Partilhar
Partilhar em:

Como fazer uma antena de TV caseira

Passo a Passo
 
Como fazer uma antena de TV caseira

Desde que os canais de televisão começaram a migrar para o sistema digital, no Brasil é possível recebê-los nos televisores com melhor qualidade. No entanto, isso é possível ao ter TV por assinatura ou ao comprar uma antena própria para isso, sendo que é preciso ainda ter o conversor externo ou integrado. Uma alternativa mais barata é aprender a como fazer uma antena de TV caseira. Para aprender o procedimento, confira o passo a passo que o umComo.com.br preparou para você.

Também lhe pode interessar: Como saber se a minha TV é Smart TV
Instruções:
1

O primeiro passo é reunir as ferramentas necessárias, como alicate, estilete, cortador de metais ou serrinha de cortar ferro, tesoura, fita isolante, fita crepe e pistola de cola. Para fazer uma antena de TV caseira também é preciso ter uma latinha de alumínio, um par de fios de cobre, um cabo coaxial (quanto maior melhor, assim, a TV pode ficar posicionada onde o sinal estiver melhor), dois pedaços de madeira (um retangular e outro que pode ser um pedaço de cabo de vassoura), um balun (que serve para converter a impedância do sinal de 300 para 75 ohmns e conectar a antena ao televisor).

2

O passo seguinte consiste em cortar a lata de alumínio ao meio, no sentido vertical, ou seja, de cima para baixo. Com o cortador de metais é possível cortar as partes mais grossas, como a de cima e a de baixo, porém, as laterais podem ser cortadas com o canivete. Tenha cuidado ao fazer isso, já que o material pode cortar os dedos. Depois, é preciso pregar uma madeira na outra, formando um “T” e colar, usando a pistola de cola quente, meia latinha em cada extremidade da madeira do “T” que está na horizontal.

3

As latinhas devem ser colocadas na madeira de modo que fiquem na horizontal também e alinhadas. Depois é preciso descascar as pontas dos fios de cobre, a fim de deixar uma grande parte deles exposta, o que vai garantir que o contato seja melhor. A extremidade de um cabo deve ser colada com fita isolante do lado de dentro de uma das partes da lata de alumínio. O mesmo deve ser feito com o outro cabo, que deve ter uma de suas pontas colada na outra metade da latinha.

4

Depois, o restante dos cabos pode ser colado na parte vertical de madeira da antena, com fita crepe, para que não fiquem soltos. Em seguida, ambas as pontas de cada fio devem ser presas ao balun. Desse modo, a antena poderá ser conectada à televisão. Para ficar bem firme é possível usar fita isolante onde os cabos se prendem ao balun. Após, basta conectar ao balun o fio coaxial, que por sua vez deve ser conectado à televisão, na entrada para antena chamada de AIR. Pronto, está feita a antena caseira e basta testar. Para conseguir o melhor sinal, ela pode ser posicionada próxima a uma janela.

5

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer uma antena de TV caseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer uma antena de TV caseira

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma antena de TV caseira
Como fazer uma antena de TV caseira