Conceitos básicos da impressora

Como funciona uma impressora WiFi

João Santos
Por João Santos. Atualizado: 8 fevereiro 2017
Como funciona uma impressora WiFi
Imagem: estra.com.br

Hoje em dia os cabos estão sendo substituídos por sinais de rede e o mesmo acontece com algumas impressoras. Se tem uma impressora WiFi umComo ensina-lhe como trabalhar com ela. A grande vantagem destes aparelhos é o fato de não terem cabos para conectar ao notebook. Como a ligação é feita a partir de WiFi você não necessita de ter fios nem de transferir ficheiros de um computador para outro.

Índice

  1. Como fazer impressões
  2. Como imprimir a partir de um Smartphone
  3. Vantagens da impressora WiFi

Como fazer impressões

Ao fazer uma impressão em uma impressora WiFi primeiramente você necessita de ligar o cabo de alimentação da impressora à tomada. De seguida conectar ambos os aparelhos (impressora e computador). No fim de conectados apenas necessita de enviar os ficheiros para a impressora como costuma fazer quando imprime em uma impressora com cabo. A única diferença é que os documentos ou ficheiros serão enviados via rede para impressora e não diretamente por cabo.

Se por algum motivo não estiver conseguindo fazer esta conexão verifique se a impressora está a receber a mesma rede que o seu computador.

Ainda pode acontecer que o aparelho não esteja a reconhecer, no entanto poderá fazer esse processo manualmente acedendo ao Painel de Controle > Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" > "Adicionar uma impressora" > Selecione a impressora que está conectada à sua rede > Clique em "Selecionar uma impressora compartilhada pelo seu nome" > Clique no nome do seu computador > Clique em "Avançar" e conclua este processo clicando novamente no botão "Concluir".

Como imprimir a partir de um Smartphone

Esta funcionalidade também permite a impressão de documentos, ficheiros ou imagens a partir de outras plataformas como os smartphones e tablets desde que estes suportem o WiFi Direct para que se consiga conectar diretamente à impressora. Não é necessário a instalação de qualquer aplicação, apenas ligar-se à mesma rede.

Para que seja possível imprimir a partir destas plataformas a impressora tem que ter ativos os dois botões em simultâneo (WiFi e WiFi Direct) para que seja ativado o modo roteador para a impressora acessar a qualquer dispositivo.

Nota: a ligação por WiFi Direct apenas faz a ligação entre a impressora e outro aparelho, funciona como um roteador que emite a sua ligação, deste modo não é possível a navegação na internet neste modo.

Como funciona uma impressora WiFi - Como imprimir a partir de um Smartphone

Vantagens da impressora WiFi

Além de ser um cabo a menos que o tem a incomodar, estas impressoras são vantajosas em vários aspectos. Tem a possibilidade de imprimir a partir de vários aparelhos, não necessita de CD nem de programa de instalação, qualquer aparelho que tenha WiFi Direct consegue conectar-se.

Aqui estão alguns artigos relacionados que lhe podem agradar:

Como funciona uma impressora WiFi - Vantagens da impressora WiFi

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona uma impressora WiFi, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ADALBERTO FERREIRA
ainda não aprendi a escanear um documento na minha impressora multifuncional wi-fi L4150
Imagem: estra.com.br
1 de 3
Como funciona uma impressora WiFi