Partilhar

Como saber se sou administrador do meu pc

Imagem: radioc.com.br

Quem tem um computador com o Windows instalado sabe que há dois perfis de usuários possíveis. Um é o usuário padrão e o outro é o administrador. Quais são as diferenças e como saber qual deles você é? Continue lendo este artigo de umComo.com.br sobre como saber se você é o administrador do seu PC!

Mas, antes, quais são as diferenças de perfis?

O perfil de Administrador do PC tem permissões bem diferentes do usuário comum, ou o chamado usuário padrão. O Administrador pode realizar configurações mais complexas no hardware, instalar programas, assim como removê-los, alterar configurações da rede, segurança, alterar outras contas e, enfim, realizar mudanças no computador que afetará os outros perfis que são utilizados por outras pessoas.

Já quem tem o perfil padrão, terá um computador mais limitado, sem o poder de realizar as mudanças que melhor julgue.

Como descubro se sou administrador do meu pc?

Para você descobrir se é o administrador do seu computador, é só seguir as dicas abaixo. É bem fácil, não se preocupe!

Acesse o Painel de Controle. Para achar é só clicar no Menu Iniciar e, em seguida, no Painel de Controle – geralmente está bem visível.

Se você não encontrar, recorra ao campo de busca, que você também encontra no menu iniciar. É só digitar Painel de Controle que ele aparecerá!

Feito isso, aparecerá algumas opções. A nossa em questão é a opção Contas de Usuário e Segurança Familiar. Localizou? Ótimo, agora clique em Adicionar ou Remover Contas de Usuário.

Clicando nesta opção (Adicionar ou Remover Contas de Usuário), você poderá localizar seu perfil (você pode identificar através do seu nome ou apelido que foi utilizado na hora de configurar seu computador) e ver logo abaixo se você é o Administrador, pois estará escrito. Se, para acessar a conta, a pessoa precisa ter uma senha, também aparecerá, logo depois de Administrador, o seguinte aviso: Protegido por Senha.

Se você não for o Administrador do seu computador, então os itens citados acima não aparecerão perto do seu perfil. Ao invés de Administrador, aparecerá Usuário Padrão.

Você notará que existe um Usuário Convidado. Quem é esse? Esse perfil existe por padrão nos computadores Windows e pode estar ativo ou não. Esse perfil tem privilégios ainda mais limitados que um usuário padrão. Ele serve para pessoas que não usam o computador com frequência, mas que naquele momento precisam dele. Funciona como uma visita: ela não vai morar com você, apenas ficará na sua casa por alguns instantes.

Existe outra maneira de descobrir se sou o administrador do PC?

Se você ainda tem dúvidas ou quer um jeito mais fácil de descobrir se é o administrador do seu computador ou não, existe um programa muito pequeno que verifica isso para você. Não se preocupe, pois, muito embora seja um programa, ele não precisa ser instalado. Ao ser executado, o aplicativo informará, através de uma janela, se o perfil do usuário tem ou não regalias de Administrador. O nome do programa é IsAdmin e pode ser baixado!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou administrador do meu pc, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário sobre Como saber se sou administrador do meu pc

3 comentários
A sua avaliação:
joao batista cardoso
Eu gostaria de saber quem é o administrador do meu pc
A sua avaliação:
aparecida
como saber se tenho poderes de administrador do meu pc??
Domingos Silva, ldª
Não consigo instalar java 64 bts no meu computador com windows 7. como fazer?

Imagem: radioc.com.br

Voltar ao topo da página