Como formatar um computador

Como formatar um computador

A formatação de um computador não é uma ação simples, mas é necessária. Há alguns usuários que sofrem de uma navegação lenta devido a vários programas espiões (spyware) e vírus e diferentes configurações. Para começar o processo, temos de perceber que formatar o computador significa perder todos os arquivos armazenados no disco rígido, apagar todas as nossas fotografias, programas e documentos para iniciar completamente de novo com um computador que não tem problemas. Se você está pronto para uma limpeza profunda e carregar um novo sistema operativo, recomendamos que leia primeiro os "Conselhos e recomendações" e "Necessita", que encontrará na zona inferior deste artigo e, em seguida, leia o conteúdo deste. Neste caso, usamos o exemplo de um Windows XP, se, pelo contrário, está interessado em Windows 7, clique aqui.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Insira o CD do Windows XP na unidade de CD e ligue ou reinicie o computador.

2

Uma vez que o computador tenha copiado os drivers automaticamente, ele vai pedir para você instalar o Windows XP em seu computador, pressione a tecla “Enter” para confirmar.

3

Aceite o contrato de licença, pressionando F8.

4

Nesta nova tela, o Windows irá pedir para você escolher qual a unidade de disco rígido em que pretende instalar o sistema operativo. Recomendamos a eliminação completa da primeira opção na lista, ou seja, a partição primária, para o conseguir, selecione-a e pressione a tecla 'D'. Em seguida, pressione 'L' para acabar e apagar a partição completamente.

5

A janela deve agora apresentar "espaço não particionado xxxxMB". Usando os cursores, posicione-se nesta extensão e pressione "C" para criar uma partição no disco rígido. A nova tela permite que você ajuste o tamanho da partição, verifique-o e clique em "Enter" para continuar.

6

Novamente, selecione com o cursor a partição 'C:', desta vez aparecerá seguida de uma breve descrição e do seu tamanho em MB, para instalar a sua cópia do Windows XP pressione "Enter".

7

Nesta nova tela, você pode escolher o sistema de arquivos que você prefere para formatar o disco rígido. Recomendamos que selecione a formatação rápida, NTFS, para que a espera não dure muito tempo. Em seguida, pressione "Enter".

8

O equipamento será formatado para, mais tarde, realizar uma copia de arquivos.

9

Depois de copiar os arquivos, o computador vai começar a reiniciar automaticamente.

10

Após reiniciar o computador, ele irá iniciar automaticamente com a instalação do Windows XP.

11

Uma vez completado o assistente de instalação -muito intuitivo: nome, apelidos, e a senha do produto-, aparecerem na nossa tela do ambiente de trabalho do Windows XP, com o menu de início suspenso. Já o pode usar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como formatar um computador, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos
  • Faça uma cópia de segurança de tudo aquilo que pretenda guardar (programas, fotografias, documentos...)
  • Lembre-se que os programas que se utilizam com assiduidade, como por exemplo, o pack Office, normalmente não se podem copiar diretamente, devem voltar a ser instalados com o seu CD original.
  • Escolha o sistema de ficheiro FAT, em vez de NTFS, se antes de formatar o seu computador tinha um vírus ou o disco tinha erros.
  • Se o disco rígido é novo, de certeza que o passo número 4 será omitido pelo equipamento.