Otros Marcas e Modelos de computadores

Tipos de computador

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 9 fevereiro 2024
Tipos de computador

Os tipos de computadores são supercomputadores, mainframes, computadores pessoais, laptops, computadores desktop, netbooks, estações de trabalho, tablets, smartphones e computadores vestíveis. Conhecer cada uma das variedades e suas respectivas funções é fundamental para escolher a mais adequada na hora de comprar. Dessa forma, você saberá que atende às suas necessidades e o investimento terá grandes chances de sucesso. Por se tratar de uma compra importante em termos financeiros e de funcionalidades, não economize tempo e conheça todos os computadores do mercado.

Dependendo da capacidade de tratamento de dados do computador e do seu tamanho, diferentes classificações podem ser feitas sobre computadores. Provavelmente você possui um deles, como um computador desktop ou um laptop, mas os avanços tecnológicos dos últimos anos permitiram o desenvolvimento de outros que merecem ser conhecidos por seu grande potencial operacional. Para descobrir os tipos de computador e suas respectivas características, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como abrir o Terminal em computadores Mac

Índice

  1. Supercomputadores
  2. Mainframes
  3. Computadores pessoais
  4. Notebooks
  5. Desktop
  6. Netbooks
  7. Estações de trabalho
  8. Tablets
  9. Smartphones
  10. Computadores vestíveis
Ver mais >>

Supercomputadores

Esses são os tipos de computadores mais poderosos que existem hoje. Supercomputadores são computadores conectados entre si para aumentar exponencialmente sua capacidade. Eles podem processar enormes quantidades de informações e resolver as operações mais complexas. O supercomputador mais poderoso do planeta chama-se Tianhe-2, localizado na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China.

Tipos de computador - Supercomputadores

Mainframes

Os mainframes, também conhecidos como computadores centrais, têm capacidade de processar milhões de aplicações ao mesmo tempo, pois utilizam vários sistemas operacionais simultaneamente. Esses sistemas geralmente são grandes.

Em geral, os mainframes são utilizados por grandes corporações ou entidades públicas governamentais, que os mantêm em salas refrigeradas para evitar seu superaquecimento.

Tipos de computador - Mainframes

Computadores pessoais

A origem dos computadores pessoais está em equipamentos projetados desde 1970, conhecidos na época como microcomputadores. Possuem microprocessador e são criados para que o usuário possa realizar tarefas básicas do computador, seja para trabalho ou entretenimento.

Ao longo dos anos, componentes-chave como CPU (unidades centrais de processamento) e RAM (memória de acesso aleatório) evoluíram, permitindo que o desempenho dos computadores pessoais seja mais rápido e eficiente.

Tipos de computador - Computadores pessoais

Notebooks

Há alguns anos, os laptops vêm substituindo progressivamente os computadores pessoais devido à sua conveniência: possuem tela, teclado, processador, touchpad, memórias, discos rígidos e bateria no mesmo dispositivo, podendo ser movidos e utilizados sem estarem conectados.

Os portáteis também são conhecidos como laptops pelas palavras em inglês lap (colo) e top (acima) ou notebooks, por serem semelhantes a um caderno. O primeiro laptop foi o Epson HX-20, criado em 1981, embora o Osborne 1 tenha sido o primeiro com sucesso comercial. Atualmente, eles são um dos tipos de computadores mais vendidos.

Tipos de computador - Notebooks

Desktop

São equipamentos de informática compostos por CPU, monitor, teclado e mouse. Normalmente, são adicionados alto-falantes, microfone e webcam. No entanto, alguns modelos de computadores desktop vêm com tudo integrado, como é o caso dos iMacs.

Existem diferentes tipos de computadores desktop. Dependendo dos seus componentes, existem modelos para design gráfico e outros que são úteis para edição de vídeo.

Tipos de computador - Desktop

Netbooks

Esses computadores são os mais básicos em nível tecnológico. São laptops menores (têm em média 10 polegadas), com menor capacidade e potência. Eles são projetados para executar processos simples, como tarefas básicas de produtividade ou navegação na web. Por todas estas razões, pode-se dizer que os netbooks são os tipos de computadores mais baratos.

Tipos de computador - Netbooks

Estações de trabalho

Esse tipo de computador é usado para aplicativos de engenharia (CAD/CAM), desenvolvimento de software, editoração eletrônica e outros tipos de aplicativos que exigem uma quantidade moderada de poder de computação e recursos gráficos de alta qualidade.

As estações de trabalho normalmente apresentam um display gráfico grande e de alta resolução, suporte de rede integrado, uma grande quantidade de RAM e uma interface gráfica de usuário. Elas também possuem um dispositivo de armazenamento em massa, como uma unidade de disco, embora alguns venham sem.

Tipos de computador - Estações de trabalho

Tablets

Tablets são computadores portáteis usados ​​para realizar tarefas básicas de produtividade e entretenimento. Uma de suas principais características é possuir tela sensível ao toque e não necessita de mouse e teclado. Normalmente, o tamanho da tela varia de 7 a 12 polegadas. O iPad é o tablet mais famoso.

Ao longo dos anos, diferentes tipos de tablets foram desenvolvidos dependendo da sua utilização. Por exemplo, um tablet digitalizador de desenho é interessante para ilustradores. Se você gosta de ler, um tablet para leitura será mais útil para você.

Tipos de computador - Tablets

Smartphones

Os smartphones podem ser classificados como computadores disfarçados de telefones. Em menos de 6 polegadas, eles incorporam processador, bateria, sensores como GPS e tela sensível ao toque. Eles são capazes de se conectar à Internet e realizar muitas tarefas que antes só podiam ser feitas em outros tipos de computadores, como navegar na Internet e verificar e-mails.

Tipos de computador - Smartphones

Computadores vestíveis

Os computadores vestíveis, também conhecidos como dispositivos wearables, estão na moda atualmente. São minicomputadores de uso pessoal que são incorporados em relógios, pulseiras, óculos e outros acessórios. A principal função desses dispositivos é complementar as tarefas de outros equipamentos, principalmente smartphones.

Agora que você conhece os tipos de computador que existem, não perca estes artigos sobre Os melhores antivírus e Como limpar a tela da TV.

Tipos de computador - Computadores vestíveis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de computador, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Tipos de computador