Configuração de WiFi

Como configurar uma rede WiFi

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 19 dezembro 2017
Como configurar uma rede WiFi
Imagem: vodafone

Recebeu o roteador em casa, ligou-o à linha telefônica seguindo as instruções da caixa, ligou o seu computador e não conseguiu conectar-se? É normal, falta-lhe o último passo, o de configurar a rede WiFi no seu equipamento, o que permitirá também que a partir de agora cada vez que o ligar, a conexão irá fazer-se de forma automática. Como fazê-lo? Em umComo.com.br explicamos-lhe como configurar uma rede WiFi.

Também lhe pode interessar: Como proteger uma rede WiFi

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, veja alguns dados que estão escritos por baixo do roteador (ou nos documentos que lhe enviarão): SSID e WEP/WPA/WPA2/PSK. Irá precisar destes dados mais para a frente.

2

No seu equipamento, veja as conexões de rede (Menu Iniciar > Meus locais de rede > Ver conexões de rede). Nesta tela verá vários ícones. Um deles é o de Conexões de rede sem fios, que terá uma pequena cruz vermelha que indica que não está conectado a nenhuma rede WiFi.

3

Clique com o botão do lado direito do rato sobre o ícone de Conexões de rede sem fios e escolha a opção Ver redes sem fios disponíveis.

4

Na nova janela que se abrirá, aparecerão todas as redes sem fios que há disponíveis à sua volta. A sua é a que coincide com o SSID que está por baixo do roteador. Se não a vir, clique em 'Atualizar lista de redes' (no menu da esquerda).

5

Quando a janela mostrar a lista atualizada de redes (pode demorar um pouco), clique sobre a sua e de seguida no botão 'Conectar' que aparece na parte inferior direita da janela.

6

Irá abrir-se uma caixa de diálogo que lhe pedirá que introduza a chave para se poder conectar à rede. Trata-se do código que aparece por baixo do roteador no WEP/WPA/WPA2/PSK. Introduza a senha e clique em 'conectar'.

7

Se introduziu bem a chave, o computador irá conectar-se e, na lista de conexões sem fios, aparecerá a sua em primeiro lugar e como 'Conectada'. Agora já pode navegar pela internet!

Veja também: Nomes para Wifi: ideias legais e engraçadas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como configurar uma rede WiFi, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vodafone
Como configurar uma rede WiFi