Fones de ouvido

Tipos de fones

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 2 novembro 2023
Tipos de fones

Alguns dos tipos de fones mais usados ​​são fones de ouvido auriculares ou earbuds, auriculares clip ear, intra-auriculares, supra-aurais, circumaural e supra-aurais abertos ou fechados. Existe uma grande variedade de fones no mercado eletrônico, então é compreensível que você não saiba por onde começar a procurar caso precise comprar novos. É um problema que muitos consumidores enfrentam, mas não se preocupe porque no umCOMO iremos te ajudar a descobrir os diferentes tipos de fones de ouvido que estão à sua disposição.

Independentemente da sua experiência com o uso de fones, se você gosta de música e costuma ouvi-la através desses acessórios, saberá que existem diversos modelos. Existem diferenças notáveis ​​​​entre eles em termos de qualidade de som, pois dependem dos materiais, das características e da tecnologia que utilizam. Para descobrir quais são os diferentes tipos de fones que você encontra no mercado e suas respectivas características, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como limpar capa de celular transparente

Índice

  1. Earbuds
  2. Fones de ouvido clip ear
  3. Fones de ouvido intra-auriculares
  4. Fones de ouvido supra-aurais
  5. Fones de ouvido circumaural
  6. Fones de ouvido circumaural e fones de ouvido supra-aurais abertos ou fechados
  7. Como escolher fones de ouvido

Earbuds

Os fones de ouvido auriculares ou earbuds continuam a ser um dos mais utilizados porque não são muito desconfortáveis, mas sobretudo pelo seu baixo custo, tamanho reduzido e facilidade de transporte. O problema desses fones clássicos é que eles costumam oferecer uma qualidade de som não muito alta.

Além disso, esses fones não isolam ruídos externos, por isso muitos usuários optam por aumentar o volume para tentar ouvir algo, com os consequentes danos que isso pode causar aos ouvidos. Outro problema que esse tipo de fone costuma apresentar é a tendência excessiva de cair da orelha, tornando um desafio manter os fones presos ao ouvido.

Tipos de fones - Earbuds

Fones de ouvido clip ear

Para ouvir música enquanto pratica esportes, os fones auriculares clip ear são a melhor opção. Este tipo de fone se ajusta perfeitamente ao seu ouvido, portanto é improvável que caiam, não importa o quanto você corra.

No mercado você encontra uma grande variedade de fones clip ear, principalmente intra-auriculares, com diferentes sistemas de fixação para se adaptar ao gosto de cada pessoa. Muitos deles são à prova d'água, o que os torna ideais até para uso na piscina.

Tipos de fones - Fones de ouvido clip ear

Fones de ouvido intra-auriculares

Os fones intra-auriculares são menores que os fones auriculares e, em vez de se adaptarem ao ouvido externo, cabem no canal auditivo. Eles oferecem uma qualidade de som muito superior aos fones de ouvido tradicionais, com uma ampla gama de opções devido ao aumento de sua popularidade nos últimos anos.

Para muitos usuários, os fones auriculares são os melhores para ouvir música enquanto fazemos uma caminhada na rua ou viajamos em transporte público. Por outro lado, não é a melhor opção se pretende praticar esporte na rua, principalmente para andar de bicicleta, pois esses fones tendem a isolar o ruído ambiente.

Porém, depende dos materiais de fabricação: podem ser de alumínio, diversos tipos de plástico ou policarbonato.

Tipos de fones - Fones de ouvido intra-auriculares

Fones de ouvido supra-aurais

Esses fones geralmente cobrem o ouvido, mas nunca o contornam. Portanto, eles geralmente isolam um pouco pior do ruído externo e geram uma pressão mais direta nos ouvidos. Consequentemente, eles são mais desconfortáveis ​​que os fones de ouvido circumaurais.

Os fones supra-aurais, conhecidos em inglês como fones on ear, tornaram-se populares na década de 1980. Hoje em dia, parecem estar desfrutando de uma segunda juventude por dois motivos: sua boa relação custo-benefício e sua portabilidade.

Comparados aos fones circumaurais, eles costumam deixar um pouco mais de som e oferecer graves menos potentes, mas tudo varia dependendo de cada fone. A principal vantagem dos fones supra-aurais é seu tamanho reduzido, com vários modelos dobráveis, ideais para ouvir música na rua.

Tipos de fones - Fones de ouvido supra-aurais

Fones de ouvido circumaural

Conhecidos como over ear em inglês, os fones circumaurais são fones de ouvido com faixa para a cabeça que cobrem e circundam completamente a orelha, proporcionando uma primeira barreira física e passiva de isolamento do ruído externo.

Esses fones ficam na cabeça e, apesar de serem um problema para algumas pessoas, geralmente são mais confortáveis ​​de usar do que os fones supra-aurais, inclusive por longos períodos de tempo. Para cobrir a orelha de maneira eficaz, os fones circumaurais possuem almofadas circulares ou elipsoidais.

Os fones circumaurais diferem de outros fones por terem uma reprodução de frequência bastante precisa e linear, um fator que a maioria dos usuários tende a gostar.

Tipos de fones - Fones de ouvido circumaural

Fones de ouvido circumaural e fones de ouvido supra-aurais abertos ou fechados

Os fones circumaurais e supra-aurais podem ser abertos ou fechados, característica muitas vezes ignorada e que faz uma grande diferença na hora de ouvir música. Portanto, é um aspecto ao qual você também deve prestar atenção.

Os fones fechados têm duas funções: isolam o ruído ambiente externo e evitam que o som escape. São fones ideais para não incomodar ou ser incomodado, embora alguns modelos sejam mais eficazes que outros. Por outro lado, os fones abertos não são capazes de isolar o ruído ambiental e deixam escapar boa parte do som gerado.

Como escolher fones de ouvido

Depois de descobrir os diferentes tipos de fones existentes e as respetivas características, no umCOMO te damos os seguintes conselhos para escolher os mais adequados de acordo com as suas necessidades:

  • Para ouvir música enquanto trabalha sem se isolar dos colegas, a melhor opção são fones de ouvido abertos com volume moderado.
  • Se o que você quer é ouvir música enquanto pratica esportes, procure fones de ouvido clip ear. Você também pode experimentar fones de ouvido sem fio que oferecem suporte ideal.
  • Para ouvir música no smartphone, compare diferentes modelos de fones de ouvido intra-auriculares ou fechados, sejam eles supra-auriculares ou circumaurais.
  • Para ouvir música em casa ou para jogar videogame, ou seja, em ambientes silenciosos, no umCOMO recomendamos experimentar fones de ouvido abertos, principalmente os fones circumaurais ou, na sua falta, fones de ouvido supra-aurais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de fones, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Tipos de fones