Partição de discos rígidos

O que é uma partição de disco rígido

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é uma partição de disco rígido

Certamente você já ouviu falar das partições de disco rígido em muitas ocasiões (ou melhor, leu a respeito delas). Quando tentava criar uma cópia de segurança de seu computador, quando quis formatar o disco rígido, quando quis ter dois sistemas operacionais diferentes instalados no computador, etc. Mas o que é exatamente? Você já se perguntou alguma vez? Em umComo.com.br contamos o que é uma partição de disco rígido.

Também lhe pode interessar: Como unir uma partição em um disco rígido

Índice

  1. Um disco rígido físico, vários virtuais
  2. Sistemas de arquivos
  3. Partições primárias, estendidas e lógicas
  4. Para que se usam as partições de disco rígido?

Um disco rígido físico, vários virtuais

Uma explicação simples à questão do que é uma partição de disco rígido é que se trata de uma divisão dentro de uma unidade de armazenamento física com seu próprio sistema de arquivos. Ou seja, ainda que tenha apenas um disco rígido físico conectado, o sistema tratará cada partição como se fosse um disco rígido independente. Isso se vê claramente no Windows, onde o sistema atribuirá uma letra de unidade a cada partição.

Sistemas de arquivos

Cria-se a partição de disco rígido quando se atribui a uma divisão do disco de seu próprio sistema de arquivos, dos que há vários tipos: FAT, NTFS, FAT32, EXT2, etc.

Partições primárias, estendidas e lógicas

Além dos tipos de sistemas de arquivos, há também três tipos de partições (independentes do sistema de arquivos que se utilize). Estas podem ser partições primárias (as originais, um disco rígido formatado é uma partição primária que ocupa todo o espaço), partições estendidas ou secundárias (uma partição que pode conter outras partições em seu interior), e partições lógicas (as partições que ocupam uma parte ou a totalidade de uma estendida).

Para que se usam as partições de disco rígido?

Algumas das razões principais para criar uma partição de disco rígido são: aumentar o espaço (alguns sistemas de arquivos têm tamanhos máximos menores ao espaço que proporciona o disco), guardar nela uma cópia de segurança, instalar dois sistemas operacionais em um mesmo disco rígido ou guardar nela todos os arquivos do usuário (música, fotos, etc.) para formatar o disco rígido sem os perder.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é uma partição de disco rígido, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é uma partição de disco rígido