Cobertura da rede móvel

Como compartilhar dados móveis

 
Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. Atualizado: 4 novembro 2019
Como compartilhar dados móveis

Em mais de uma ocasião, pode ser necessário compartilhar dados móveis de um celular para outro. O mais comum nesses casos é que essas dados precisem ser compartilhados porque um dos dispositivos gastou todos os gigas incluídos em seu plano, algo que costuma acontecer bastante para compartilhar internet.

Normalmente, esse processo de passar internet para outro celular não é especialmente complicado, embora possa haver algumas variações dependendo do smartphone, bem como do modelo do seu telefone e do sistema operacional que possui para compartilhar internet. Se você não sabe como compartilhar dados móveis, porque nunca fez isso ou porque ainda não tem certeza, não se preocupe! Neste post do umCOMO, vamos explicar passo a passo tudo o que você precisa saber sobre como compartilhar dados móveis em diferentes situações, para que os dados nunca faltem e você possa escolher a maneira mais adequada ao seu caso. Você nunca mais vai ficar desconectado!

Também lhe pode interessar: Como compartilhar a Internet do celular

Índice

  1. Como transferir internet: Android
  2. Como compartilhar dados móveis: iOS
  3. Dicas para transferir internet

Como transferir internet: Android

Os dados móveis do telefone Android podem ser compartilhados para que outro telefone, tablet ou computador se conecte à Internet. Existem três maneiras principais de compartilhar internet: via WiFi, Bluetooth e USB. Cada uma delas possui uma série de peculiaridades que convém saber:

Como usar o celular como roteador: compartilhar dados com WiFi

As possibilidades de compartilhamento de dados são maiores quando feitas por meio de um ponto de acesso WiFi, pois é possível conectar até dez dispositivos ao mesmo tempo. Os passos são muito simples:

  1. Abra o aplicativo "Configurações" na tela ou no menu principal do dispositivo.
  2. Acesse "Rede e Internet".
  3. Selecione "Roteador WiFi/Compartilhar conexão".
  4. Toque na opção "Ponto de acesso WiFi" e ative-a.
  5. Escolha um ponto de acesso para ver ou modificar as configurações, com o nome da rede e a senha. Você também tem a opção de selecionar "Nenhuma" na seção "Segurança" se não quiser nenhuma senha. No entanto, em alguns dispositivos móveis pode ser necessário configurar antes o ponto de acesso WiFi.
  6. Agora, conecte o outro dispositivo. Para isso, você precisa abrir a lista de opções WiFi deste dispositivo, escolher o nome do ponto de acesso do outro smartphone, digitar a senha (se foi utilizada) e conectar.

Como passar internet para outro celular por Bluetooth

Neste caso para compartilhar dados móveis, o processo é bem mais rápido porque consiste simplesmente em parear um dispositivo com o outro. Veja como compartilhar internet no celular via Bluetooth:

  1. Abra as "Configurações" do telefone na tela de início ou no menu.
  2. Acesse "Redes e internet".
  3. Escolha "Rede WiFi/Compartilhar conexão".
  4. Escolha "Compartilhar por Bluetooth".

Como compartilhar dados móveis via USB

Essa maneira de compartilhar dados móveis também é muito simples. Você só precisa conectar os dois terminais com um cabo USB, seguir as etapas que explicamos na seção anterior e escolher, no final, a opção Compartilhar conexão por USB.

Sugestão: Como configurar uma rede WiFi

Como compartilhar dados móveis - Como transferir internet: Android

Como compartilhar dados móveis: iOS

Caso você tenha um iPhone, iPad ou MAC, também é possível compartilhar dados móveis com outros dispositivos. Para usar esta opção para passar internet para outro celular, também existem várias propostas, pois é possível compartilhar os dados via WiFi, Bluetooth e USB. Por isso, embora você verá que há passos muito parecidos com os que já comentamos, vamos novamente seguir por partes:

Como compartilhar dados móveis por WiFi

Esta opção é geralmente a mais utilizada para enviar internet. Você terá que seguir uma série de etapas, tanto no dispositivo a partir do qual serão compartilhados os dados como no que os utilizará:

  1. Para começar a enviar internet, você deve utilizar o dispositivo a partir do qual os dados serão compartilhados. Vá até a opção "Configurações" e selecione "Dados móveis".
  2. Escolha "Compartilhar Internet" e verifique a senha do WiFi, bem como o nome do dispositivo.
  3. Mantenha essa tela aberta até que o outro dispositivo o qual você deseja enviar internet se conecte.
  4. Agora, você precisa pegar o dispositivo que vai se conectar para receber os dados compartilhados. Você precisa entrar em "Configurações" e selecionar WiFi.
  5. Procure na lista exibida nome do iPhone ou iPad do qual vai receber os dados (transferir internet de um celular para o outro).
  6. Escolha essa rede WiFi para dividir internet.
  7. Insira a senha (se for solicitada) e aproveite os dados.

Como transferir internet por Bluetooth

Aqui o processo para rotear internet para outro celular é muito mais rápido. Basta ir em "Configurações" e escolher a opção "Bluetooth". Esta forma é mais adequada para iPhone e iPad, porque no MAC você precisa fazer uma configuração para toda conexão de rede Bluetooth, tendo que executar todas as etapas indicadas pelo fabricante, dependendo do modelo MAC que se utiliza.

Como compartilhar dados móveis via USB

Esse processo é o mais simples de todos para transferir internet, pois você só precisa conectar os dispositivos através do cabo USB. Às vezes costuma aparecer uma mensagem que pergunta se você pode confiar no computador ou nesse dispositivo. Se essa mensagem for exibida, basta clicar em "Confiar" e está tudo pronto para compartilhar dados móveis.

Leitura útil: Por que meu meu MAC não reconhece o USB?

Dicas para transferir internet

Quando falamos sobre como compartilhar dados móveis de um celular para outro no iOS e no Android, é importante considerar vários fatores para evitar quebrar a cabeça na hora de transferir internet. Estes são os principais:

  • Tarifas: existem operadoras que limitam a conexão compartilhada, não a permitem ou aplicam uma taxa adicional à tarifa contratada. Por isso, é importante verificar essas questões previamente, especialmente se os dispositivos ficarão conectados com frequência para quem vai rotear a internet.
  • MAC: computadores MAC não estão preparados para compartilhar dados móveis com dispositivos Android através da conexão por USB.
  • Compartilhar internet no celular via Bluetooth: este tipo de conexão permite compartilhar dados através de MAC, PC e dispositivos de outros fabricantes.

Com essas dicas sobre como compartilhar dados móveis, ter te ajudado a entender melhor as diferentes opções disponíveis para transferir internet e usar o celular como roteador. Não se esqueça de que pode haver variações na hora de compartilhar internet, dependendo da versão do sistema operacional que você possui e do modelo de dispositivo que você usa. Em caso de dúvidas, consulte as instruções do fabricante ou de sua operadora.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como compartilhar dados móveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como compartilhar dados móveis