Escolher um celular

Como saber o modelo do celular

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 10 março 2020
Como saber o modelo do celular

O modelo do celular é o nome que identifica aquele aparelho conforme as suas características de fábrica. Esse tipo de informação costuma ser o ponto de partida na escolha de um novo aparelho mas é mais do que normal esquecer o nome com o passar do tempo ou confundi-lo com outros modelos. Essa informação, no entanto, é fundamental para a compra de acessórios, pedidos de assistência técnica e outras necessidades relacionadas. Se você não lembra qual o seu, fique tranquilo. Neste post do umCOMO explicamos como saber o modelo de celular, data de fabricação e IMEI de maneira simples e útil.

Também lhe pode interessar: Como formatar o celular

Índice

  1. Como saber o modelo do celular
  2. Como saber o modelo do celular iOS
  3. Como saber a data de fabricação do celular
  4. IMEI

Como saber o modelo do celular

No Android o procedimento para saber o modelo do celular pode ter algumas pequenas variações dependendo do modelo e da atualização do sistema, mas quase sempre se encontra nas configurações, mais especificamente nas informações sobre o dispositivo:

  1. Acesse as configurações do celular;
  2. Nessa mesma tela, selecione o ícone de informações (representado por um 'i');
  3. Na frente de 'Sobre o dispositivo' você encontrará o modelo do celular.

Outras maneiras muito simples, mas nem sempre possíveis, de saber o modelo do celular são:

  • Carcaça: você se lembra como é o seu celular sem a capinha? Muitos celulares têm o nome do modelo estampado na própria carcaça. Tire a capinha e dê uma olhada na parte de trás do seu aparelho, com um pouco de sorte, você conseguirá identificar o celular;
  • Bateria: esse é outro método bem simples que também pode ser certeiro. Abra o celular, verifique a bateria e a parte de dentro da carcaça, em muitos casos você encontrará o modelo do celular estampado nessa parte;
  • Caixa do celular: apesar de óbvio, muita gente acaba se esquecendo que ainda tem a caixa ou nota fiscal do celular em casa, onde é possível saber o nome do celular e outras informações úteis. Por isso, recomenda-se guardar a caixa;
  • Reinicie o dispositivo: outro método óbvio que acaba passando desapercebido é prestar atenção nas telas de abertura do celular. Muitos fabricantes disponibilizam essas informações logo na tela de abertura. Reinicie o seu celular e fique de olho na introdução, neste caso, você com certeza saberá qual é a marca do seu celular.
Como saber o modelo do celular - Como saber o modelo do celular

Como saber o modelo do celular iOS

Ainda que a variedade de modelos de smartphones com sistema iOS seja limitada aos iPhones, existem variações em modelos de cada ano. Para descobrir o modelo do celular iPhone basta seguir este caminho:

  1. Ajustes -> Geral -> Sobre;
  2. Neste tela você encontrará as informações sobre modelo, número do modelo e número de série.

Como identificar o celular por fora

No caso do iPhone, todas as edições têm o modelo descrito na própria carcaça do celular na parte de fora. Basta retirar a capinha dela, caso haja, e ler as letrinhas que costumam ficar mais para baixo, conforme mostrado na imagem. Outra maneira simples, caso você não consiga identificar o celular por fora é abrir a bandejinha do SIM. Ali você encontrá o número do modelo 'tatuado' na bandeja.

Como saber o modelo do celular - Como saber o modelo do celular iOS
Imagem: Reprodução /Apple

Como saber a data de fabricação do celular

Uma vez que você saiba o modelo do celular, é bem possível que você encontre o ano de fabricação no site do próprio fabricante ou na nota fiscal do aparelho, assim como outras informações úteis.

IMEI

Além de saber o modelo do celular, em algumas situações específicas pode ser necessário apresentar o IMEI do celular, um número único de registro que permite que seja encontrado ou bloqueado em casos de roubo, por exemplo. Na nota fiscal do aparelho você consegue encontrar o IMEI do celular, mas você já não a tenha, descubra o IMEI do celular seguindo os passos a seguir e anote para casos de emergência:

Como consultar IMEI de Android

A maioria dos smartphones de sistema operacional Android podem ter o seu IMEI descoberto pelo seguinte caminho:

  • Configurações → Sobre o telefone → Status

Na parte “Status” haverá a opção de descobrir o IMEI do seu celular Android, inclusive a opção de descobrir outros dados: Wi-Fi MAC address, bluetooth, IP. Sugerimos que você anote todas essas informações pois elas estão lá para te auxiliar. E como é um caminho no Android que raramente fazemos ao mexer no celular, é muito provável que ele seja esquecido.

Como saber o modelo do celular - IMEI

Como consultar IMEI no iPhone

No iPhone existe uma infinidade de maneiras para se descobrir o IMEI, para cada versão de iOS existente. No iOS 6 ou superior você deve seguir o seguinte caminho para descobrir o IMEI do seu celular:

  • Ajustes → Geral → Sobre. Se você manter seu dedo pressionado em IMEI, é possível copiar o número IMEI para formulários e demais necessidades onde este é requisitado.

Em modelos anteriores de iPhone, o número IMEI está na bandeja do cartão SIM. Você também pode ver pela embalagem do seu produto caso ainda a tenha e pelo iTunes no seu computador.

Como saber o modelo do celular -
Imagem: Reprodução /Apple

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o modelo do celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução /Apple
Imagem: Reprodução /Apple
1 de 5
Como saber o modelo do celular