Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word


Como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word

Um mapa conceitual é uma ferramenta de trabalho que tem como objectivo organizar e representar um dado conhecimento, ideia ou pesquisa. Este mapa é feito através de um conjunto de conceitos (palavras-chave), relacionados entre si e colocados por uma determinada ordem. Esta conexão entre conceitos é feita utilizando linhas ou flechas, onde podem constar palavras ou frases de ligação, que explica a natureza da relação entre os conceitos. O Microsoft Word é um editor de texto que lhe permite fazer um mapa conceitual, utilizando as formas de desenho. De seguida, mostramos-lhe passo a passo como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word.

Imagem: profvaniamenezes.blogspot.pt

Instruções
  1. Abra o Microsoft Word no seu computador.

  2. Clique no menu "Inserir" na barra de menus superior, clique no sub-menu "Formas" e selecione a forma de círculo. De seguida, vamos desenhar o círculo na folha do word. Para isso, basta clicar com o botão do lado esquerdo do rato e arrastá-lo até ter o círculo do tamanho que desejar. Enquanto arrasta o rato, pressione Shift para manter o círculo com um tamanho proporcional. Lembre-se que poderá ajustar o tamanho do círculo sempre que desejar. Para tal, basta clicar em cima do círculo e arrastar os cantos do mesmo.

  3. De seguida, irá escrever no interior do círculo os conceitos que pretender. Basta clicar com o botão do lado direito em cima do círculo e selecionar "Adicionar texto". Se pretender mudar o tipo de letra ou tamanho da mesma, selecione o texto que digitou e escolha o tipo e o tamanho de letra no menu "Base" da barra superior de menus.

  4. Repita novamente o processo anterior, para obter um novo círculo. Coloque-o junto ao primeiro e digite o conceito. Lembre-se que poderá alterar o tamanho do círculo, consoante a sua importância.

  5. Para conetar os seus conceitos poderá utilizar uma linha ou uma flecha. Para desenhar uma seta ou flecha, vá novamente ao menu "Inserir" e clique no sub-menu "Formas" e selecione o tipo de linha ou flecha que desejar.

  6. Para desenhar a linha ou flecha, clique com o botão do lado esquerdo do rato e arraste até obter o tamanho desejado. Arraste-a e coloque-a no sítio pretendido.

  7. Lembre-se que poderá alterar o tamanho da linha ou flecha, clicando em cima dela e arrastando os pontos que lhe aparecem nas pontas da mesma.

  8. Vá repetindo o processo, adicionando os restantes conceitos, até ter o seu mapa conceitual construído. No final, lembre-se de salvar o seu documento.

  9. Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer um mapa conceitual no Microsoft Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Microsoft Word.
Necessita
  • Um computador com Microsoft Word.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como fazer um mapa conceitual no microsoft word:


17 comentários


12-10-2014 disse:
Nossa me ajudou demais, me salvou na última hora. Explicação fácil de entender...obrigado.
14-10-2014 disse:
Olá Marco, que bom saber que foi útil para você :) Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
22-09-2014 disse:
mt útil...
23-09-2014 disse:
Olá Duda, que bom que foi útil para você :)
25-08-2014 disse:
olá vanessa, preciso fazer um mapa conceitual, por favor me ajude. tenho que colocar dentro do círculo a foto do autor, e fazer um resumo sobre o mesmo, mas só aparecer este resumo quando encostar o mouse na foto; deu para entender?
01-08-2014 disse:
O mapa conceitual obedece, padrões ditados pelas normas técnicas, ou sobra espaço para criatividade na construção do funcionograma?
01-08-2014 disse:
Olá Rui, claro que também tem espaço para criatividade. O mapa conceitual é uma ferramenta de trabalho em que você pode expor uma determinada ideia sua, da forma que achar mais explícita. Obrigada pelo comentário e continue a visitar-nos :)
30-07-2014 disse:
Legal! Muito prática e objetiva a sua explicação!!!
01-08-2014 disse:
Olá Maria, ainda bem que gostou :) Obrigada pelo seu comentário e continue a visitar-nos :)
10-06-2014 disse:
Olá Valquíria, ainda bem que conseguimos ajudar :) Continue a acompanhar-nos :)
08-06-2014 disse:
Muito bom o texto, ajudou bastante!
13-05-2014 disse:
Olá Elenith, muito obrigada pelo comentário :)
10-05-2014 disse:
Parabéns pela maneira sucinta de expor o assunto, muito claro e de fácil entendimento.
25-02-2014 disse:
Cristiane muito obrigada pelo seu comentário :)
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom