Partilhar

O que significa ticolé

Por Julia Latorre. Atualizado: 18 fevereiro 2019
O que significa ticolé
Imagem: Reprodução/YouTube

'Tô comendo um ticolé, ticolé é muito bom', ao som de uma batida de funk improvisada por palmas, essa foi a rima que caiu nas graças da internet, virou meme, funk e candidata a hit do verão de 2019. Mas, o que significa ticolé exatamente? De onde surgiu esse meme? Neste artigo do umCOMO, explicaremos o que significa ticolé, a origem da palavra, todos os memes que envolvem essa tendência e até (por que não?) como fazer ticolé!

Também lhe pode interessar: O que significa Taca-le Pau

O que significa ticolé?

A palavra 'ticolé' ganhou dimensões nacionais após ser objeto tema de um vídeo de música chamado 'Ticolé é muito bom', publicado no dia 29 de janeiro de 2019, que virou meme. Com menos de duas semana o vídeo já tinha mais de 15 milhões de visualizações, paródias e muitos comentários de pessoas que amaram (e outras nem tanto).

Origem do meme ticolé

Enquanto chupa um sacolé, embalado em aplausos na batida de um funk, Ticolé faz uma performance exaltando seu ticolé com uma música daquelas que não sai na cabeça e dancinhas autênticas, como é o caso do passinho do cocô, que esbanja carisma.

O vídeo foi originalmente publicado no canal do YouTube que atualmente se chama Bruno Reis e Ticolé. Foi questão de pouco tempo e no dia 9 de fevereiro Bruno Reis, Mc Ticolé e Mc Raíssa lançaram uma versão oficial do hit: Ticolé É Muito Bom. Matheus Yurley também lançou o funk Ticolé É Muito Bom.

Confira o vídeo original do Ticolé:

Tudo começou com este vídeo:

O que é ticolé?

Ticolé é um dos sinônimos que denominam o sorvete caseiro que vem dentro de um saquinho de plástico. Em cada lugar ele é conhecido por um nome diferente. A receita básica do ticolé consiste em congelar suco ou alguma outra bebida para tomá-lo como sorvete, faz muito sucesso no verão entre crianças e adultos.

Sinônimos de ticolé

Em cada cidade ticolé tem seus nomes e apelidos carinhosos diferentes. É bem possível que você o conheça por:

Sacolé, din din, geladinho, geladinha, gelinho, jujuba, juju, laranjinha, sorvete no saquinho, chupa-chupa, chups chups...

Você chama 'sacolé' ou 'ticolé de outra maneira? Conta pra gente nos comentários!

Ticolé - Origem da palavra

Até o momento da conclusão desse post não havia definição formal do significado de ticolé. Mas, sabe-se que a denominação ticolé, o sorvete congelado e seus tantos sinônimos são fruto daquele fenômeno que dentro da língua portuguesa chamamos de 'variação linguística' que, de acordo com Vera Lúcia Anunciação em artigo publicado na na Educar em Revista[1], ' significa que as línguas variam no tempo, nos espaços geográfico e social e também de acordo com a situação em que o falante se encontra'.

Enquanto em algumas partes do Brasil é conhecido como sacolé ou geladinho, os protagonistas do vídeo o chamavam de ticolé, que lembra muito sacolé, que também lembra picolé.

Origem da palavra sacolé

De acordo com artigo publicado por Carlos Alexandre Gonçalves,[2] a palavra sacolé é considerada um caso de cruzamento vocabulário em que as palavras saco e picolé dão origem ao termo sacolé;

  • saco + picolé = sacolé

Picolé - origem da palavra

Por sua vez, a palavra picolé vem de piccollo, que, em italiano significa pequeno. Por definição picolé significa sorvete espetado em um palito. A palavra picolé é um substantivo masculino, assim como sacolé e ticolé.

Leia também: O que significa ITI MALIA

O que significa ticolé - O que é ticolé?
Imagem: Reprodução/Instagram/@mcticoleoficial

O que significa ticolé no Facebook

Ticolé tomou conta do Facebook, assim como de outras redes sociais e começou a ser usado em memes de Ticolé e até na frente do nome das pessoas. O significado de Ticolé no Facebook é o mesmo da música, já explicado aqui, mas com isso começaram a aparecer memes criativos, de todos os estilos, que usam 'ticolé' para diferentes situações,.

O que significa ticolé - O que significa ticolé no Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Como fazer ticolé (receita de sacolé, dindin, geladinho...)

É muito fácil preparar um ticolé, sacolé, dindin, seja lá como você preferir chamar. Você só precisa preparar suco (com ou sem vodka) ou a receitinha da sua preferência, mas é fundamental ter o saquinho. Na hora de colocar o suco no saquinho, utilize um funil para evitar a bagunça e deixe no freezer ou congelador por, no mínimo, 6 horas. Ficou vontade de sacolé? Sugerimos a receita de sacolé de Nutella. 😍

O que significa ticolé - Como fazer ticolé (receita de sacolé, dindin, geladinho...)

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa ticolé, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. Costa, Vera Lúcia Anunciação. "A importância do conhecimento da variação lingüística." Educar em Revista 12 (1996): 51-60.
  2. Gonçalves, Carlos Alexandre. "A ambimorfemia de cruzamentos vocabulares: uma abordagem por ranking de restrições." Revista da ABRALIN 5.1/2 (2017).

Escrever comentário sobre O que significa ticolé

O que significa ticolé
Imagem: Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/Facebook
1 de 4
O que significa ticolé

Voltar ao topo da página