Outras características dos dispositivos móveis

Como saber se as pilhas estão carregadas

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se as pilhas estão carregadas
Imagem: marianaplorenzo.com

Apesar de atualmente muito dispositivos trabalharem com baterias, alguns ainda requerem pilhas, e será que tem como saber se as pilhas estão carregadas? Tem sim, e neste artigo umComo.com.br damos a conhecer-lhe os métodos que existem! É útil conhecê-los para diferenciar as pilhas usadas das pilhas ainda novas ou quase, evitando assim o desperdício e continuar usando os aparelhos que apenas funcionam a pilhas. Continue lendo este artigo umComo.com.br para saber como fazer isso!

Índice

  1. Método 1 - Medidor de carga de pilha
  2. Método 2 - Multímetro digital
  3. Método 3 - Teste da queda

Método 1 - Medidor de carga de pilha

O medidor de carga de pilha é um aparelho muito simples que indica a carga da pilha, geralmente avaliada de acordo com uma estala de cores: vermelha se a pilha está descarregada, amarela se está meio carregada e verde se está nova.

Se você tiver um medidor destes basta colocar a pilha no respetivo espaço, apertá-la e observar para que cor aponta a agulha. Se não tiver, pode encontrar esse aparelho à venda em lojas de produtos eletrônicos ou no Mercado Livre.

Como saber se as pilhas estão carregadas - Método 1 - Medidor de carga de pilha
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Método 2 - Multímetro digital

Como alternativa ao medidor de carga de pilha, você pode usar um multímetro, aparelho que mede grandezas elétricas, através da corrente elétrica gerada pelo objeto a medir. Neste caso o objeto em questão é uma pilha.

Para testar a carga de uma pilha com o multímetro digital, regule o aparelho na escala 20 DCV e coloque as pontas de prova nos terminais da pilha, de acordo com a polaridade (a ponta preta corresponde ao polo negativo e a vermelha ao polo positivo). Observe o número que surge no visor: quando mais alto ele estiver da voltagem da pilha (valor indicado nela), mais carregada ela estará.

Como saber se as pilhas estão carregadas - Método 2 - Multímetro digital
Imagem: guitarra99.blogspot.pt

Método 3 - Teste da queda

Pode acontecer que, no presente momento, você não tenha consigo nenhum dos dois aparelhos apresentados acima e ainda assim precise de saber se uma pilha está carregada. É possível obter uma resposta com um terceiro método extremamente simples e eficaz.

Pegue na pilha em posição vertical, afastada cerca de 10cm de uma superfície plana, e largue-a permitindo que caia naturalmente. Se a pilha cair de pé ou tombar sem saltar, significa que tem carga, se ela tombar com facilidade ou saltar logo após você a largar, significa que está descarregada. Experimentando em uma altura maior, a pilha descarregada saltará mais alto quando largada que a pilha carregada.

Como saber se as pilhas estão carregadas - Método 3 - Teste da queda
Imagem: silvaporto.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se as pilhas estão carregadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Conselhos

  • Tenha cuidado ao manusear pilhas que apresentem pó em redor delas, pois são tóxicas.
  • Descarte as pilhas que apresentem sinal de explosão, pó, ferrugem ou fuligem.
  • Se os valores no visor do multímetro surgirem negativos, significa que as pontas de prova estão trocadas.
  • O teste da queda apenas funciona com pilhas alcalinas.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
FELISBERTO DA SILVA COSTA
como saber se uma pilha esta carregada atraves do alicate multimetro
A sua avaliação:
Rafaella
Quando a pilha descarrega, ela chega a 0 ou fica só abaixo de 1,5? Tem uma escala que possamos dizer que está descarregada?
FELISBERTO DA SILVA COSTA
como medir no alicate amperimetro
caio nunes
Quando trabalhei em hotelaria pra saber se a pilha estava vazia ou o controle estava com defeito é so apontar a luzinha do controle para a camera do seu celular e tu consegue enchergara se a luz pisca ou nao
Pablo
Lenda, pois esse teste do controle no celular é para ver a capacidade do feixe de luz do controle (distância), pois mesmo com pilha fraca ele irá piscar contra a câmera do celular...
Imagem: marianaplorenzo.com
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: guitarra99.blogspot.pt
Imagem: silvaporto.com.br
1 de 4
Como saber se as pilhas estão carregadas