Outras tarefas comuns do Windows

Como fazer o símbolo do euro no teclado

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 27 janeiro 2020
Como fazer o símbolo do euro no teclado

Às vezes, quando conversamos com amigos nossos do outro lado do Atlântico ou quando vamos viajar para o continente europeu, acabamos falando na moeda que quase todos os países da União Europeia usam, o euro, cujo símbolo é o . Apesar de ser essa uma moeda muito conhecida, existe sempre uma dificuldade quando tocamos no assunto pois não há uma tecla de atalho para o símbolo do euro nos teclados brasileiros. Problemas do tipo são comuns já que os teclados variam de país para país e às vezes até mesmo de acordo com a região, sendo assim, quando queremos repetir alguns símbolos, acabamos não tendo como escrevê-los.

Se você já passou por uma situação parecida e está atrás de solução, nesse post do umCOMO mostramos como fazer o símbolo do euro no teclado de uma forma bem rapidinha.

Também lhe pode interessar: Como fazer cruz no teclado

Índice

  1. Como colocar símbolo euro teclado notebook
  2. Outras formas de colocar símbolo do euro no teclado
  3. Copiar e colar símbolo do euro
  4. Como colocar símbolo euro teclado Mac
  5. Como colocar símbolo do euro no Word
  6. Origem do símbolo euro
  7. Como colocar símbolo do dólar
  8. Como colocar símbolo da libra esterlina

Como colocar símbolo euro teclado notebook

Para fazer o símbolo do euro no note teclado do notebook (Qwerty) basta apertar as tecla do "Alt Gr + E" e imediatamente o símbolo irá aparecer. Se tal não acontecer existem mais duas possibilidades, válidas para teclado Qwerty ou Qwertz.

O teclado dos computador pode ser diferente em algumas teclas, fazendo com que, por exemplo, a posição do "Z" e do "Y" seja invertida. Além disso, os teclados priorizam sempre o atalho para símbolos bastante usados em cada região, sendo assim, os teclados brasileiros não possuem o atalho para o símbolo do euro mas possuem o $, muito utilizado quando vamos escrever valores em real.

Quanto ao símbolo do euro "" em outros teclados, saiba que a maior parte dos teclados europeus traz essa opção visível.

Como fazer o símbolo do euro no teclado - Como colocar símbolo euro teclado notebook

Outras formas de colocar símbolo do euro no teclado

Essa possibilidade alternativa à de utilizar tecla "E" para fazer o símbolo do euro consiste em ativar a opção do Num Lock, de seguida, deixar apertada a tecla "Alt" e digite "0128". Quando soltar a tecla do "Alt", o simbolo aparecerá. Assim que você encontrar uma forma para fazer o símbolo que seja fácil para você, a técnica também será válida para fazer símbolo euro no Word, bastante repetir com o programa aberto.

Agora que você já sabe fazer o símbolo do euro no teclado, aproveite e aprenda também a fazer outros símbolos no teclado.

Como fazer o símbolo do euro no teclado - Outras formas de colocar símbolo do euro no teclado

Copiar e colar símbolo do euro

Além de fazer o símbolo do euro no teclado, também existe a possibilidade de utilizar a função de copiar e colar A última hipótese de código para símbolo euro será selecionar com o mouse o símbolo, fazer "Ctrl+C" e depois "Ctrl+V" no local onde queremos, dessa forma copiamos e colamos o símbolo do euro "€" na nossa conversa.

Você pode tanto copiar o símbolo "" aqui mesmo quanto procurar "euro" no Google e então copiá-lo sempre que necessário. É possível realizar o processo e colocar tanto o símbolo euro teclado notebook quanto em PC independente do modelo do computador, afinal, o atalho de cópia e colagem é sempre o mesmo, ou seja, se você quer saber como fazer símbolo euro teclado notebook Dell ou até mesmo em uma máquina de outra marca ou sistema operacional, a técnica funcionará.

O copiar e colar pode ser usado para símbolo do euro e do dólar, além de outros caracteres especiais que usamos com pouca frequência e acabamos não nos lembrando do atalho.

Como colocar símbolo euro teclado Mac

O Macintosh, também chamado de Mac, é um sistema operacional utilizado pelos computadores da Apple e, por ser diferente, alguns atalhos e processos são também um pouco confusos por serem diferentes do que estamos acostumados se utilizamos o Windows ou se adquirimos um Mac e ainda não aprendemos a usá-lo direito.

O atalho para o símbolo do euro nos teclados de Mac é Alt + Shift + 2. Esse atalho pode ser utilizado onde você quiser, seja no navegador, em programas de produção textual como o Word ou até mesmo no bloco do notas.

