menu
Partilhar

Como digitalizar uma assinatura

 
Por Redação umCOMO. 18 setembro 2021
Como digitalizar uma assinatura

A digitalização de documentos é o processo de mudança do formato analógico para o digital. Isso no permite guardar enormes quantidades de dados em muito pouco espaço. Para o mundo dos negócios trata-se de um avanço importantíssimo, já que facilita a armazenagem e a localização de documentos importantes. Tendo isso em vista, é normal que cada vez mais você tenha que assinar documentos de maneira digital. Por isso, neste artigo do umCOMO te ensinamos como digitalizar uma assinatura e como assinar um documento on-line para facilitar o seu dia a dia.

Também lhe pode interessar: Como traduzir um arquivo PDF

A digitalização nos negócios

A digitalização não só afeta a redução de espaço para armazenagem e maior agilidade para encontrar documentos (economizando tempo e permitindo localizá-los em praticamente qualquer lugar do planeta). Uma das vantagens que têm mais impacto no mundo dos negócios é a possibilidade de assinar documentos on-line.

Trata-se de um conjunto de dados que nos permitem identificar a pessoa que assina de maneira inequívoca, assegurando a integridade do documento assinado e que ele não possa ser recusado. Resumindo, por ser um método muito mais prático e rápido, também outorga segurança e confiança que não teríamos de forma manuscrita.

A firma eletrônica é tremendamente útil no momento em que vivemos. Nestes tempos de pandemia, o fato de poder assinar qualquer contrato ou documento de qualquer lugar, faz com que seja muito mais fácil gerir, por exemplo, grandes grupos de trabalho à distância. Por exemplo, se desejamos contratar um grupo de pessoas para um trabalho temporário, podemos evitar de ter que chamá-las para assinar o contrato presencialmente.

Em um mundo globalizado como o nosso, a assinatura eletrônica também economiza que pessoas que contratamos e vivem longe da sede da empresa tenham que imprimir, assinar, escanear e mandar o documento assinado. Obviamente, para quem trabalha à distância é uma ferramenta de grande utilidade para agilizar processos.

Como assinar um pdf on-line

Se você quer saber como digitalizar uma assinatura deve saber que para realizá-la se necessita uma ferramenta confiável, ágil e que dê segurança máxima, jurídica e de dados, tanto à empresa como a quem assina. Uma das ferramentas líderes do setor para assinar pdf on-line é a Smallpdf, que te oferece uma maneira de assinar pdf on-line, muito útil em uma variedade de campos relacionados com a firma eletrônica de documentos.

Você pode utilizá-la de qualquer navegador e desde qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone). Para revisar os documentos sem problemas e ter consciência que o assinamos, oferece a possibilidade de converter qualquer documento em PDF antes de realizar a assinatura digital.

Devido ao uso da nuvem e a que todo o processo de assinatura acontece em seus servidores, podemos dizer adeus aos formulário incômodos. Se precisamos envolver outras pessoas, isso pode ser feito de maneira simples clicando em "Peça para que outras pessoas assinem", como mostra a imagem.

Os documentos que assinamos com essa ferramenta permanecem nos servidores durante 14 dias corridos para poder compartilhá-los e uma vez todas as partes tenham assinado, o documento fica automaticamente selado.

Se você quer criar uma assinatura digital legalmente vinculante, é necessário criar uma conta Pro. Ela permite criar uma assinatura cuja data, hora de criação e nome de quem assina possam ser facilmente rastreadas. O que isso significa? Que se outorga uma segurança e confiança que se traduzem na tranquilidade de quem usa.

Como digitalizar uma assinatura - Como assinar um pdf on-line

Tipos de arquivos que permitem a assinatura digital

Para digitalizar uma assinatura usando Smallpdf você deve saber que a ferramenta suporta arquivos PDF, Word, PPT, Excel e imagens JPG. Além disso, funciona com qualquer navegador de internet, em qualquer dispositivo e em sistemas operacionais Windows, Mac ou Linux.

Outras coisas que você deve levar em consideração ao digitalizar a sua assinatura usando a ferramenta é:

  • Ela é gratuita para gerar e executar assinaturas eletrônicas e permite processar, no máximo, dois documentos;
  • Permite administrar todos seus documentos em um só lugar, o que faz com que você ganhe tempo armazenando, gerindo e compartilhando os arquivos entre dispositivos, diretamente da plataforma on-line.
  • Você pode solicitar que até 100 pessoas assinem um documento digitalmente, mostrando a elas exatamente onde devem assinar, seja com mouse ou trackpad, carregando uma imagem da assinatura ou fotografando com um dispositivo.

As opções para digitalizar uma assinatura, como você pode ver, são muito variadas. Em menos de um minuto você pode deixar o documento assinado e enviado com total segurança, graças à cifra TLS de 256 bits. Para sua segurança, elimina os arquivos carregados de seus servidores depois de uma hora. Trata-se de uma tecnologia de extrema segurança, ao alcance de qualquer pessoa que queira usá-la.

Agora que você já sabe como digitalizar uma assinatura e como assinar um documento on-line, veja também Como proteger um arquivo PDF e Como desbloquear um PDF.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como digitalizar uma assinatura, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como digitalizar uma assinatura
1 de 2
Como digitalizar uma assinatura

Voltar ao topo da página