Adobe PhotoShop

Como fazer efeito quebra-cabeça em fotos

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. Atualizado: 11 março 2021
Como fazer efeito quebra-cabeça em fotos

Já faz bastante tempo que somos expostos a fotos muito mais do que éramos, já que antes era preciso tirar, revelar e visitar os álbuns para vê-las e não fazíamos isso com tanta frequência. Hoje em dia vemos fotos e imagens diariamente e, me arrisco dizer, várias vezes por dia, já que estamos sempre ligados nas redes sociais.

Por isso, às vezes nos dá vontade de inovar, para não vermos sempre as mesmas coisas, e encontrar novos efeitos, cores e formas de apresentarmos as nossas imagens. Uma dessas formas é transformar suas fotos em quebra-cabeça, o que além de dar um efeito legal, serve até para presentear alguém de maneira muito original, já que a pessoa além de ter o passatempo de montá-lo, terá uma foto legal para guardar e decorar a casa no fim do processo. Se você quer saber como fazer efeito quebra-cabeça em fotos, continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer efeito cartoon no Photoshop

Índice

  1. Como fazer efeito quebra-cabeça em fotos
  2. Efeito quebra-cabeça no Photoshop
  3. Como transformar imagem em quebra-cabeça no Word
  4. Aplicativo para fazer quebra-cabeça em fotos

Como fazer efeito quebra-cabeça em fotos

Uma das maneiras mais simples de fazer efeito quebra-cabeça em fotos é usando algum programa da internet que transforma sua foto nesse formato em questão de cliques. Um deles é o site Foto e Efeitos, que contém um programa para fazer quebra-cabeça com fotos online. Para transformar sua foto em quebra-cabeça basta acessar este link e seguir os seguintes passos:

  1. Selecione no seu computador a foto que você quer transformar em quebra-cabeça;
  2. Abra o site e clique em carregar a imagem;
  3. O site irá carregar a imagem e te dará opções de adicionar texto, ajustar automaticamente e inserir filtro. Caso você queira fazer alguma dessas coisas é a hora de selecionar. Se for uma foto para presentear uma amiga, você pode, por exemplo, escrever amigas para sempre sobre a foto. Caso não queira usar nenhuma das opções, clique em "próximo".
  4. O site te dará uma pré-visualização de como ficará o seu quebra-cabeça com foto. Se você estiver de acordo clique em "acabar".
  5. O site passará a outra página com anúncios e a sua foto centralizada, para fazer o download basta clicar nela com o botão direito do mouse e clicar em "salvar como" e salvá-la em seu computador.
  6. Pronto, você já tem sua foto com efeito quebra-cabeça. Para fazer com outras fotos, basta repetir o processo.

Este é também um site para criar quebra-cabeça para imprimir, já que nele você pode transformar qualquer imagem em quebra-cabeça, depois salvá-la em seu computador e imprimir seja para guardar ou presentear.

Lembrado que usar um programa para fazer quebra-cabeça com fotos online é uma das maneiras mais simples de fazer pelo computador, mas nem sempre esses sites são seguros. Você deve ter atenção para não clicar em nenhum link indesejável. Por isso, também te mostraremos outras opções para conseguir o efeito, caso você tenha receio de fazer por este método.

Efeito quebra-cabeça no Photoshop

Já se a ideia é usar o computador para fazer o efeito quebra-cabeça na foto, mas você quer usar um programa mais confiável e você tem acesso ao Photoshop, você pode utilizá-lo de uma maneira simples para transformar sua foto comum em quebra-cabeça. Se você manja do programa, siga estes passos para conseguir o efeito:

  1. Abra a imagem que você quer transformar no programa e duplique a camada.
  2. Acesse Filters > Texture > Texturizer.
  3. Na caixa que é intitulada Texture você deve buscar a palavra Puzzle (quebra-cabeça em inglês) e selecioná-la.
  4. Modifique o tamanho e a definição como quiser e agora você já tem seu efeito quebra-cabeça usando Photoshop.

Simples e fácil! Dependendo da sua versão do Photoshop, as instruções podem ser ligeiramente diferentes. Depois, basta baixar e usar a imagem como preferir, seja para postar, imprimir ou presentear.

Como fazer efeito quebra-cabeça em fotos - Efeito quebra-cabeça no Photoshop

Como transformar imagem em quebra-cabeça no Word

Criar o seu quebra-cabeça com foto no Word pode ser um processo um pouco mais complexo, mas é uma opção caso você não queira usar sites da internet e não tenha acesso ao Photoshop. Para transformar imagem em quebra-cabeça no Word, siga os seguintes passos:

  1. Abra o Word e insira a imagem que você quer usar como quebra-cabeça.
  2. Em seguida, clique em "Shapes" (Formatos) da aba "Insert" (Inserir) e selecione a ferramenta "Scribble" (rabiscar) que estará dentro de "Lines" (Linhas).
  3. O cursor, que normalmente é uma setinha, se transformará em um lápis e aí você deve começar a desenhar as linhas do quebra-cabeça sobre a imagem de forma que se encaixem.
  4. Ao soltar o botão aparecerá uma caixa chamada "Drawing Tools" (Ferramentas de Desenho) onde você poderá optar pela grossura da linha clicando no botão "Shape Outline" (Contorno da Linha) e depois em "Weight" (Peso). O ideal é que você marque 3 pt para que a linha seja bem marcada, caso você opte por imprimir e separar as peças depois e também para que ela seja bem vista sobre a imagem.
  5. Salve o projeto no seu computador e ele estará pronto para imprimir ou enviar a imagem para onde quiser.

Aplicativo para fazer quebra-cabeça em fotos

O que muito também tem se falado na internet é sobre criar fotos com efeito mosaico no Instagram. É como se fosse um quebra-cabeça, mas em vez dos tradicionais encaixes, a foto é cortada em vários pedaços para formar uma imagem maior e completa. Isso dá um efeito diferente e original ao perfil do insta, ainda que no feed torne-se um pouco difícil de entender, já que a foto sai em vários pedaços.

Mas, caso você prefira postar a foto com o efeito quebra-cabeça em vez do mosaico, você pode utilizar os outros recursos ensinados neste artigo, salvar a foto e subi-la no seu Instagram.

Mosaico no Instagram

Uma das formas de fazer o mosaico no Instagram é usando um aplicativo que crie esse efeito. Nós do umCOMO sugerimos o aplicativo Grid. Com interface bem intuitiva, você pode subir sua foto por ele e cortá-la em quantos pedaços quiser, múltiplos de 3, para que faça sentido no seu perfil do Instagram. Depois é só baixar e subi-las na sua conta.

No nosso outro artigo como postar foto inteira no Instagram, nós ensinamos passo a passo como usar o aplicativo Grid e te damos outras ideias caso você queira postar uma foto no seu insta sem cortá-la.

Como fazer efeito quebra-cabeça em fotos - Aplicativo para fazer quebra-cabeça em fotos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer efeito quebra-cabeça em fotos, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Bibliografia
  • PHOTOSHOP ESSETIALS. Photoshop Puzzle Efect. Disponível em: <https://www.photoshopessentials.com/photo-effects/photoshop-puzzle/> Acesso em: 11 de março de 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer efeito quebra-cabeça em fotos