Microscópios

Como limpar a lente de um microscópio

Como limpar a lente de um microscópio

A lente de um microscópio é algo muito delicado de limpar e não é aconselhável removê-la do microscópio para ser lavada. A lente do microscópio pertence a um dos três elementos mais importantes que formam o microscópio e permite uma ampliação dos objetos que se pretendam observar através dos filtros. Para limpar a lente de um microscópio deverá seguir os seguintes passos.

Vai precisar de:

  • Papel limpa lentes
  • Éter
  • Xilol
Também lhe pode interessar: Como fazer lentes de visão noturna

Passos a seguir:

1

Pegue um papel para limpar a lente, que poderá encontrar em lojas especializadas ou em distribuidores de material de laboratório.

2

Nunca toque na lente do microscópio com as pontas dos dedos uma vez que as impressões digitais podem influenciar na visibilidade do microscópio. Depois de secarem, as impressões digitais presentes na lente são muito difíceis de remover, no entanto o mesmo deve ser feito com água destilada.

3

Umedeça o papel limpa lentes com éter.

4

Esfregue o papel limpa lentes molhado com éter sobre a lente do microscópio, fazendo movimentos circulares.

5

O óleo de cedro que fica sobre a lente frontal da objetiva de imersão deve ser removido imediatamente depois de finalizada a observação.

6

Para isso, pode passar o papel "limpa lentes" impregnado com uma gota de xilol.

7

Para a guardar, devemos colocar a objetiva de menor ampliação sobre a platina e baixá-la até ao batente, o condensador deve estar na sua posição mais baixa.

8

Para evitar tropeçar em alguma das objetivas, guarde-as em lugares secos, para evitar que a umidade favoreça a formação de fungos. Certos ácidos e outras substâncias químicas que produzem vapores corrosivos, devem manter-se afastados do microscópio.

9

Para secar a lente do microscópio depois de estar limpa não utilize secadores nem nenhum eletrodoméstico, deixe secar sozinha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a lente de um microscópio, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Conselhos

  • Nunca deve tocar as lentes da ocular, objetiva e condensador com os dedos.
  • Não se devem limpar as lentes de um microscópio todos os dias, assim sendo deve utilizá-lo cuidadosamente.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
vitor
como retirar fungos dal lentes?
Gustavo
Boa Noite. O que utilizar para limpeza de uma lente objetiva contendo fungos? Muito obrigado desde já.
Cezar Fernando Golowniczy
Posso utilizar álcool 70GL para a limpeza da ocular de um microscópio ? Existe algum problema na utilização de algodão para a eliminação de algum resíduo acumulado na superfície da lente ? No aguardo de uma resposta,desde já agradeço .
Carlos André
O ideal é limpar com éter ou com éter e clorofórmio 1:1. Eu, particularmente, limpo com álcool 96% (hidratado demais, como o 70GL, não é bom) e cotonete mesmo. Primeiro passo um dos lados embebido em álcool, com movimentos espirais, do centro à borda. Imediatamente depois, com a lente ainda molhada, repito a operação com o lado seco do cotonete. Se a lente "cantar", tá limpa. O algodão exige certo cuidado, pois pode deixar fiapos que vão atrapalhar a observação.
EDSON MACHRY
Desculpe, Você é de Joaçaba por acaso? Estudou Eng, civil na Unisinos?
Como limpar a lente de um microscópio