Como limpar meu computador de vírus

Como limpar meu computador de vírus

Se ultimamente seu computador anda especialmente lento ou você nota que estão acontecendo coisas estranhas -arquivos que desaparecem, que não abrem ou que bloqueiam o sistema- é bem possível que seu problema tenha um nome: vírus! Antes de entrar em pânico ou jogar seu computador fora, relaxe e respire. Geralmente é possível eliminar os vírus do sistema e isso não costuma ser especialmente complicado. Não sabe por onde começar? Em umComo.com.br contamos a você como limpar seu computador de vírus.

Consiga um antivírus

Este é o ponto mais importante e que evitará que seu computador volte a ser infectado no futuro. Baixe e instale um bom antivírus. Há vários gratuitos que você pode conseguir online facilmente, estes são alguns exemplos:

  • Malwarebytes Anti-Malware 2.0
  • Panda Free Antivirus
  • AVG Antivirus Free
  • Bitdefender Antivirus Free Edition

Atualize seu antivírus

Já tinha antivírus e ainda assim foi infectado? É possível que você não o tenha atualizado. É muito importante atualizá-lo sempre, já que os cibercriminosos estão continuamente lançando novas versões e formas de malware.

Analise seu equipamento

Agora que seu computador tem antivírus instalado e atualizado, é hora de ver se realmente tem vírus e quais são. Para isso, faça uma varredura do equipamento com o antivírus. A maioria dos programas de segurança oferecem dois tipos de análises, uma rápida e outro em profundidade. Recomendamos realizar esta última, ainda que leve muito mais tempo.

Elimine os vírus

É muito provável que seu antivírus vá eliminando já todos o vírus que encontrar, mas em alguns casos ele pedirá sua autorização. Apague todos os arquivos infectados ou suspeitos que o software encontrar.

Formate o computador (ou leve-o a uma assistência técnica)

Se tudo der errado, você tem duas opções. Uma é assumir você mesmo e formatar o equipamento. Faça-o somente se tiver alguns conhecimentos de informática e for consciente dos riscos. A outra opção vai lhe custar um pouco de dinheiro, mas é a mais segura e prática: leve o computador a uma assistência técnica, explique quais são os problemas (e o que você fez) e espere uma resposta. Se tiver reparação, eles devolverão seu computador como novo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar meu computador de vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.