Significados dos memes e gírias

O que significa ticolé

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 24 agosto 2023
O que significa ticolé
Imagem: Reprodução/YouTube

'Tô comendo um ticolé, ticolé é muito bom', ao som de uma batida de funk improvisada por palmas, essa foi a rima que caiu nas graças da internet, virou meme, funk e candidata a hit do verão de 2019. Mas, o que significa ticolé exatamente? De onde surgiu esse meme? Neste artigo do umCOMO, explicaremos o que significa ticolé, a origem da palavra, todos os memes que envolvem essa tendência e até (por que não?) como fazer ticolé!

Também lhe pode interessar: O que significa Taca-le Pau

Índice

  1. O que é ticolé?
  2. O que significa ticolé no Facebook
  3. Como fazer ticolé (receita de sacolé, dindin, geladinho...)

O que é ticolé?

Ticolé é um dos sinônimos que denominam o sorvete caseiro que vem dentro de um saquinho de plástico. Em cada lugar ele é conhecido por um nome diferente. A receita básica do ticolé consiste em congelar suco ou alguma outra bebida para tomá-lo como sorvete, faz muito sucesso no verão entre crianças e adultos.

Sinônimos de ticolé

Em cada cidade ticolé tem seus nomes e apelidos carinhosos diferentes. É bem possível que você o conheça por:

Sacolé, din din, geladinho, geladinha, gelinho, jujuba, juju, laranjinha, sorvete no saquinho, chupa-chupa, chups chups...

Você chama 'sacolé' ou 'ticolé de outra maneira? Conta pra gente nos comentários!

Ticolé - Origem da palavra

Até o momento da conclusão desse post não havia definição formal do significado de ticolé. Mas, sabe-se que a denominação ticolé, o sorvete congelado e seus tantos sinônimos são fruto daquele fenômeno que dentro da língua portuguesa chamamos de 'variação linguística' que, de acordo com Vera Lúcia Anunciação em artigo publicado na na Educar em Revista[1], ' significa que as línguas variam no tempo, nos espaços geográfico e social e também de acordo com a situação em que o falante se encontra'.

Enquanto em algumas partes do Brasil é conhecido como sacolé ou geladinho, os protagonistas do vídeo o chamavam de ticolé, que lembra muito sacolé, que também lembra picolé.

Origem da palavra sacolé

De acordo com artigo publicado por Carlos Alexandre Gonçalves,[2] a palavra sacolé é considerada um caso de cruzamento vocabulário em que as palavras saco e picolé dão origem ao termo sacolé;

  • saco + picolé = sacolé

Picolé - origem da palavra

Por sua vez, a palavra picolé vem de piccollo, que, em italiano significa pequeno. Por definição picolé significa sorvete espetado em um palito. A palavra picolé é um substantivo masculino, assim como sacolé e ticolé.

Leia também: O que significa ITI MALIA

O que significa ticolé - O que é ticolé?
Imagem: Reprodução/Instagram/@mcticoleoficial

O que significa ticolé no Facebook

Ticolé tomou conta do Facebook, assim como de outras redes sociais e começou a ser usado em memes de Ticolé e até na frente do nome das pessoas. O significado de Ticolé no Facebook é o mesmo da música, já explicado aqui, mas com isso começaram a aparecer memes criativos, de todos os estilos, que usam 'ticolé' para diferentes situações,.

O que significa ticolé - O que significa ticolé no Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Como fazer ticolé (receita de sacolé, dindin, geladinho...)

É muito fácil preparar um ticolé, sacolé, dindin, seja lá como você preferir chamar. Você só precisa preparar suco (com ou sem vodka) ou a receitinha da sua preferência, mas é fundamental ter o saquinho. Na hora de colocar o suco no saquinho, utilize um funil para evitar a bagunça e deixe no freezer ou congelador por, no mínimo, 6 horas.

O que significa ticolé - Como fazer ticolé (receita de sacolé, dindin, geladinho...)

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa ticolé, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. Costa, Vera Lúcia Anunciação. "A importância do conhecimento da variação lingüística." Educar em Revista 12 (1996): 51-60.
  2. Gonçalves, Carlos Alexandre. "A ambimorfemia de cruzamentos vocabulares: uma abordagem por ranking de restrições." Revista da ABRALIN 5.1/2 (2017).

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
MC Ticolé
"Ticolé" na verdade é uma piada em alusão à palavra "Sacolé". Já que Sacolé vem de Saco + Picolé, "Ticolé" vem de Tico + Picolé.

Tanto "Saco" como "Tico" são palavras usadas para se referir aos órgãos reprodutores masculinos em algumas regiões do Brasil. "Tico" se refere ao pênis e faz referência ao formato cilíndrico do sacolé/geladinho, etc.
A sua avaliação:
Brenda coutinho
Aqui na minha cidade chamamos de CHOPP hahahah. Chopp é muito bom
Imagem: Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/Instagram/@mcticoleoficial
Imagem: Reprodução/Facebook
1 de 4
O que significa ticolé