Se quiser utilizar a técnica de copiar e colar, saiba que essa também é uma possibilidade nesse sistema operacional.

Como colocar símbolo do euro no Word

Se você estiver usando o Word e precisar inserir o símbolo do euro em seu texto, é possível utilizar uma ferramenta do próprio programa e selecionar o símbolo sem ter que se lembrar do comando símbolo euro. Para conseguir inserir o símbolo em seu texto, siga os passos abaixo:

  1. Abra o Word e crie um novo documento. Caso você já esteja com um documento aberto e em produção, basta seguir o passo a passo a partir da parte 2;
  2. Na barra de opções horizontal que se encontra na parte superior da tela no Word, localize e selecione a opção "Inserir" e, então, vá na opção "Símbolos";
  3. Logo nas primeiras opções de símbolos que poderão ser inseridos, você encontrará o símbolo do euro, então basta selecioná-lo. Caso o "" não apareça nas primeiras opções, vá em "Mais símbolos" e o localize;
  4. Assim que localizar o símbolo, selecione a opção "Inserir" e feche a janela e símbolos.

Além de símbolos, também é impossíveis inserir imagens e até mesmo gráficos utilizando o Word, basta ir novamente na opção "Inserir" e selecionar a opção que calhe com suas necessidades.

Origem do símbolo euro

Se você já se perguntou qual o símbolo do euro e qual é sua origem, saiba que nada foi ao acaso. O "" foi escolhido pela Comissão Europeia e é baseado na letra Є, chamada de epsilon e encontrada no alfabeto grego, além disso, há um detalhe importante no símbolo do euro que são os riscos duplo encontrados em seu centro e que representam a estabilidade.

O símbolo do euro passou a ser utilizado no ano de 2002 e a moeda também pode ser representada pela abreviação "EUR", da mesma forma que o real brasileiro é abreviado por vezes para "BRL".

Como colocar símbolo do dólar

Para inserir a cifra do dólar, basta apertar o número quatro do teclado junto com o shift: 4+ shift, elavem embutida em praticamente todos os teclados Qwerty ou Qwertz.

Ainda assim, existe um atalho de teclado que também chega ao símbolo do dólar. Basta digitar o botão Alt e em seguida o número 36: Alt + 36 = $

Muitos pensam que a sigla do dólar '$' é a mesma que o cifrão do real R$. Na teoria, existe uma pequena diferença entre o cifrão e o símbolo do dólar: o cifrão tem duas barras paralelas e o real apenas uma. No entanto, na linguagem virtual você pode utilizar ambas que serão compreendidas.

Extra: para mais truques com o teclado aprofunde-se com o artigo Como usar o teclado do meu computador.

Como fazer o símbolo do euro no teclado - Como colocar símbolo do dólar

Como colocar símbolo da libra esterlina

A libra esterlina, moeda oficial do Reino Unido, é representada pelo símbolo '£', que já vem embutido em teclados britânicos, assim como o símbolo do euro -. Existem duas opções para inserir o símbolo da libra:

  1. Procure a ferramenta de busca (Pesquisar) no computado. Ela pode estar em Iniciar ou do canto direito da tela no Windows 8;
  2. Digite 'Mapa de caracteres';
  3. Selecione a primeira opção que aparece;
  4. Você será redirecionado a uma caixa de texto com todos os caracteres;
  5. Então, procure o símbolo da libra nessa caixa de texto e selecione-o;
  6. Você verá que ele aparece embaixo de uma caixa de texto onde existe a opção de copiar;
  7. Basta copiar o símbolo e colar onde você quiser.
  8. Lembre-se que diferente do euro e como no Real, o símbolo da libra vem antes do dígito. Exemplo: £5.

Inserir o símbolo da libra usando o teclado

  1. Alguns teclados brasileiros têm o símbolo da libra no número 4;
  2. Para utilizá-lo, basta apertar o número 4 junto com o Crtl e Alt;
  3. Resumindo: Ctrl + Alt + 4 = £

Atalho para o símbolo da libra

Outro caminho é através de um atalho de teclado. Basta apertar a tecla Alt seguida da sequência de números 0163. Ou seja: Alt + 0163 = £.

Como fazer o símbolo do euro no teclado - Como colocar símbolo da libra esterlina

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o símbolo do euro no teclado, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Leônidas
Praticidade para encontrar a informação, muito bom!!
Sergio Lowenthal
Como fazer o símbolo do EURO nas mensagens enviadas?
1 de 5
Como fazer o símbolo do euro no teclado