Placa de vídeo

Como saber se a placa de vídeo queimou

Diogo Fernandes
Por Diogo Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se a placa de vídeo queimou

A placa de vídeo é um componente presente no nosso computador que envia sinais para o nosso monitor. Esta placa é uma parte muito importante no nosso computador, pois é graças a ela que conseguimos ver uma imagem nítida no nosso ecrã como em tempos não foi possível. Com os anos estas placas tendem a se estragar ou a queimar dependendo do nosso uso e das condições em que ela se encontra. Se desejar descobrir informações sobre como saber se a placa de vídeo queimou continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como trocar uma placa de vídeo

Passos a seguir:

1

Existem vários fatores que nos permitem detetar com alguma antecedência se placa está a chegar aos seus últimos tempos de vida. Estes problemas podem tanto ser problemas de sobrecarga, tela escura ou ainda falhas de imagem no ecrã.

2

Como já foi referido anteriormente, um dos problemas e talvez o que origina mais facilmente o problema de queimar a placa de vídeo é o sobreaquecimento da placa. Este sobreaquecimento é gerado por uma má utilização do equipamento, que é seguido de um bloqueio do computador e que pode provocar ao final de alguns bloqueios a queima da placa.

Alguns dos fatores que podem fazer com placa de vídeo queime podem ser:

  • Alteração da voltagem original.
  • Sobreaquecimento do sistema (quando sentir que o seu computador está muito quente, desligue os programas que mais consomem ou se puder desligue o computador por alguns minutos para o deixar respirar ar fresco).
  • Pó nas saídas de ar (limpe o seu computador, ou fale com um profissional da área caso sinta que ele tem estado a aquecer mais rápido do que quando o comprou).
3

Caso a sua placa de vídeo esteja queimada o seu ecrã não terá mais imagem e o computador provavelmente não arrancará, podendo na mesma fazer o barulho de tentar arrancar.

Nesta ou numa situação semelhante aconselhamos a levar o computador a um profissional na área, porque assim terá uma melhor observação e obterá um melhor resultado técnico do problema. Os problemas de seu computador podem não estar diretamente relacionados com a placa de vídeo, e pode ser que seja problema do monitor em si.

Se acha que possui as capacidades suficientes para substituir a placa de vídeo do seu computador, então consulte o nosso artigo como trocar uma placa de vídeo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a placa de vídeo queimou, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se a placa de vídeo queimou