Acesso remoto ao computador

Como controlar o pc pelo celular

Daniela Amadeu
Por Daniela Amadeu. Atualizado: 12 fevereiro 2021
Como controlar o pc pelo celular

Ter um computador com wifi, bluetooth e um smartphone também traz sempre aquela pergunta: será que tem como controlar o pc pelo celular? Ou seja, usar o celular como um controle remoto para facilitar as atividades no computador? Existem várias aplicações que se destinam desde a controlar programas específicos como Power Point ou programas que controlam outras ferramentas mais essenciais no seu computador, conheça aqui no UmComo quais são elas.

Também lhe pode interessar: Como acessar um Android pelo PC

Passos a seguir:

1

AnyRemote

Uma aplicação muito conhecida entre os usuários Linux, com ele você consegue controlar vários programas no seu computador como o Impress, Amarok, Digikam, VLC, Mplayer, FileManager e vários outros. Você pode usá-lo por bluetooth e através da sua conexão wireless.Como instalar?Baixe aqui a versão condizente com o seu ambiente: Gnome ou KDE. Instale o apk no seu Android. Lembre-se que é preciso permitir a instalação por fonte de terceiros. Configure sua conexão para funcionar por bluetooth ou wireless e em seguida você terá o AnyRemote funcionando e poderá controlar o pc pelo celular. O AnyRemote é excelente para apresentações, você pode se distanciar do notebook em uma apresentação de slides e ir controlando a mudança de slides através do celular.

Sugestão: Como localizar uma pessoa pelo celular

Como controlar o pc pelo celular - Passo 1
2

Chrome Remote Desktop

Esse certamente é o mais popular e funciona tanto no Windows quanto no Linux, já que o necessário é usar Android e o navegador Google Chrome. No que consiste? Você baixa a extensão para o navegador Google Chrome aqui: https://chrome.google.com/webstore/detail/chrome-remote-desktop/gbchcmhmhahfdphkhkmpfmihenigjmpp

Depois você baixa o aplicativo para o seu telefone Android aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.chromeremotedesktop

Como controlar o pc pelo celular - Passo 2
3

O mais importante é saber como configurar o Chrome Remote do seu navegador: Se você estiver usando o Google Chrome e estiver logado com a sua conta do Gmail, seu computador e o seu celular Android ficarão sincronizados. Seu aplicativo irá reconhecer que tem um computador sincronizado a ele, depois disso bastará clicar em Ativar conexões remotas e inserir o PIN.

Como controlar o pc pelo celular - Passo 3
4

A partir disso, você conseguirá mexer no seu navegador Chrome através do seu celular. O Chrome Remote é muito poderoso e dá a solução para muitos problemas que enfrentamos quando precisamos ter um 'controle remoto' à disposição. Se você não conhece o Chrome Remote.

5

Vantagens e desvantagens

A maior vantagem de se ter acesso remoto ao computador é a praticidade, é poder controlá-lo a distância. Tanto o anyremote quanto o chrome remote são aplicações bem seguras, o chrome remote permite que outra pessoa acesse o seu computador, como no caso de prestar algum serviço de reparo; por isso é muito importante estar atento a quem você passa o acesso ao seu computador. Fora esse ponto, as aplicações trazem só vantagens e conforto ao dia-a-dia. Faça bom uso!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar o pc pelo celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como controlar o pc pelo celular