Conceitos básicos da impressora

Dicas para economizar na impressão

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 8 abril 2019
Dicas para economizar na impressão

As impressoras são dispositivos que há muito tempo deixaram de ser exclusividade de gráficas e editoras e agora são itens praticamente obrigatórios em empresas, escritórios e muitas casas. O investimento em um equipamento desses vale a facilidade de poder imprimir os próprios arquivos e não depender de nenhuma papelaria ou serviço gráfico. O que acontece é que os cartuchos de tinta e pacotes de papel quando muito usados podem pesar no orçamento. Para te ajudar com isso, o umCOMO separou dicas para economizar na impressão.

Passos a seguir:
1

Tem horas que imprimir é inevitável. Mas, você já parou para avaliar os seus hábitos de impressão? Antes de começar a colocar em prática as dicas para economizar na impressão, comece a refletir sobre tudo o que você anda imprimindo e pense se tudo isso é realmente necessário. Existem situações onde o papel pode ser substituído por arquivos digitais e uma boa caneta pode dar conta da tinta que seria gasta pela impressora. O seu bolso vai agradecer e o meio ambiente mais ainda!

2

Quando estiver redigindo um documento, pensar na fonte em que você está usando pode te ajudar a economizar na impressão. Já foi constatado que letras menores e mais finas consomem menos tinta do que as detalhadas. Já os negritos, consomem mais. Entretanto, na hora de aplicar essa técnica, preste atenção se a fonte não tem um espaçamento maior que vai consumir mais papel. Se sim, fica por sua consciência calcular se compensa mais economizar na tinta ou no papel.

Dicas para economizar na impressão - Passo 2
3

Se o plano é adquirir uma impressora, faça um levantamento de acordo com as suas necessidades. A manutenção de uma impressora doméstica pode custar caro se ela está sendo usada para em uma empresa que tem o fluxo de impressão intenso, por exemplo. O mesmo acontece na situação oposta, pode não compensar comprar uma impressora "de papelaria" para usar em casa.

4

Acredite, conhecer a sua impressora e ler todo o manual é um procedimento obrigatório para economizar na impressão. Dessa forma, você sabe quais são os produtos ideais para aquele tipo de equipamento, como tipo do papel e toner que você deve adquirir. Também fica mais fácil saber como ela puxa o papel para imprimir no verso.

5

As principais dicas para economizar na impressão são alterações nas configurações de impressão. Se essa opção não aparece automaticamente quando você liga a impressora, basta usar o atalho no teclado "Ctrl + P". A caixa de impressão irá aparecer e então você seleciona a opção "Preferências" ou "Preferências de impressão". A partir daí você consegue alterar as configurações recomendadas nos passos seguintes.

Outra opção é colocar o ícone da impressora na área de trabalho.

Dicas para economizar na impressão - Passo 5
6

O cartucho de tinta colorido é sempre mais caro do que o cartucho preto. Dessa forma, imprima colorido apenas quando precisa. Quando for imprimir um arquivo em preto e branco, não se esqueça de selecionar essa opção. Algumas impressoras podem utilizar a tinta preta do cartucho colorido para esse tipo de documento quando a opção preto e branco não foi selecionada.

7

Outra sugestão para economizar na impressão é acionar a opção "Rascunho" ou "Modo Econômico". Na maioria das vezes o documento sai perfeito com as letras mais cinzas do que pretas e consome menos tinta

8

Não hesite em guardar folhas que você descartaria por algum motivo para usar o outro lado para imprimir coisas onde não há importância ter algo no verso. Para isso, é importante saber o sentido de impressão do seu dispositivo. Se existe a possibilidade de imprimir frente e verso, faça-o. Experimentos comprovaram que esse hábito pode poupar até 30% da quantidade de papel usado.

9

Algumas impressoras têm a opção de modificar a resolução das imagens através da quantidade de pixels por polegada. Quanto mais pixels por polegada, mais tinta será consumida.

10

Por fim, existem softwares de gestão de impressão que te mostram os custos de cada impressão e têm funções de economizar impressão. Alguns dos softwares mais usados são:

  • PaperCut
  • PrintSpy
  • Print Audit

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para economizar na impressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dicas para economizar na impressão