Como saber se as pilhas estão carregadas

Como saber se as pilhas estão carregadas
Imagem: marianaplorenzo.com

Apesar de atualmente muito dispositivos trabalharem com baterias, alguns ainda requerem pilhas, e será que tem como saber se as pilhas estão carregadas? Tem sim, e neste artigo umComo.com.br damos a conhecer-lhe os métodos que existem! É útil conhecê-los para diferenciar as pilhas usadas das pilhas ainda novas ou quase, evitando assim o desperdício e continuar usando os aparelhos que apenas funcionam a pilhas. Continue lendo este artigo umComo.com.br para saber como fazer isso!

Método 1 - Medidor de carga de pilha

O medidor de carga de pilha é um aparelho muito simples que indica a carga da pilha, geralmente avaliada de acordo com uma estala de cores: vermelha se a pilha está descarregada, amarela se está meio carregada e verde se está nova.

Se você tiver um medidor destes basta colocar a pilha no respetivo espaço, apertá-la e observar para que cor aponta a agulha. Se não tiver, pode encontrar esse aparelho à venda em lojas de produtos eletrônicos ou no Mercado Livre.

Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Método 2 - Multímetro digital

Como alternativa ao medidor de carga de pilha, você pode usar um multímetro, aparelho que mede grandezas elétricas, através da corrente elétrica gerada pelo objeto a medir. Neste caso o objeto em questão é uma pilha.

Para testar a carga de uma pilha com o multímetro digital, regule o aparelho na escala 20 DCV e coloque as pontas de prova nos terminais da pilha, de acordo com a polaridade (a ponta preta corresponde ao polo negativo e a vermelha ao polo positivo). Observe o número que surge no visor: quando mais alto ele estiver da voltagem da pilha (valor indicado nela), mais carregada ela estará.

Imagem: guitarra99.blogspot.pt

Método 3 - Teste da queda

Pode acontecer que, no presente momento, você não tenha consigo nenhum dos dois aparelhos apresentados acima e ainda assim precise de saber se uma pilha está carregada. É possível obter uma resposta com um terceiro método extremamente simples e eficaz.

Pegue na pilha em posição vertical, afastada cerca de 10cm de uma superfície plana, e largue-a permitindo que caia naturalmente. Se a pilha cair de pé ou tombar sem saltar, significa que tem carga, se ela tombar com facilidade ou saltar logo após você a largar, significa que está descarregada. Experimentando em uma altura maior, a pilha descarregada saltará mais alto quando largada que a pilha carregada.

Imagem: silvaporto.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se as pilhas estão carregadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Conselhos
  • Tenha cuidado ao manusear pilhas que apresentem pó em redor delas, pois são tóxicas.
  • Descarte as pilhas que apresentem sinal de explosão, pó, ferrugem ou fuligem.
  • Se os valores no visor do multímetro surgirem negativos, significa que as pontas de prova estão trocadas.
  • O teste da queda apenas funciona com pilhas alcalinas.