Partilhar
Partilhar em:

Como fazer pontilhismo no Photoshop

Passo a passo
 
Como fazer pontilhismo no Photoshop

Os recursos do software Photoshop permitem uma série de efeitos em imagens e fotos. Um bastante interessante é o chamado pontilhismo, que dá à imagem um efeito formado por um mosaico de cores, sendo que ela deve ser olhada de longe. Isso porque se for observada de perto, o que se vê são somente pequenos círculos na imagem. Embora os círculos sejam os mais comuns, outras formas geométricas podem criar esse efeito. Se você se interessou e quer saber como fazer pontilhismo no Photoshop confira o passo a passo simples que o umCOMO desenvolveu para ajudar você nessa tarefa.

Também lhe pode interessar: Como recortar cabelo no Photoshop
1

O efeito pontilhismo oferecido pelo programa Photoshop se inspirou na famosa técnica de pintura, que se originou do movimento impressionista e consiste em pontos ou manchas pequenas e coloridas que causam um efeito óptico nos olhos de quem observa a imagem. Esse efeito é causado pela justaposição que é feita na imagem. Para fazer pontilhismo no Photoshop o primeiro passo é abrir o programa. Se ele já estive aberto, basta clicar nas teclas Ctrl+N para criar um novo arquivo. Dê um nome ao seu arquivo e coloque 80 pixels de largura e altura. Depois dê um OK.

2

O próximo passo é clicar na letra U do teclado, desse modo, é selecionada a ferramenta Elipse e, com a tecla Shift pressionada, basta clicar e arrastar o mouse para criar um círculo, que pode receber a cor que você preferir. Se a ferramenta Elipse não estiver selecionada, deverá ir ao ícone do retângulo no menu da esquerda e selecioná-la.

3

Depois, é preciso ir até Editar, no menu principal, e selecionar Definir Padrão. É necessário dar um nome ao novo padrão, como a palavra PONTILHISMO, e clicar em Ok.

4

O passo seguinte consiste em pressionar as teclas Ctrl+O e abrir uma imagem, aquela na qual você deseja colocar o efeito pontilhismo. Na sequência, pressione as teclas de atalho Ctrl+Shift+Alt+N, desse modo, será criada uma nova camada, no painel de camadas.

5

O passo seguinte é ir novamente até Editar no menu e escolher a opção Preencher. Em seguida, é necessário escolher a opção Padrão e, após, selecionar o novo padrão que foi criado, no caso, de nome PONTILHISMO. Para aplicar o efeito, é preciso apertar Ok no painel preencher.

6

O próximo passo consiste em tocar duas vezes com o mouse em cima da camada que contém a foto e, em seguida, dar Ok, assim, a camada para edição é destravada. Depois, é necessário inverter a ordem das camadas, arrastando a debaixo para cima.

7

Na sequência, é preciso clicar com o botão direito do mouse na camada com a imagem escolhida para fazer o efeito e selecionar o botão Criar Máscara de Corte. Ao apertar as teclas Ctrl+Shift+Alt+N, será criada uma nova camada.

8

Depois deverá pressionar a letra G do teclado, com isso a ferramenta Lata de Tinta será selecionada. Basta definir uma cor e clicar no documento para preencher.

9

Por fim, é necessário fazer a mudança na camada do objeto. Pronto, a imagem já está como você deseja. Para aplicar o efeito pontilhismo em outras imagens, é ainda mais simples. Para tanto, é preciso somente substituir a imagem utilizada e aplicar a máscara de corte.

10

Se você achou esse artigo útil, então não perca também outras dicas nossas para fazer no Photoshop:

11

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como fazer pontilhismo no Photoshop, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer pontilhismo no Photoshop

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
Como fazer pontilhismo no Photoshop
1 de 9
Como fazer pontilhismo no Photoshop