Conexões Wi-Fi

Como saber quantos mega tem minha Internet

Como saber quantos mega tem minha Internet

A velocidade da Internet é a capacidade da sua rede de receber e enviar informações, de forma que, quanto maior a velocidade, mais rápido você poderá baixar arquivos e carregar páginas, o que também pode influenciar na qualidade de imagem de chamadas de vídeo, entre outras funções que exigem um grande intercâmbio de dados. Apesar da velocidade da Internet ser algo acertado entre cliente e empresa fornecedora na hora da contratação do serviço, por vezes temos dúvidas em relação a quantos megas temos, seja porque esquecemos, seja por uma desconfiança de que a empresa não esteja nos fornecendo o serviço contratado por completo, o que faz com que tenhamos uma velocidade reduzida. Seja qual for o caso, existem algumas formas de conferir o funcionamento da nossa Internet.

Se você quer saber como saber quantos mega tem minha Internet, leia esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como saber se na minha rua tem Net

Índice

  1. Como saber a velocidade da Internet pela fatura
  2. Como saber quantos mega tem minha Internet
  3. Dicas: como melhorar a velocidade da minha Internet

Como saber a velocidade da Internet pela fatura

Quando adquirimos um produto, é obrigatório que em sua fatura ou nota fiscal esteja estipulado o que foi adquirido e também o valor, fazendo assim com que o cliente tenha certeza do quanto está pagando e também o quanto custa, evitando o pagando de tarifas adicionais que possam passar desapercebidas.

Em razão do detalhamento fornecido pelas faturas, uma das formas de como saber quantos megas tem a Internet que você contratou é justamente olhando alguma das contas recebidas e que seja referente ao serviço. Se você desconfia que a velocidade pela qual está pegando não é a mesma que está recebendo, será necessário ver algumas dicas abaixo de como testar a velocidade da Internet, assim, você será capaz de comparar ambos valores descobrir que está recebendo o serviço pelo qual está pagando.

Se sua conexão com a Internet estiver com velocidade muito abaixo do esperado, é possível que mais alguém estiva fazendo uso da sua conexão sem que você saiba. Caso você veja que aparelhos desconhecidos estão conectados em sua rede e não sabe o que fazer, veja como agir se estão roubando minha Internet Wi-FI.

Como saber quantos mega tem minha Internet

Se você procura como saber a velocidade do WiFi, saiba que a resposta poderá estar na própria Internet, já que existem diversos sites que realizam a checagem e te fornecem exatamente qual é a velocidade que está sendo recebida no instante do teste. É muito fácil encontrar sites do tipo, bastando procurar "teste de velocidade" no site de pesquisa de sua preferência e, se preferir, ver abaixo uma lista com alguns dos disponíveis e que poderão te ajudar:

Os sites acima são gratuitos e para conseguir acessá-los para conferir sua velocidade, bastará seguir as instruções na página inicial. O teste não demora mais do que alguns segundos e é feito mostrando como resultado a real velocidade da rede, não necessariamente aquela que foi contratada.

Dica: se você não tem certeza de que sua velocidade é a mesma pela qual você está pagando, una a dica do apartado acima com a que acabamos de te contar e compare a velocidade prometida com a que você está efetivamente recebendo.

Dicas: como melhorar a velocidade da minha Internet

Já sei quantos megas tem minha Internet mas não estou satisfeito com a velocidade, será que tem solução? Se você não tem como aumentar a velocidade da rede mas gostaria de otimizar o uso da que já tem, saiba que existem alguns truques que farão com que você consiga aproveitar melhor sua conexão.

  • Coloque seu roteador em local apropriado: a recepção de sinal Wi-Fi por seus aparelhos depende do bom envio por parte do roteador, o que significa que o aparelho não pode ficar em certos lugares pois isso irá reduzir sua velocidade. Evite colocar o roteador em locais muito baixos, além disso, evite deixar outros objetos o cobrindo, já que serão como um barreira para o sinal;
  • Utilize cabeamento: se sua Internet tiver poucos megas e você estiver passando por dificuldades para realizar sua tarefas em razão da baixa velocidade, saiba que trocar a conexão Wi-Fi por uma via cabo em computadores faz com que a velocidade aumente. Não é possível fazer o mesmo com aparelhos menores como celulares de tablet pois não há a entrada para o cabo de Internet, mas será uma medida que poderá te ajudar bastante na hora de fazer trabalhos etc;
  • Mantenha os aparelhos atualizados: o sistema operacional dos aparelhos serão os responsáveis por processar todas as informações recebidas, o que pode calhar num retardo na velocidade da Internet no caso de desatualização dos sistema. Para atualizar seu aparelho, seja celular ou computador, basta checar por novas versões do sistema operacional e instalá-las;
  • Coloque senha na rede: redes abertas, ou seja, que não exigem senha para que sejam conectadas, podem ser acessadas por qualquer um, o que significa que diversas pessoas poderão usar sua Internet e acabar por diminuir sua velocidade. Para evitar invasores, bastará configurar a rede para adicionar uma senha e também conferir como preteger uma rede WiFi;
  • Pause downloads: quando fazemos downloads, principalmente quando o arquivo não vem de um site com limitação na velocidade, a nossa rede de Internet tende a ser sugada para baixar o arquivo. Quando isso ocorre, é muito difícil que consigamos realizar outras tarefas que exigem um pouco mais de recebimento de dados, como assistir vídeos.
  • Contrate um pacote maior: se você estiver realmente precisando de uma Internet mais rápida e estiver disposto e gastar um pouco mais por mês com sua conexão, é válido ligar na empresa contratada e perguntar quais são as opções. Se você já tem a mesma Internet há vários anos, é muito provável que os pacotes disponíveis com maior velocidade nem cheguem a custar mais, será só uma questão de alterar o plano. Caso vá ligar para sua fornecedora de rede, aproveite também para perguntar sobre a possibilidade de instalação de vibra óptica, o que também melhorará a velocidade da sua conexão;

Como você pode ver, uma Internet lenta pode ter diversas soluções simples. Para mais dicas, veja como melhorar o sinal WiFi.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quantos mega tem minha Internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
gsdgdsgdsg
dsgsdgds
A sua avaliação:
rosilaine
OLA .CONTRATEI 100 MEGAS .COMO SABER SE ESTOU RECEBENDO OS 100.NOS MEDIDOSRES DA UNTERNET ,ONDE VISUALISO ?COMO?
A sua avaliação:
isaias de oliveira
recebo 220 megas mais duvido dessa quantidade meus aparelhos param de funcionr sabe escalada codificado eu recebia 50 megas depois de um ano falei vamos pegar mais megas fui pra 200 agora ficou pior de quando recebia 50 megas pagaga 7999 por mes passou pra 15000 reais infelismente piorou me ajudem tenha dificuldade com cpu o que fazer to na vivo arrependido do contrato 2022
Edmilson
Boa Noite
neste caso possivelmente não esta usando o roteador com a porta Giga.
Como saber quantos mega tem minha Internet