Como funciona uma impressora WiFi

Como funciona uma impressora WiFi
Imagem: estra.com.br

Hoje em dia os cabos estão sendo substituídos por sinais de rede e o mesmo acontece com algumas impressoras. Se tem uma impressora WiFi umComo ensina-lhe como trabalhar com ela. A grande vantagem destes aparelhos é o fato de não terem cabos para conectar ao notebook. Como a ligação é feita a partir de WiFi você não necessita de ter fios nem de transferir ficheiros de um computador para outro.

Como fazer impressões

Ao fazer uma impressão em uma impressora WiFi primeiramente você necessita de ligar o cabo de alimentação da impressora à tomada. De seguida conectar ambos os aparelhos (impressora e computador). No fim de conectados apenas necessita de enviar os ficheiros para a impressora como costuma fazer quando imprime em uma impressora com cabo. A única diferença é que os documentos ou ficheiros serão enviados via rede para impressora e não diretamente por cabo.

Se por algum motivo não estiver conseguindo fazer esta conexão verifique se a impressora está a receber a mesma rede que o seu computador.

Ainda pode acontecer que o aparelho não esteja a reconhecer, no entanto poderá fazer esse processo manualmente acedendo ao Painel de Controle > Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" > "Adicionar uma impressora" > Selecione a impressora que está conectada à sua rede > Clique em "Selecionar uma impressora compartilhada pelo seu nome" > Clique no nome do seu computador > Clique em "Avançar" e conclua este processo clicando novamente no botão "Concluir".

Como imprimir a partir de um Smartphone

Esta funcionalidade também permite a impressão de documentos, ficheiros ou imagens a partir de outras plataformas como os smartphones e tablets desde que estes suportem o WiFi Direct para que se consiga conectar diretamente à impressora. Não é necessário a instalação de qualquer aplicação, apenas ligar-se à mesma rede.

Para que seja possível imprimir a partir destas plataformas a impressora tem que ter ativos os dois botões em simultâneo (WiFi e WiFi Direct) para que seja ativado o modo roteador para a impressora acessar a qualquer dispositivo.

Nota: a ligação por WiFi Direct apenas faz a ligação entre a impressora e outro aparelho, funciona como um roteador que emite a sua ligação, deste modo não é possível a navegação na internet neste modo.

Vantagens da impressora WiFi

Além de ser um cabo a menos que o tem a incomodar, estas impressoras são vantajosas em vários aspectos. Tem a possibilidade de imprimir a partir de vários aparelhos, não necessita de CD nem de programa de instalação, qualquer aparelho que tenha WiFi Direct consegue conectar-se.

Aqui estão alguns artigos relacionados que lhe podem agradar:

  • Como alterar uma impressora de offline para online
  • Como escanear um documento em uma impressora multifuncional
  • Como desativar o alerta de sem tinta em impressoras Canon
  • Como imprimir sobre plástico

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona uma impressora WiFi, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.