter o círculo com um tamanho proporcional. Lembre-se que poderá ajustar o tamanho do círculo sempre que desejar. Para tal, basta clicar em cima do círculo e arrastar os cantos do mesmo.

3

De seguida, irá escrever no interior do círculo os conceitos que pretender. Basta clicar com o botão do lado direito em cima do círculo e selecionar "Adicionar texto". Se pretender mudar o tipo de letra ou tamanho da mesma, selecione o texto que digitou e escolha o tipo e o tamanho de letra no menu "Base" da barra superior de menus.

4

Repita novamente o processo anterior, para obter um novo círculo. Coloque-o junto ao primeiro e digite o conceito. Lembre-se que poderá alterar o tamanho do círculo, consoante a sua importância.

5

Para conetar os seus conceitos poderá utilizar uma linha ou uma flecha. Para desenhar uma seta ou flecha, vá novamente ao menu "Inserir" e clique no sub-menu "Formas" e selecione o tipo de linha ou flecha que desejar.

6

Para desenhar a linha ou flecha, clique com o botão do lado esquerdo do rato e arraste até obter o tamanho desejado. Arraste-a e coloque-a no sítio pretendido.

7

Lembre-se que poderá alterar o tamanho da linha ou flecha, clicando em cima dela e arrastando os pontos que lhe aparecem nas pontas da mesma.

8

Vá repetindo o processo, adicionando os restantes conceitos, até ter o seu mapa conceitual construído. No final, lembre-se de salvar o seu documento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário sobre Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word

38 comentários
LUCIMARE
Amei as dicas e conseguir fazer . obrigada pela valiosa ajuda.
paula kaline
Muito obrigada
Gilson
muito obrigado foi muito útil para mim.
Editor umComo.com.br
Valeu Gilson! Obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando o umCOMO :)
A sua avaliação:
Marilene
muito obrigada foi de grande utilidade
Editor umComo.com.br
Oi Marilene! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando o umCOMO :)
Idenê Carvalho
13/11/2017 Preciso saber como fazer um mapa conceitual. Desde já lhe agradeço
Marilene Belo
Preciso de explicações de como fazer um mapa conceitual. Desde já agradeço
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marilene! Acima no artigo poderá encontrar as explicações necessárias para fazer um mapa conceitual no Word, se tiver dúvida em algum passo não hesite em perguntar.
Casturina Martins de Matosmachado
por favor me oriente de como fazer um mapa conceitual.
A sua avaliação:
fabiola
mapa conceitua incuindo acessililidadel,inclusao social tenho que falar da educaçao definiçao de inclusao objetivo nao estou sabendo fazer
A sua avaliação:
isaneide
como faço um mapa conceitual de tema transversais
Selma Reis
parabéns! Muito bom! me ajudou muito! consegui fazer o meu mapa!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Selma! Que bom saber que você conseguiu! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Imagem: profvaniamenezes.blogspot.pt

Voltar ao topo da página