Partilhar

Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi

 
Por Ketlyn Araujo. 12 junho 2020
Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi

Quando sua conexão WiFi começa a ficar muito lenta, é bem possível que muitos aparelhos diferentes ativos estejam conectados a ela. Para descartar qualquer dúvida, o melhor a fazer é certificar-se de quantos dispositivos estão, de fato, conectados ao seu roteador e, assim, descobrir se o problema vem de uma saturação de banda larga ou de uma falha no serviço.

Se você já se fez a pergunta como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi, no umCOMO te mostramos um passo a passo. Assim você poderá saber se, de fato, todos os dispositivos ativos foram autorizados por você ou se, por algum motivo, algum intruso está usando sua internet. Vamos lá!

Também lhe pode interessar: Como aumentar o sinal de Wi-Fi

Encontre o endereço de IP do roteador

Para saber quantos dispositivos estão conectados no WiFi, primeiro você precisa saber o endereço de IP do seu roteador. Se você quer saber quantos dispositivos estão conectados ao seu WiFi do computador ou do celular, por exemplo, precisará ter esse IP. Não tem ideia sobre como conseguir esse número? Então, siga as dicas a seguir e descubra:

  1. Se você possuir um computador com sistema operacional Windows, clique em Iniciar e depois em Pesquisar.
  2. No campo de pesquisa, digite "Prompt de Comando" ou "CMD". Clique para abrir.
  3. Uma janela com fundo preto será aberta. Digite o termo "ipconfig" e, logo depois, digite Enter. O termo "Gateway padrão" aparecerá no final de todas as informações listadas. Ao lado dele há um código, que geralmente aparece no formato 192.168.0.1. Esse é o endereço IP do seu roteador.
  4. Já se você estiver trabalhando em um computador com sistema operacional MacOs, vá para o menu "Preferências do sistema".
  5. Depois, selecione "Rede" e, logo em seguida, "Avançado".
  6. Procure pela opção "TCP / IP". Logo abaixo aparecerá o endereço de IP do seu roteador ativo.
Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi - Encontre o endereço de IP do roteador

Acesse a página administrativa do seu roteador

Agora, para ver quantas pessoas estão conectadas no Wi-Fi, você precisará abrir o seu navegador padrão (Chrome, Mozilla, Edge, Safari...). Na barra de pesquisa, digite o endereço IP do seu roteador que você acabou de encontrar (por exemplo, 192.168.0.1), e pressione Enter. Fazer isso abrirá o site do fabricante do roteador, e essa costuma ser a melhor maneira de saber quem está conectado ao seu WiFi sem precisar de outros programas.

Um formulário de acesso aparecerá no site do fabricante para que você coloque seu nome de usuário e senha. Se você ainda não configurou seu usuário, insira os dados padrão.

O nome de usuário e a senha padrão podem variar de acordo com o fabricante do aparelho, embora ele geralmente seja 'admin'. Se o seu endereço de IP for 192.168.0.1, por exemplo, você poderá verificar as informações do fabricante no site da NetSpot. Você também pode pesquisar no Google o modelo do seu roteador para encontrar a senha padrão.

Se você não se lembrar da senha administrativa, poderá resetar o roteador para que ele retorne às configurações de fábrica. No entanto, você deve ter em mente que, se fizer isso, perderá toda a configuração anterior.

Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi - Acesse a página administrativa do seu roteador

Lista de dispositivos conectados ao seu WiFi

Depois de localizar seu nome de usuário e sua senha, você poderá inserir o código para efetuar login e saber quantos aparelhos estão conectados ano seu Wi-Fi. Procure pela opção que diz 'Dispositivos conectados', 'Wireless' ou 'Sem fio', e você verá todos os equipamentos atualmente conectados ao seu WiFi. Atente-se ao fato de que, dependendo da interface, alguns roteadores guardarão essas informações em outro lugar - elas podem, ainda, ser encontradas nas seção 'Status' e na aba 'Avançado'.

Se você não reconhecer algum dos dispositivos encontrados e quiser desconectá-lo, altere sua senha do WiFi. É o caminho mais recomendado para impedir que alguém invada seu roteador, e a partir daí você poderá controlar cada um dos dispositivos conectados à sua rede WiFi.

Para saber como trocar a senha, visite nosso artigo como trocar a senha do WiFi.

Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi - Lista de dispositivos conectados ao seu WiFi

Como saber quantos dispositivos estão conectados no WiFi pelo celular

Ao contrário dos computadores, com um smartphone você não consegue descobrir o IP do seu roteador sem a ajuda de um aplicativo específico. Para evitar maiores problemas, a melhor opção é baixar o aplicativo Fing - Ferramentas de rede, disponível gratuitamente para celulares com sistema Android e iOS.

Depois que você fizer o download e instalar o Fing no seu celular, você só precisará abrir o aplicativo e iniciar o scanner de rede para conhecer os dados do seu roteador e saber quantos aparelhos estão conectados ao seu WiFi.

Ao usar o aplicativo, você poderá criar seu usuário e bloquear o acesso a dispositivos desconhecidos, além de monitorar toda a atividade da sua conexão WiFi em tempo real. O aplicativo Fing também está disponível para computadores, com as mesmas funções gratuitas que a versão para celulares possui.

Já se você vem enfrentando problemas de rede, descubra neste artigo como usar o celular como roteador.

Outras maneiras de saber quantos aparelhos estão conectados ao WiFi

Se você quiser investir em outras opções no seu computador ou celular para verificar em detalhes a atividade da sua conexão Wi-Fi, existem outras opções gratuitas, como:

Wireless Network Watcher

É um programa desenvolvido pela NirSoft e disponível para Windows. Ele permite que você monitore todas as informações e atividades da sua conexión WiFi, usando um scanner de rede. Ao ativá-lo, você verá uma lista de dispositivos conectados ao seu roteador WiFi.

LanScan

Disponível para sistemas MacOs, o LanScan, conforme o nome já adianta, é um software criado para escanear conexões do tipo IPv4. Ao ativar o scanner, você verá uma lista detalhada de aparelhos conectados ao seu WiFi, bem como acessar todas as informações referentes à sua conexão e ao seu roteador.

GlassWire

Esse software conta com duas versões, uma gratuita e uma Pro, mediante assinatura prévia. Além de escanear sua rede WiFi, o programa também funciona como antivírus e firewall, o que acaba evitando ataques ao seu roteador WiFi. Essas funcionalidades, porém, só estão disponíveis na versão paga.

Network Analyzer

Se você está procurando por outro aplicativo móvel capaz de monitorar tanto a conectividade quanto o desempenho do seu WiFi, o Network Analyzer é outra excelente opção. O app está disponível para celulares Android e iOS, permitindo não apenas identificar todos os dispositivos conectados ao seu WiFi, como também diagnosticar falhas e o nível de vulnerabilidade do seu aparelho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi
1 de 6
Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu WiFi

Voltar ao topo da página