Como se livrar dos vírus

Como limpar meu computador de vírus

Como limpar meu computador de vírus

Se ultimamente seu computador anda especialmente lento ou você nota que estão acontecendo coisas estranhas -arquivos que desaparecem, que não abrem ou que bloqueiam o sistema- é bem possível que seu problema tenha um nome: vírus! Antes de entrar em pânico ou jogar seu computador fora, relaxe e respire. Geralmente é possível eliminar os vírus do sistema e isso não costuma ser especialmente complicado. Não sabe por onde começar? Em umComo.com.br contamos a você como limpar seu computador de vírus.

Também lhe pode interessar: Como tirar vírus pelo Regedit

Índice

  1. Consiga um antivírus
  2. Atualize seu antivírus
  3. Analise seu equipamento
  4. Elimine os vírus
  5. Formate o computador (ou leve-o a uma assistência técnica)

Consiga um antivírus

Este é o ponto mais importante e que evitará que seu computador volte a ser infectado no futuro. Baixe e instale um bom antivírus. Há vários gratuitos que você pode conseguir online facilmente, estes são alguns exemplos:

  • Malwarebytes Anti-Malware 2.0
  • Panda Free Antivirus
  • AVG Antivirus Free
  • Bitdefender Antivirus Free Edition

Atualize seu antivírus

Já tinha antivírus e ainda assim foi infectado? É possível que você não o tenha atualizado. É muito importante atualizá-lo sempre, já que os cibercriminosos estão continuamente lançando novas versões e formas de malware.

Analise seu equipamento

Agora que seu computador tem antivírus instalado e atualizado, é hora de ver se realmente tem vírus e quais são. Para isso, faça uma varredura do equipamento com o antivírus. A maioria dos programas de segurança oferecem dois tipos de análises, uma rápida e outro em profundidade. Recomendamos realizar esta última, ainda que leve muito mais tempo.

Elimine os vírus

É muito provável que seu antivírus vá eliminando já todos o vírus que encontrar, mas em alguns casos ele pedirá sua autorização. Apague todos os arquivos infectados ou suspeitos que o software encontrar.

Formate o computador (ou leve-o a uma assistência técnica)

Se tudo der errado, você tem duas opções. Uma é assumir você mesmo e formatar o equipamento. Faça-o somente se tiver alguns conhecimentos de informática e for consciente dos riscos. A outra opção vai lhe custar um pouco de dinheiro, mas é a mais segura e prática: leve o computador a uma assistência técnica, explique quais são os problemas (e o que você fez) e espere uma resposta. Se tiver reparação, eles devolverão seu computador como novo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar meu computador de vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ju
Ter um vírus no note é muito desagradável. E eu já tive que mandar formatar várias vezes.... Agora estou usando o psafe e desde que eu instalei ele, não precisei mais mandar formatar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ju, que bom para você :) Obrigada por partilhar conosco a sua experiência e continue a acompanhar as nossas novidades! ;)
Como limpar meu computador de vírus