Otros Microsoft Word

Como contar palavras no Word

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 12 janeiro 2021
Como contar palavras no Word

Existem diversos programas e aplicativos para escrever mas, com certeza, o Word é o mais famoso e usado deles. Isso porque ele permite que você construa um texto de diversas formas, além de ajudar o usuário a baixar um documento em formatos distintos, escrever em idiomas e dialetos variados, traduzir um texto instantaneamente, fazer esquemas e tabelas, etc.

De fato, uma das ferramentas que o Word fornece é a que nos permite contar palavras e linhas em um documento. Esse recurso, que a princípio pode parecer secundário, tem usos tão importantes quanto os de considerar os caracteres que faltam para que você possa cumprir o mínimo de palavras em um documento, distinguir os tipos de palavras que você usou ou, inclusive, o número exato de caracteres usados em um documento. Se você quer saber como contar palavras no Word, siga lendo este artigo do umCOMO, pois vamos te mostrar o passo a passo para que você aprenda a usar mais e melhor o programa.

Também lhe pode interessar: Como fazer índice automático no word

Índice

  1. Como contar palavras no Word
  2. Contar as palavras em uma seção específica do texto
  3. Como contar palavras no Word pelo celular

Como contar palavras no Word

Mesmo que o Word, a princípio, seja um programa do Windows, com certeza você pode encontrar arquivos de Word tanto para computadores Windows quanto Apple. Além disso, em ambos os casos você consegue contar as palavras usando o Word de forma bastante similar e simples. Demonstramos a seguir:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é abrir um documento de Word que possua um texto escrito.
  2. Depois, vá para a parte superior da tela e busque pela aba "Ferramentas".
  3. Após clicar nessa aba, vão aparecer várias opções e, entre elas, você deve clicar na de nome "Contar palavras".
  4. Depois, uma janela com diferentes dados sobre o documento com o qual você está trabalhando irá aparecer.

Isso é tudo o que você deve fazer para ver o contador de palavras do Word. Entre os dados encontrados nessa janela, estarão o número de páginas do documento e, depois, o número de palavras presentes nele. Vão aparecer, ainda, dados adicionais como o número de caracteres com e sem espaço, o número de parágrafos do documento e o número de linhas.

Se você conta com uma versão mais atualizada do programa, deve saber que contar palavras no Word 2016 é ainda mais simples. Em vez de procurar pelo botão "Ferramentas", busque pela janela "Revisar" do menu superior. Depois disso, vão aparecer ícones com várias opções. O que você deve fazer é clicar em "Contar palavras", e esperar que a mesma janela que falamos anteriormente apareça. A seguir vamos te mostrar uma imagem para que você entenda com mais facilidade.

Existem outras funcionalidades do Word que, por vezes, não sabemos como acionar, mas que são muito necessárias na hora de elaborar um documento como inserir um índice.

Como contar palavras no Word - Como contar palavras no Word

Contar as palavras em uma seção específica do texto

O método anterior é o mais usado para contar o número de palavras de um texto no Word na íntegra. Porém, também é bastante comum que você precise contar palavras no Word por partes quando estiver trabalhando com um texto ou documento. Ou seja, pode ser que você queira saber o número de palavras de acordo com um determinado parágrafo ou página, e não todas as que compõem o arquivo. Se esse é o seu caso, siga as dicas:

  1. Primeiro, prepare o documento aberto na tela - da mesma forma que você fez nas instruções anteriores.
  2. Depois, selecione a parte do texto que quer contar.
  3. A seguir, e sempre mantendo o texto selecionado, você deve se dirigir à área de "Ferramentas" e clicar em "Contar palavras".

Novamente, se a sua versão do Word não mostrar a aba "Ferramentas", vá em "Revisar" e, em seguida, você vai encontrar o contador de palavras. Te mostramos o exemplo na imagem.

Como contar palavras no Word - Contar as palavras em uma seção específica do texto

Como contar palavras no Word pelo celular

Por outro lado, ainda que não seja a maneira mais comum de usar o Word, vale dizer que os arquivos também podem ser usados pelo celular. Se você quer contar palavras no Word usando seu aparelho celular, siga os passos que apresentamos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Word no seu celular. Se você ainda não o possui, é só baixar na loja de aplicativos.
  2. Depois, abra na tela o documento com as palavras que você deseja contar.
  3. Com o documento aberto, vá até a aba "Edição", que costuma ser representada por uma letra A maiúscula, acompanhada por um lápis.
  4. No menu suspenso que será aberto, selecione a opção "Iniciar", seguida por "Editar" e, finalmente, "Revisar".
  5. Na parte inferior do menu aparecerá a opção "Contar palavras". Ao pressioná-la, você irá receber as informações relacionadas à quantidade de palavras do documento, bem como à quantidade de páginas, parágrafos, caracteres e linhas do arquivo em uso.

Agora que você já sabe como contar palavras no Word pelo computador e pelo celular será mais fácil de controlar a edição dos seus projetos, como jornais e revistas feitas nesse programa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contar palavras no Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como contar palavras no Word